Moderação
-
️
Sobre isto que disse (não respondeste), o que te interessa sublinhar?
A Moderação está satisfeita com a atividade da Comunidade PT/BR?
Quais os planos para atingir o nível de outras comunidades? Fechar o Regional Português?
Não respondi porque não passo tempo suficiente na comunidade para fazer juízos de valor sobre estes pontos.
O que eu vejo em algumas comunidades e que gostaria de ver replicado em outras é tópicos onde os utilizadores escrevam texto e debatam ideias. Não pretendo ver tópicos com reports de quebras de regras, posts só com screenshots de classificações (excel) » links para um ficheiro são suficientes e quem quiser saber classificações que consulte.
Gostava de ver tópicos onde um novo utilizador no fórum, conseguisse ler alguns posts que o incentivassem a regressar, a aprender algo sobre o funcionamento do OSM, posts que mesmo sem o leitor estar envolvido no evento se sentisse tentado a comentar.... Isso tudo tem de partir da comunidade e não da equipa de moderação. A equipa de moderação terá somente de 'alimentar' esses tópicos de vez em quando. Se tiverem de ser else a fazer tudo, será uma comunidade de moderadores, ou então um livro onde os visitantes só cá aparecem para absorver conhecimento. -
Esqueci-me da parte de 'Fechar o Regional Português?'... Não o evento, mas o tópico... sim, caso não haja ninguém na organização capaz de coordenar e manter um tópico onde estimule o interesse dos participantes no evento bem como da comunidade
-
-
Olá, boa tarde!
Considero que há um erro conceitual. GB é uma empresa privada, capitalista e geradora de lucro como qualquer uma; empresas modernas e com colaboradores/funcionários antenados são opostos a essa visão de que "não agradaremos a nossos clientes", "não tenho que corresponder a meus utilizadores".
Empresas estão super dispostas a evoluir e fazer de seus clientes parceiros, isso se chama índice de felicidade, uma taxa abstrata e real que se usa no mercado, a marca era fidelidade e mais "clientes".
Talvez com essa perspectiva a GB poderá crescer muito mais e gerar mais satisfação a seus usuários que são o motivo da existência de uma empresa.
Grato pelo diálogo,
Ivanzeg
Olá boa tarde,
Não sei onde tiraste a ideia de que a Gamebasics não quer agradar aos clientes.
O OSM é um jogo de gestão/simulação de futebol, não uma empresa de gestão de fóruns.O OSM é jogado por mais de 1.3M de utilizadores diariamente. Os utilizadores que frequentam o fórum são uma percentagem mínima desse total, mas mesmo assim é-lhes dada uma atenção significativa. Só não se pode fazer o que essa percentagem quer - ter o jogo a girar em torno deles, quando nem mesmo os gostos entre estes mesmos utilizadores é único e consensual!
Quanto a taxa de felicidade, os indicadores que temos até são bons, ainda mais que não seja pelo simples facto de continuarmos por aqui ao fim de 17 anos (versão mundial)
-
@SpecialOne concordo contigo, tem de ser a organização dos torneios a deixar os tópicos interessantes, mas não só para caras novas como para os antigos (parece me que a GB olha só para os novos ), mas como sabemos se um tópico vai ser interessante se o fechamos logo? Fecharam logo o CR onde da ultima vez que vi tinha 350 inscritos... Pelo menos viam como corria não?
Em relação a comparação que colocaste do Fórum PT/BR com o Espanhol, não compares datas e compara o tipo de tópicos que são, aposto que se houvesse um tópico do grupo do @JFPD-UBI tinha publicações todos os dias, já do meu grupo posso dizer que nem quero tópico aberto só me daria trabalho.
O fórum é vosso(GB) mas o cliente(utilizadores) somos nos.
-
@bruninho12almeida said in Moderação:
@SpecialOne concordo contigo, tem de ser a organização dos torneios a deixar os tópicos interessantes, mas não só para caras novas como para os antigos (parece me que a GB olha só para os novos ), mas como sabemos se um tópico vai ser interessante se o fechamos logo? Fecharam logo o CR onde da ultima vez que vi tinha 350 inscritos... Pelo menos viam como corria não?
Lê uns posts acima.... Por isso é que muitas vezes as coisas saem fora do controlo.... Não se lê!
-
@specialone said in Moderação:
Até nos podemos encontrar um dia destes e falar sobre o Winston Churchill e a sua liderança!
Epá... confiando na informação do teu perfil estás muito longe
Podes confiar mas agora só aos FDS é que estou por lá e nem sempre. Não estamos longe durante a semana, isto confiando na informação que é visível através do OSM Community!
Mas umas jolas com uns salgadinhos são sempre bem vindas
Salgadinhos? Aceito! É pecado rejeitar umas jolas mas lá na aldeia é mais Presunto e Salpicão!
