[GRUPOS] Campeonato Português de Grupos - 2018

• As inscrições se encerram hoje!!

• Bora bora hj acabam as inscriçoes

• Estou torcendo juntamente com os demais grupos pela abertura das vagas. 😀

• Real titãs➡️ inscrito

• alt text

Aviso

FORMATO DO TORNEIO

O Torneio será composto em 2 fases (1ª Fase de Grupos, com 4 chaves com 4 grupos em cada. A Segunda Fase será Mata-a-Mata e irá se iniciar nas Quartas de Final).

A distribuição dos grupos será feita por meio de sorteio, com a presença de 4 potes definidos por sorteio também.

Caso tenhamos mais de 16 grupos inscritos, limitaremos em 24 grupos, faremos uma Fase de Qualificação em que o vencedor avança para a 1ª Fase do Torneio (Os escolhidos para a Fase de Qualificação serão definidos por critério de antiguidade, em que os grupos mais antigos e cabeças de chave teriam preferência para entrar direto na Fase de Grupos de acordo com a sua Data de Criação).

Ao final da Fase de Grupos, classificam-se os 2 melhores de cada chave (Como critério de desempate, este ano será definido por confronto direto, para ficar mais justo para todos. Em caso de empate nesse critério, será definido o classificado por Saldo de Pontos).

O chaveamento da segunda fase será definido de forma simples, com os primeiros colocados de uma chave enfrentando os segundos colocados da outra chave (Grupo A vs Grupo B e Grupo C vs Grupo D).

Nas eliminatórias o que chegar mais longe será consagrado o campeão da CPG 2017.

Esse ano, torna-se obrigatória a disputa pelo 3º Lugar, para podermos formar os 4 cabeças de chave da próxima edição e também, para manter a tradição do torneio.

Serão 16 grupos nos playoffs disputando 8 vagas na fase de grupos! Para evitar grandes confrontos tão cedo, o critério utilizado para as batalhas dos playoffs será grupos mais antigos vs grupos mais recentes!

Logo mais serão postadas as batalhas dos playoffs e também o chaveamento dos grupos para a 1° fase.

~ Atenciosamente, CTO!

• Ideia genial, inicialmente colocam uma idéia, às vésperas resolvem mudar o formato, e ainda inclui varios grupos para jogar uma playoff que inicialmente fica claro que não jogaria. Mas é realmente muito simples pra alguns fazerem essa mudança, afinal, para os grupos da organização nada mudara, não é mesmo?!

Playoff pra 50% das Vagas (???) Sempre grandes e geniais inovações.

• @banished

Boa noite para ti também!

Primeiramente, a organização não tem grupos! Prosseguindo, esse formato promove a inclusão na participação de alguns grupos e a questão não é se vão ou não fazerem uma boa batalha, até porque se partirmos do pressuposto dado por você eu posso inferir que tanto faz para os grupos grandes , já que você tem a certeza que eles vão ganhar né?. Enfim, se ganharem, bom para eles!

Por fim, te convido a continuar com as críticas pouco pensadas e costrutivas aqui no fórum, será um prazer quem sabe ter que anunciar o surgimento de mais uma vaga!

Abraços!

• @angel-sanctis

Você está precisando interpretar melhor, sem duvidas. O que eu quis dizer com “ não precisaria jogar playoff” não quer dizer que eles não ganhariam ou não, mas sim por saberem que inicialmente foi estipulado algo e tinha uma Regra X. Se visto as datas dos grupos, todos saberiam Se jogaria ou não a possível Playoff. Isso é, se fosse seguido o que inicialmente foi falado, não alterado em cima da data.
    Para quem muda assim sem consultar aos outros, é esperado essa atitude bem clichê de quem não pode argumentar. Agir como uma criança mimada “o brinquedo é meu, não deixo vc brincar”. Nem precisou eu falar muito pra apelarem pra isso, mas não é algo que me espante. 😆

Todos grupos passam por períodos de aprendizado, de aprender as coisas, aguardar o momento, não seriam os primeiros grupos que não jogaram por ser novato e boa parte dos mais antigos já passaram por isso não mudou em nada no seu crescimento. Apenas esperaram entrarem nos critérios e assim participar.

Se foi estipulado algo, sempre é esperado que seja seguido. Quando não é algo certo, sempre se deixa em aberto, n crava algo e muda as vésperas.

