Moderação
-
@jfpd-ubi @ruipsc5 Mas porque é que tem de ser num tópico de um grupo?
Qual é o tema do tópico?
É suporte? É OSM? É geral?Então porque não criar um tópico na secção "OSM: O jogo" com um título que seja claro e sugestivo para incentivar a participação?
Sugiro também que trabalhem a apresentação (como o spoiler não funciona muito bem, usem a dupla citação - no inicio de cada linha coloquem dois sinais de '>' ) dos posts de forma a que seja possível ler o texto seguido e depois abrir as citações para ver as imagens.
Irão ver que quando os tópicos são algo de útil para a comunidade, jogo e que fomentem alguma discussão salutar, não precisarão de autorização para abrir esses tópicos. Autorização é necessária quando se pretende criar tópicos sobre jogos de fóruns, competições que só servem para encher espaço, etc, etc....
-
Outra coisa que fiz em tempos com a ajuda de muitos treinadores e grupos foi um ranking português de grupos pois só existe um ranking mundial e não existe um ranking nacional (era possível @SpecialOne ?).
Algo já muito discutido, mas que para já está na gaveta... nada é impossível, o nível de prioridade é que varia, acelerando ou não a sua implementação.
Com isto consegues ver que o teu grupo The Force desde 29 de Setembro de 2020 até 29 de Abril de 2021, em 7 meses, amealhou 574 pontos (19675 - 19101) em batalhas e o meu por exemplo amealhou 6608 pontos (23544 - 16936) em batalhas! Se me permites a picardia saudável, não gostam de batalhas?
Se olhares para a data de criação do grupo, para a data em que os membros se inscreveram no OSM.... verás que a maioria de nós já não temos a disponibilidade necessária para as batalhas.
Poucos sabem, mas há uns anos fui 'obrigado' a matar um 'filho'... batalhas de fórum como vocês lhes chamam. Por gostar tanto, deixei-as semi-mortas e alguns aproveitaram essa minha fraqueza e foram contra as instruções e aproveitaram a passividade para as fazer crescer novamente e abusar. Até que o caldo entornou e aí foram tomadas medidas mais drásticas.
Quando digo 'filho', refiro-me ao facto de que as batalhas de fórum foram criadas por mim e mais 3 ou 4 colegas da Force há muitos anos atrás. Com o evoluir do tempo os princípios básicos foram-se alterando e destruído todo o objetivo inicial e com o aumento da competitividade e o ganhar a todo o custo tentaram-se criar várias regras para evitar as quebras das regras do OSM, mas já não havia solução... estava tudo destruído! -
Portanto, @SpecialOne , vamos todos trabalhar em conjunto! Acredito genuinamente que o OSM ganhará muito com a abertura dos tópicos, desde que sejam respeitadas regras básicas que sejam definidas à partida por vocês e em que a inatividade do mesmo poderá ser um critério.
Agora, simplesmente inibir a criação de tópicos? Creio que o caminho poderá ser diferente!Volto a repetir (parece que vocês gostam de bater sempre na mesma tecla, culpar a moderação em vez de perceber o que foi feito de errado e corrigir)
Como bem dizes, é necessário respeitar as regras que já existem e que por não terem sido respeitadas levaram ao fecho do tópico (falando especificamente do caso que deu origem a esta sessão de esclarecimento/debate de ideias).
Depois disso o elemento que viu o seu tópico ser apagado (não em definitivo, podendo ser restaurado a qualquer altura que por si só devia ter sido um indicador positivo), foi fazer um post no sítio correto, com comentários de muito mau tom:
Quebra-se as regras e culpa-se os outros pelo nosso erro!
Mais uma vez quem está mal é a moderação. É-lhe dito que tem de fazer o pedido no local correto, não o faz e culpa a moderação por não lhe responder, quando para todos os efeitos nada há a responder! E tenta subverter a opinião da comunidade ao 'chamá-los' a todos para verem como ele é bom ao querer fazer algo pela comunidade e a moderação os maus da fita por lhe dizerem que existem regras e que devem ser cumpridas!Como se não bastasse, procurou onde mais poderia denegrir a equipa de moderação... encontrou este tópico e foi o que se viu (já comentei anteriormente e não me vou repetir)
Resumindo: A colaboração entre comunidade é possível e desejável, mas para isso é necessário primeiro que tudo que se entenda o básico: A equipa de moderação é responsável pelos fóruns e para haver ordem são necessárias regras. Respeitem a equipa e as regras e garanto que se encontram soluções para tudo quando se trabalhar em conjunto!