NOTA: Como podes ver creio que a nossa comunidade é tranquila! Não tenho (acredito que a maioria também não tenha) nenhum gosto especial em criar problemas e confusão!
-
@jfpd-ubi Salpicão e presunto.... A idade já não perdoa (nem a saúde) e segunda a minha médica, só quando o rei faz anos e ele só faz anos uma vez em cada ano O que vale é que os anos para mim nestes assuntos são muito curtos...
Quanto à comunidade calma, não acredito, lamento!
Eu fui o primeiro CM (Community Manager) Português, há muitos, muitos anos... muitas coisas mudaram desde essa altura, mas a atitude de alguns utilizadores não mudou em nada.Em vez de aproveitarem para usar as qualidades para colaborar com equipa de moderação a melhorar a comunidade e pensarem em conjunto de forma construtiva, por inveja ou qualquer outro sentimento que não sei definir, usam essas qualidades para destruir o que está feito e toda e qualquer vontade em melhorar!
-
Pra que esse fuzuê todo, já foi decidido, pronto.
Agora ir atrás, arrastar o chifre no asfalto, entortar o caneco. SUPERA!
Homem não chora... -
@specialone "Em relação a comparação que colocaste do Fórum PT/BR com o Espanhol, não compares datas e compara o tipo de tópicos que são, aposto que se houvesse um tópico do grupo do @JFPD-UBI tinha publicações todos os dias, já do meu grupo posso dizer que nem quero tópico aberto só me daria trabalho."
o SR. comparou?
-
@jfpd-ubi Desculpa aproveitar-me da tua imagem/definição e sublinhar aquilo que me interessa, da mesma forma que sublinhaste o que te interessava
Não tenho qualquer problema com o que sublinhei ou com o tu sublinhaste! Já enviei isto em tempos para outros staffs sem sublinhados! Tudo aí é válido!
Até nos podemos encontrar um dia destes e falar sobre o Winston Churchill e a sua liderança!️
Sobre isto que disse (não respondeste), o que te interessa sublinhar?
A Moderação está satisfeita com a atividade da Comunidade PT/BR?
Quais os planos para atingir o nível de outras comunidades? Fechar o Regional Português?
O bom é que você marcou tudo que vocês não fazem...
"Debates abertos"
"Removendo conteúdo inapropriado"Realmente, tópicos sobre ligas e campeonatos são fora do contexto e não deveriam estar aqui...
Mas uma subcategoria "Moderação", como este que estamos, é muito útil... Criado para parabenizar novos moderadores...
Isso que a comunidade quer!!"Os fóruns são propriedade da Gamebasics que decide como os quer organizar e o que quer ver discutido nos fóruns e mediante certas regras por eles definidos."
- Parabéns novos moderadores, vocês merecem...
- Ban em quem criar tópicos de ligas, campeonatos ou discussão sobre o jogo!!
-
@bruninho12almeida said in Moderação:
Em relação a comparação que colocaste do Fórum PT/BR com o Espanhol, não compares datas e compara o tipo de tópicos que são, aposto que se houvesse um tópico do grupo do @JFPD-UBI tinha publicações todos os dias,
Acredito que quer eu, quer outros grupos conseguíamos ter assuntos interessantes todas as semanas!
Ainda hoje disse isso ao @ruipsc5, não sinto ambiente no Fórum para se partilhar certas coisas e partilhei com ele um dos vários temas do workshop que fiz em cima do joelho para o meu grupo para discutirmos certos assuntos e tal pois ninguém sabe tudo sobre tudo ou melhor, ninguém tem certezas de nada. O Rui nem é do meu grupo e eu partilhei isto com ele. Se tivesse um tópico de grupo partilhava lá isto.
Não tinha problemas em discutir com outros treinadores e grupos o que acham sobre o Árbitro do OSM. Deixo aqui um Rascunho.
Outra coisa que fiz em tempos com a ajuda de muitos treinadores e grupos foi um ranking português de grupos pois só existe um ranking mundial e não existe um ranking nacional (era possível @SpecialOne ?).
https://www.instagram.com/p/CFvCTn7gqQg/?igshid=ah3d03fw31uq
Com isto consegues ver que o teu grupo The Force desde 29 de Setembro de 2020 até 29 de Abril de 2021, em 7 meses, amealhou 574 pontos (19675 - 19101) em batalhas e o meu por exemplo amealhou 6608 pontos (23544 - 16936) em batalhas! Se me permites a picardia saudável, não gostam de batalhas?
Como vês a comunidade pode e consegue criar e inventar se o ambiente for propício! Não digo que a culpa é maioritariamente de X, Y ou Z, eu gosto sempre de me criticar a mim primeiro e acho que podemos melhorar o ambiente entre Staff e Comunidade no Fórum!