N vivi nos anos 60, para em 2018 viver uma Webditadura :rofl:
    De uma gestão autoritária e que não pode sofrer uma crítica que ameaça tirar da competição, que é a mais tradicional da comunidade, é realmente lamentável.

• @banished

Não tente mudar a sua ´´opinião`` dada no comentário anterior , até um analfabeto funcional perceberia o que você realmente quis falar , que por sinal é bem diferente do que você tentou explicar em seguida! E tratando do seu 2° post , qualquer grupo que se inscreva vem com a esperança de participar, então o aumento de vagas não é algo que vá interferir nos planos do grupo.

Não deveria , mas vale salientar que recebemos varias sugestões referentes a essa mudança, sendo assim não é uma ideia criada e elaborada por uma cabeça apenas e pensando em seus próprios interesses.

Por fim, sinta-se a vontade em dar nomes a forma que tratamos das coisas, quem sabe até gostemos e usemos como slogan. Mas, uma vez que, quem quer seja venha expor um comentário criticando ironicamente e insinuando manobras dentro de uma organização, dever ser alertado firmemente sobre suas consequências. 😉

Se sentiu-se ameaçado , peço desculpas rsrs 😏 kkk

PS: Gostei do neologismo!

Nada mais a dizer, abraços!

• Boa noite, pessoal.

Como membro da CTO venho aqui tentar explicar da melhor forma possível o porquê de decidirmos organizar a competição desta forma.

Quando abrimos o período de inscrições definimos um determinado limite de vagas para participar na competição (que já veio de edições passadas, em que não foi excedido). Felizmente, (sinal que há mais grupos na comunidade prontos para provar o seu valor em grandes competições) esse número limite de grupos foi excedido, o que, naturalmente, levou a CTO a decidir o que seria melhor para a competição:

1. Manter o limite de inscritos, ignorando o desejo dos grupos mais novos se mostrarem nas competições;
    2. Flexibilizar o número de play-offs, dando uma oportunidade aos grupos mais novos de entrar nas competições.

A nossa escolha acabou por recair na opção 2). Nós medimos bem os prós e os contras desta opção, o que nos levou a criar a seguinte regra: "Para evitar grandes confrontos tão cedo, o critério utilizado para as batalhas dos playoffs será grupos mais antigos vs grupos mais recentes!". Desta forma, não só estamos a dar oportunidade aos grupos mais novos da comunidade de entrar nas competições, como também não saem prejudicados os grupos mais experientes, que terão, em teoria, um adversário mais acessível de enfrentar - sendo que, como grupos mais experientes que são, terão que provar que estão mais rotinados a jogar este tipo de competição e vencer o play-off.

Acima de tudo estou a tentar frisar que nós tomamos as decisões a pensar em toda a comunidade e não só numa pequena parte da mesma. Não queremos fazer disto uma ditadura, e, por isso mesmo tentámos pensar em todos. Se tivéssemos tomado a decisão de optar pela opção 1) provavelmente teríamos os grupos mais novos a reclamar por não terem tido a oportunidade de se mostrar. É normal, haveria sempre discórdia numa decisão como esta. Por essa razão peço ao pessoal dos grupos mais experientes um pouco mais de compreensão com os grupos e treinadores mais novos, afinal todos nós passamos por essa fase na nossa carreira de treinadores e, nessa mesma fase gostaríamos de ser respeitados de igual forma como quando passamos a ser treinadores mais experientes. Afinal, a melhor forma de crescer no jogo é enfrentando os melhores!

Cumprimentos a todos, e que esta seja uma grande competição! 🙂

• @angel-sanctis
    Então, até um analfabeto funcional entenderia e você não entendeu... cuidado isso pode ser sério. Estão levando pro lado vitimista até no Osm, Jesus hahahahaha. 😨

@manager00092
    Obrigado por mostrar algo de forma mais detalhada e sem precisar ficar de mimimi ou ameaças, hahahaha. Apesar que eu n concorde, entendo. E aconselharia posteriormente não estipularem limites, se será algo maleável e não definitivo. Antes nunca chegou ao limite, mas sempre há a possibilidade. Por isso, acho que se não for algo definitivo, seria o ideal colocar isso na hora da inscrição, não mudar as vésperas. Tudo isso poderia ter sido evitado, caso vocês inicialmente tivessem falando que não haveria limites(me desculpe, mas como disse um pouco antes, mesmo q antes nunca tenha atingido o limite, se está aberto, sempre há possibilidade e vocês deveriam ter ciência disso) ou simplesmente seguissem o que foi previamente dito.
    Conferi os grupos e o New Age por exemplo, ficaria algo próximo dos 10 grupos mais antigos e com isso não jogaríamos a pré, sem chances, Com isso, foi dito há alguns membros que poderiam usar o slot e agora fomos pego de surpresa e não tem como falar que não fomos prejudicados. Precipitados? talvez. Mas estávamos à espera que seria seguido o que foi proposto. Mas ... paciência...
    Um abraço e novamente obrigado pelo esclarecimento .