-
@specialone said in Moderação:
@jfpd-ubi @ruipsc5 Mas porque é que tem de ser num tópico de um grupo?
Se bem percebo, discordas dos tópicos de grupo do país vizinho?
Claro que era difícil todos serem como a Nations Cup ()
Acho que uma vantagem poderia ser a afluência de treinadores ao Fórum, em vez de irem maioritariamente para o Instagram ou Youtube alguns podiam vir para aqui. Sou muito sincero, só conheci o Fórum meses depois de estar a jogar, não sonhava sequer com ele nem com Regional, Nacional, Mundial, etc. Jogava a 100% pela App mas depois mudei isso! Acho que a existência do Fórum não é intuititiva para quem joga pela App e alguns treinadores só conhecem o Fórum porque as lideranças dos grupos em que entram falam nele, esse também é um problema a meu ver.Sugiro também que trabalhem a apresentação (como o spoiler não funciona muito bem, usem a dupla citação - no inicio de cada linha coloquem dois sinais de '>' ) dos posts de forma a que seja possível ler o texto seguido e depois abrir as citações para ver as imagens.
Tens razão! My Bad!
-
Não sou muito fã... mas lá está depende das comunidades. Não funciona em todas.
Se eu vou a um fórum e vejo um tópico a dizer 'The Force' ou um tópico a dizer 'Que pensas dos árbitros no OSM?', abro muito mais facilmente o do s árbitros, a não ser que seja um membro do grupo The Force.
Já tivemos fóruns de grupo, mas 99% estavam vazios, dos restantes 1% mais de 50% tinham 1 post por mês..... acabou por ser tudo removido!
-
Outra coisa que fiz em tempos com a ajuda de muitos treinadores e grupos foi um ranking português de grupos pois só existe um ranking mundial e não existe um ranking nacional (era possível @SpecialOne ?).
Algo já muito discutido, mas que para já está na gaveta... nada é impossível, o nível de prioridade é que varia, acelerando ou não a sua implementação.
Obrigado pelo esclarecimento! Entendo que não seja uma prioridade.
Imagina que um grupo de pessoas tomava a inciativa de fazer un ranking nacional, era possível o Staff fornecer a lista de grupos portugueses por exemplo?
Eu até o ranking histórico vi e cliquei em muitos grupos, depois o cansaço apareceu e a certa altura comecei a não clicar em nomes que não me pareciam portugueses pois aquilo é extenso e admito que ficou um ranking incompleto pois encontrei mais de 100 e tal grupos mas apenas cerca de 70 ativos em batalhas. Sei também que o @dj-l3o-ferrari tem um ranking de grupos brasileiros.Com isto consegues ver que o teu grupo The Force desde 29 de Setembro de 2020 até 29 de Abril de 2021, em 7 meses, amealhou 574 pontos (19675 - 19101) em batalhas e o meu por exemplo amealhou 6608 pontos (23544 - 16936) em batalhas! Se me permites a picardia saudável, não gostam de batalhas?
Se olhares para a data de criação do grupo, para a data em que os membros se inscreveram no OSM.... verás que a maioria de nós já não temos a disponibilidade necessária para as batalhas.
Acredito! Foi apenas uma picardia saudável ou tenho a tua médica à perna! Eheheh
Poucos sabem, mas há uns anos fui 'obrigado' a matar um 'filho'... batalhas de fórum como vocês lhes chamam. Por gostar tanto, deixei-as semi-mortas e alguns aproveitaram essa minha fraqueza e foram contra as instruções e aproveitaram a passividade para as fazer crescer novamente e abusar. Até que o caldo entornou e aí foram tomadas medidas mais drásticas.