-
Verdade! Estas partilhas são ricas e permitem-nos evoluir não só como jogadores, mas fundamentalmente como pessoas. OSM vai muito além do jogo! Permite-nos criar laços e conversar com várias pessoas incríveis sobre n temas.
Desde que entrei no Forum e em tudo o que gravita sobre ele, tenho estabelecido amizades com pessoas como o @Ivanzeg , @matsuyama14 , @anthony_R, @kracudo , @Ruan-C , @cristianomacedo20 , @lfrbranca, entre tantos outros que poderia enumerar.
E isso é o que o OSM tem de melhor!
Quanto ao tema que tem vindo a ser abordado neste tópico, tenho a certeza absoluta que todos desejamos o mesmo: uma comunidade PT/BR forte e unida.
Para que isso aconteça, creio ser perfeitamente possível que possa existir um equilíbrio entre tópicos recomendados pelo Staff e tópicos propostos pela Comunidade.
E se uma das tendências atuais são as competições que as diferentes organizações/equipas como a OTP, SEVO, OSC CA, APG ou Staff NC, por exemplo, vão preparando, onde partilham a informação inerente à organização dessas competições, seguramente que se essas equipas trabalharem com elementos do Staff OSM - do qual o exemplo da Nations Cup 21 é fantástico e em que aproveito para dar publicamente os parabéns ao @Apocalipse4 e sua equipa - os frutos que a própria GB poderá colher são enormes, pois além das informações normais (inscrições, sorteios, resultados, classificações...) há toda uma partilha que pode ocorrer:
-Reflexões sobre táticas e modelos de jogo;
-Reflexões sobre o futuro do jogo;
-Entrevistas a jogadores;
-Sugestões de melhoria.
-EtcE, afinal de contas, não é também esse o objetivo de um Forum?
Proponho que se dê mais liberdade à comunidade para criar os tópicos que deseja produzir. Deixar que a comunidade se vá auto-regulando e dando asas aos utilizadores para voar.
Um exemplo muito prático: na Liga Nacional Portuguesa de Grupos, da qual faço parte do staff, tivemos o privilégio de lidar com cerca de 200 treinadores, sendo que menos de 10% eram utilizadores assíduos do Forum.
Uma vez que as diferentes partilhas sobre a competição são feitas aqui no Fórum, a verdade é que estes jogadores começaram a habituar-se a utilizar este website.
Inclusive, um destes elementos era o @santana100 , o qual costumava falar sobre a competição no seu vídeo diário no seu canal, navegando também para o Forum em grande parte dos dias, pelo que o alcance do mesmo se tornou ainda maior.
Se o Staff OSM colaborar com o Staff da LNPG, poderá inclusive pensar-se em iniciativas conjuntas que vão ao encontro dos desejos da GB e do seu Staff. E isto só será possível se houver uma simbiose entre ambas as partes.Quanto à Moderação em si, pode sempre evoluir. Ser Moderador implica ter uma elevada assertividade, capacidade de encaixe e procurar ser conciliador e criador de sinergias.
Bem sabemos que nem sempre é possível e que é muito desafiante, pois por vezes existe energia negativa e deixamo-nos levar por ela, mas é fundamental que quem exerce funções de moderação tenha essa competência.Portanto, @SpecialOne , vamos todos trabalhar em conjunto! Acredito genuinamente que o OSM ganhará muito com a abertura dos tópicos, desde que sejam respeitadas regras básicas que sejam definidas à partida por vocês e em que a inatividade do mesmo poderá ser um critério.
Agora, simplesmente inibir a criação de tópicos? Creio que o caminho poderá ser diferente!Forte abraço e obrigado!
-
@jfpd-ubi @ruipsc5 Mas porque é que tem de ser num tópico de um grupo?
Qual é o tema do tópico?
É suporte? É OSM? É geral?Então porque não criar um tópico na secção "OSM: O jogo" com um título que seja claro e sugestivo para incentivar a participação?
Sugiro também que trabalhem a apresentação (como o spoiler não funciona muito bem, usem a dupla citação - no inicio de cada linha coloquem dois sinais de '>' ) dos posts de forma a que seja possível ler o texto seguido e depois abrir as citações para ver as imagens.
Irão ver que quando os tópicos são algo de útil para a comunidade, jogo e que fomentem alguma discussão salutar, não precisarão de autorização para abrir esses tópicos. Autorização é necessária quando se pretende criar tópicos sobre jogos de fóruns, competições que só servem para encher espaço, etc, etc....
-
Outra coisa que fiz em tempos com a ajuda de muitos treinadores e grupos foi um ranking português de grupos pois só existe um ranking mundial e não existe um ranking nacional (era possível @SpecialOne ?).
Algo já muito discutido, mas que para já está na gaveta... nada é impossível, o nível de prioridade é que varia, acelerando ou não a sua implementação.