• Então vocês vão "beneficiar" os grupos antigos?

• @zinedine-lizandro7 na realidade é isso mesmo que acontece na minha opinião todos grupos devia ia sorteio para o play off mas pronto como custuma dizer o popre e sempre mais prejudicado kkkkk

• Antes de mais, um bom dia todos.
    Como qualquer grande competição, tem que haver alguma polémica... é sinal que o pessoal se importa! 👍
    Estive a ver os pontos de vista apresentados pelo @Banished e ele não deixa de ter a sua razão pois realmente se houveram pontos alterados à ultima da hora é normal que alguém saia lesado.
    Quando ao @Angel-Sanctis , sendo um membro do CTO, acho que deveria assumir uma posição mais neutra e estar mais receptivo à criticas que forem surgindo... Fazer intervenções 5 ⭐ como fez o @manager00092 ! A falar é que a gente se entende.

Enquanto responsável pelos EderResolve não vou implicar com o que quer que seja pois é a nossa primeira participação numa competição e somos um grupo muito recente. Como tal, viemos numa de participar e ver no que dá sabendo bem que temos limitações e não nos podemos comparar a grupos que são verdadeiras lendas. Por isso, o que estipularem, por nós está bem!

Mas, para edições futuras sugeria o seguinte:
    1⃣ Porque limitar a competição? Deixem a competição crescer. Vamos fazer desta competição uma competição ainda mais grandiosa.
    2⃣ Se não querem que hajam grandes jogos logo na abertura da competição, guardem os grupos mais fortes para fases seguintes. Ao colocarem as grandes nos play-offs e ainda por cima a estipularem a regra de "pequeno vs grande" estão a condenar as equipas pequenas que já por si só já tem a vida difícil.
    Pensem nisso!!

Desejo a todos uma boa competição! 💪

• Antes de mais, obrigado pela explicação calma e detalhada @manager00092! Se fossem todos como tu esta comunidade seria bem melhor. O que o @Banished contestou foi apenas e só a alteração das regras em cima do joelho, não o facto de ter que jogar ou não. Se isso estivesse estipulado anteriormente, ninguém teria nada a dizer, mas com o que foi primeiramente publicado nós planeamos as competições de uma certa forma e agora em cima da hora temos que alterar os planos porque vamos jogar um playoff que não íamos anteriormente. Isso mostra desorganização da vossa parte. A organização ao estabelecer regras tem que as fazer cumprir. Já viram alguma federação de algum desporto (nem precisa de ser futebol) alterar regras a 1 semana do início da competição? Não, porque não faz sentido. Isto não é uma crítica à inclusão de novos grupos (até porque eu mesmo não sou tão experiente quanto isso), sou muito a favor disso. O CPG é a maior e mais antiga competição de grupos da comunidade, é o objetivo da temporada de praticamente todos eles e é sempre bonito ver a comunidade e as suas competições crescerem.

Na minha opinião, o número de 16 grupos a jogar um playoff também é demasiado grande. A competição tendo 24 grupos no total, significa que colocam 2/3 a jogar playoff, o que me parece excessivo além de completamente aleatório (porquê 16? porque não 12? ou 8? ou 20 com repescagens? entendem o aleatório?). Mas isto é a minha opinião, vale o que vale.

Não levem para o lado pessoal, é apenas uma crítica com o intuito de ser construtiva. Espero que este CPG seja um grande sucesso, ao nível da grande competição que é. Boa sorte e ficamos à espera do sorteio!

• @márcio-girilim-santos nesse teu ponto de vista deixar os grupos grandes para próxima fase acho injusto por na minha opinião aver um play off seria por sorteio .
    Pode sortear dois grandes um contra o outro ai fala sorte mas sim só minha opinião .
    Bons jogos

• @cristianomoreira eu só arranjei uma possível solução para o facto de não quererem um duelo de grupos grandes logo na abertura da competição. Não digo que sou contra ou a favor. O sorteio é sempre a solução mais justa. Disso não há duvidas. 😉

Locked