Quando digo 'filho', refiro-me ao facto de que as batalhas de fórum foram criadas por mim e mais 3 ou 4 colegas da Force há muitos anos atrás. Com o evoluir do tempo os princípios básicos foram-se alterando e destruído todo o objetivo inicial e com o aumento da competitividade e o ganhar a todo o custo tentaram-se criar várias regras para evitar as quebras das regras do OSM, mas já não havia solução... estava tudo destruído!Boa partilha! Tenho certeza que muitos treinadores vão gostar de ler esta parte, ppara alguns novidade para outros não mas todos certamente com algo a dizer!
NOTA 2: "Repito" o que disse na Nota 1! Conseguimos ter um ambiente saudável e tranquilo!
-
Não sou muito fã... mas lá está depende das comunidades. Não funciona em todas.
Se eu vou a um fórum e vejo um tópico a dizer 'The Force' ou um tópico a dizer 'Que pensas dos árbitros no OSM?', abro muito mais facilmente o do s árbitros, a não ser que seja um membro do grupo The Force.
Já tivemos fóruns de grupo, mas 99% estavam vazios, dos restantes 1% mais de 50% tinham 1 post por mês..... acabou por ser tudo removido!
Entendo o que dizes e tens mais anos e experiência disto do que eu!
No caso do meu grupo 1 post por mês não ías ter, assuntos novos todas as semanas! Diariamente alguma coisa iria aparecer!
O OSM é o único jogo que tenho instalado, os outros que instalo é quando vocês decidem os FDS de 2x e 3x e lá vou a IronSource ver se tem um joguito rápido para o FDS enquanto se bebe umas jolas! -
Ainda perdem tempo com isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tudo é culpa nossa e que estamos errados
Bom vamos lá no fórum da SEVO que está cheio de competições e é liberado para vocês criarem tópicosEditado por SpecialOne: Não são permitidos links para jogos ou comunidades concorrentes com o OSM.
-
Boas,
Por acaso, senti nostalgia com o que disse o Albino ( @SpecialOne ) sobre os fóruns de grupos. Ainda sou desse tempo de existirem fóruns para os grupos, até existia lá um espaço público, por assim dizer, onde "os visitantes" tinham a possibilidade de comentar. Era engraçado e lembro-me que haviam muitas picardias, dessas saudáveis.
A internet é um meio muito dinâmico e começaram a surgir plataformas e redes sociais, e a nível interno, as pessoas acabavam por utilizar esses "novos" meios como o facebook, whatsapp, etc... por isso, considero que a alternativa que se encontrou faz jus ao que os treinadores sempre procuraram para se organizarem internamente. Um grupo não são grupos e indo ao encontro do que o Albino disse, feliz ou infelizmente, é um facto que os fóruns de grupos perderam o interesse.
Respondendo a questão do @jfpd-ubi sobre os tópicos de grupos aqui no fórum ... Eu reconheço que custa deixar para trás algumas funcionalidades, que outrora foram populares, mas é também necessário reconhecer que se as mesmas já não têm tanto interesse (pode ter para mim mas não para os outros), não faz sentido insistir. Se percebi bem a tua ideia, se criassem 50 tópicos de grupos, ter apenas 4 ou 5 ativos, para além de sobrecarregar os fóruns, seria um bocado "mau", por assim dizer. Pode correr bem no inicio, mas pela experiência que tenho nos fóruns do OSM, muitos deles acabariam por "morrer" ao fim de algum tempo.**Como já vi que gostam de citar autores, em jeito de conclusão, deixo-vos o Zygmunt Bauman, um dos mais importantes sociólogos contemporâneos. E mais ou menos, simplificando, ele dizia que vivemos numa sociedade caraterizada pela modernidade liquida, em que a fluidez "das coisas" é uma das principais caraterísticas. Vivemos numa sociedade a alta velocidade, em constante mudança. **
PS: Desculpem o desabafo, embora não tenha muito a ver com o tema do tópico, achei pertinente deixar aqui um "breve" comentário
Abraços
-
Sobre o CR assim tendo em conta o que aconteceu no CN em que o @Moltensky estava todos os dias a fazer uma rubrica sobre os jogos de certa forma muito o interessante pensei que a abertura do CR séria mais facilitada, porém a melhor forma no hoje, de abrir o tópico acredito eu será demonstrar a capacidade que tem o CR, no tópico de Eventos Não Oficiais, o único mal será que em vez de aparecerem muitos jogadores sem grupo/novatos será um número bem menor do que seria normalmente com o tópico, mas é a forma mais pacífica de resolver a situação e o CR voltar a ganhar o seu espaço no fórum PT que o teve desde que este fórum foi criado.
-
@moumiguel7070 said in Moderação:
Boas,
Por acaso, senti nostalgia com o que disse o Albino ( @SpecialOne ) sobre os fóruns de grupos.
Respondendo a questão do @jfpd-ubi sobre os tópicos de grupos aqui no fórum ... Eu reconheço que custa deixar para trás algumas funcionalidades, que outrora foram populares, mas é também necessário reconhecer que se as mesmas já não têm tanto interesse (pode ter para mim mas não para os outros), não faz sentido insistir.Falou-se de muita coisa aqui, os fóruns de grupo foi só mais uma. Tem prós, tem contras, o @SpecialOne falou, todos falamos e é possível retirar algumas coisas daqui. Eu não tenho a experiência de fórum que a maioria teve e sinceramente a minha prioridade é que o Regional tenha um bom tópico e corra bem.
Quanto ao ranking nacional ser feito por um grupo de treinadores da Comunidade já que não e prioridade para o OSM, era possível o Staff fornecer os grupos portugueses existentes? @SpecialOne De outra forma é difícil encontrar todos. Ou podemos avançar com um tópico com o ranking mesmo que incompleto? Não seria só um tópico de ranking, simplesmente chegar lá e colocar de longe a longe a classificação, podíamos ter também um acompanhar e comentar de batalhas entre grupos desse mesmo ranking, tentar estimular a conversa entre adversários, poderia não começar a todo o gás mas creio que te podemos apresentar um plano de tópico sobre isto.
-
@jfpd-ubi Diz-me que informação base precisas para esse ranking e eu vejo o que posso fazer!
Quase toda a informação que encontras no OSM está ao meu alcance, podes usar os rankings que de vez em quando posto no fórum de grupos para tirares ideias.
Quanta tópicos e atividade nos fóruns, acho que só depende de vocês. Apesar de tudo o que se falou aqui, acabei de dar uma vista de olhos pelas diferentes categorias e nada... nem posts em tópicos existentes, nem novos tópicos. No entanto continua-se a culpar a moderação pelo estado de coisas!
Volto a lembrar que se pretendem um fórum para inscrições em torneios ou quadro de resultados, isso não irá acontecer....
@JFPD-UBI Dizes que se tivesses um fórum de grupo não faltariam temas de conversa e atividade.... então faço-te um desafio, e se em vez de teres um fórum de grupo com uma salgalhada e mixórdia de temáticas no mesmo tópico, porque não começas por criar um tópico por cada um dos temas que achas dariam 'pano para mangas'?
-
@jfpd-ubi Diz-me que informação base precisas para esse ranking e eu vejo o que posso fazer!
Este fim-de-semana entro em contacto!
Se demorar não estranhes, vim até a aldeia e a médica ainda não me proíbe o salpicão e o presunto! eheheh@JFPD-UBI Dizes que se tivesses um fórum de grupo não faltariam temas de conversa e atividade.... então faço-te um desafio, e se em vez de teres um fórum de grupo com uma salgalhada e mixórdia de temáticas no mesmo tópico, porque não começas por criar um tópico por cada um dos temas que achas dariam 'pano para mangas'?
Desafio aceite!
Compreendo o que pensas e o histórico existente dos tópicos de grupo. Vou tentar trazer vários temas e treinadores para a discussão e fazer a minha parte pela atividade no Fórum! -
@SpecialOne Não gostei da comparação que fizeste. Prefiro esta comparação:
Vamos lá tirar conclusões: Em número de tópicos, estamos atrás de: Árabia, Turquia, Espanha, Holanda e Itália. Em número de publicações estamos atrás de Arábia, Espanha, Polónia e Holanda.
6º lugar em tópicos e 5º em publicações. Em 13 comunidades. Não estamos muito bem, mas também não estamos mal!
-
@SpecialOne Agora isto? Não deixar que sejam criados tópicos de competições? Porquê? Só porque não queres tópicos com posts de inscrições, de boa sorte, e de resultados e classificação?
Achas mesmo, que para os fóruns terem mais atividade, esta é a solução? Não se pode ser esquisito, quanto ao tipo de tópicos e posts que são feitos!Acho que isto não foi bem pensado. Porque, desta maneira, os fóruns ficam a perder. As organizações dessas competições vão procurar canais de comunicação paralelos, e como tu não deixas que os tópicos sejam criados aqui, o pessoal não pensa duas vezes e vai para locais onde possa discutir à vontade. O problema é que tu não pensas a longo prazo, e daqui por uns tempos, a atividade no nosso fórum vai cair ainda mais.
Falando do tópico "Eventos Não Oficiais", a ideia é tua, e foi implementada no Fórum Mundial em Agosto 2017. E até faz sentido aí. Mas aqui na nossa comunidade? Já há pouca atividade, e vai-se limitar ainda mais. Não tem lógica!
É também dito nesse tópico que a principal razão disto, é para dar mais movimento a tópicos sobre o OSM em si! Mas espera, os tópicos de competições de OSM não são sobre o.... OSM?? De que tipo de tópicos estamos a falar ao certo?Será do tópico de Resultados, que agora serve para colocar os resultados das competições? Se é isso, não faz sentido. Vamos acabar com vários tópicos, para concentrar toda a atividade num só??
Ou então deve ser destes, que por serem tão interessantes é que estão fechados:
Para terminar, o mais importante: Há muito pouco que pode ser feito para trazer mais atividade aos Fóruns. Simplesmente, porque hoje em dia, as pessoas preferem usar as Redes Sociais para discutir a maioria dos temas. Se quiserem trazer mais movimento aos Fóruns, tomem conta dos 4 tópicos de jogos que estão fechados, no OSM Café. Sempre tiveram muita atividade esses tópicos.
-
@mmbatista said in Moderação:
Após árduas conversações, finalmente o JFPD_UBI entrou para a equipa de moderação!!
Bem vindo à equipa!!
Obrigado!
Vou dar o meu melhor em prol da comunidade! -
@JFPD-UBI Parabéns amigo e boa sorte! Tens sido bastante ativo!
-
@mmbatista Excelente decisão! O Joaquim é uma excelente pessoa, pelo que será também um fantástico moderador. Muitos parabéns pela escolha.
Boa sorte, @JFPD-UBI ! Contamos todos contigo! E podes contar connosco.
-
Não respondi porque não passo tempo suficiente na comunidade para fazer juízos de valor sobre estes pontos.
O que eu vejo em algumas comunidades e que gostaria de ver replicado em outras é tópicos onde os utilizadores escrevam texto e debatam ideias. Não pretendo ver tópicos com reports de quebras de regras, posts só com screenshots de classificações (excel) » links para um ficheiro são suficientes e quem quiser saber classificações que consulte.
Gostava de ver tópicos onde um novo utilizador no fórum, conseguisse ler alguns posts que o incentivassem a regressar, a aprender algo sobre o funcionamento do OSM, posts que mesmo sem o leitor estar envolvido no evento se sentisse tentado a comentar.... Isso tudo tem de partir da comunidade e não da equipa de moderação. A equipa de moderação terá somente de 'alimentar' esses tópicos de vez em quando. Se tiverem de ser else a fazer tudo, será uma comunidade de moderadores, ou então um livro onde os visitantes só cá aparecem para absorver conhecimento.Bom dia,
Dado que recentemente foram criados vários tópicos de competições futebolísticas, e que o nosso CM @MMBatista tem atualizado esses tópicos regulartmente, postando screenshots dos resultados e da classificação, sinto-me obrigado a comentar essa situação.
Então basicamente em tópicos de competições do OSM não se pode postar screenshots da classificação. Em vez disso coloca-se um link para aceder à classificação das ligas. E então em competições futebolísticas posta-se screenshots a cada jornada?? Quando existem mil e um sites onde se pode ver informações sobre essas competições??
Acho sinceramente que há aqui uma dualidade de critérios enorme!