Com isto consegues ver que o teu grupo The Force desde 29 de Setembro de 2020 até 29 de Abril de 2021, em 7 meses, amealhou 574 pontos (19675 - 19101) em batalhas e o meu por exemplo amealhou 6608 pontos (23544 - 16936) em batalhas! Se me permites a picardia saudável, não gostam de batalhas?
Se olhares para a data de criação do grupo, para a data em que os membros se inscreveram no OSM.... verás que a maioria de nós já não temos a disponibilidade necessária para as batalhas.
Poucos sabem, mas há uns anos fui 'obrigado' a matar um 'filho'... batalhas de fórum como vocês lhes chamam. Por gostar tanto, deixei-as semi-mortas e alguns aproveitaram essa minha fraqueza e foram contra as instruções e aproveitaram a passividade para as fazer crescer novamente e abusar. Até que o caldo entornou e aí foram tomadas medidas mais drásticas.
Quando digo 'filho', refiro-me ao facto de que as batalhas de fórum foram criadas por mim e mais 3 ou 4 colegas da Force há muitos anos atrás. Com o evoluir do tempo os princípios básicos foram-se alterando e destruído todo o objetivo inicial e com o aumento da competitividade e o ganhar a todo o custo tentaram-se criar várias regras para evitar as quebras das regras do OSM, mas já não havia solução... estava tudo destruído! -
Portanto, @SpecialOne , vamos todos trabalhar em conjunto! Acredito genuinamente que o OSM ganhará muito com a abertura dos tópicos, desde que sejam respeitadas regras básicas que sejam definidas à partida por vocês e em que a inatividade do mesmo poderá ser um critério.
Agora, simplesmente inibir a criação de tópicos? Creio que o caminho poderá ser diferente!Volto a repetir (parece que vocês gostam de bater sempre na mesma tecla, culpar a moderação em vez de perceber o que foi feito de errado e corrigir)
Como bem dizes, é necessário respeitar as regras que já existem e que por não terem sido respeitadas levaram ao fecho do tópico (falando especificamente do caso que deu origem a esta sessão de esclarecimento/debate de ideias).
Depois disso o elemento que viu o seu tópico ser apagado (não em definitivo, podendo ser restaurado a qualquer altura que por si só devia ter sido um indicador positivo), foi fazer um post no sítio correto, com comentários de muito mau tom:
Quebra-se as regras e culpa-se os outros pelo nosso erro!
Mais uma vez quem está mal é a moderação. É-lhe dito que tem de fazer o pedido no local correto, não o faz e culpa a moderação por não lhe responder, quando para todos os efeitos nada há a responder! E tenta subverter a opinião da comunidade ao 'chamá-los' a todos para verem como ele é bom ao querer fazer algo pela comunidade e a moderação os maus da fita por lhe dizerem que existem regras e que devem ser cumpridas!Como se não bastasse, procurou onde mais poderia denegrir a equipa de moderação... encontrou este tópico e foi o que se viu (já comentei anteriormente e não me vou repetir)
Resumindo: A colaboração entre comunidade é possível e desejável, mas para isso é necessário primeiro que tudo que se entenda o básico: A equipa de moderação é responsável pelos fóruns e para haver ordem são necessárias regras. Respeitem a equipa e as regras e garanto que se encontram soluções para tudo quando se trabalhar em conjunto!
-
@jfpd-ubi @ruipsc5 Mas porque é que tem de ser num tópico de um grupo?
Se bem percebo, discordas dos tópicos de grupo do país vizinho?
Claro que era difícil todos serem como a Nations Cup ()
Acho que uma vantagem poderia ser a afluência de treinadores ao Fórum, em vez de irem maioritariamente para o Instagram ou Youtube alguns podiam vir para aqui. Sou muito sincero, só conheci o Fórum meses depois de estar a jogar, não sonhava sequer com ele nem com Regional, Nacional, Mundial, etc. Jogava a 100% pela App mas depois mudei isso! Acho que a existência do Fórum não é intuititiva para quem joga pela App e alguns treinadores só conhecem o Fórum porque as lideranças dos grupos em que entram falam nele, esse também é um problema a meu ver.Sugiro também que trabalhem a apresentação (como o spoiler não funciona muito bem, usem a dupla citação - no inicio de cada linha coloquem dois sinais de '>' ) dos posts de forma a que seja possível ler o texto seguido e depois abrir as citações para ver as imagens.
Tens razão! My Bad!
-
Não sou muito fã... mas lá está depende das comunidades. Não funciona em todas.
Se eu vou a um fórum e vejo um tópico a dizer 'The Force' ou um tópico a dizer 'Que pensas dos árbitros no OSM?', abro muito mais facilmente o do s árbitros, a não ser que seja um membro do grupo The Force.
Já tivemos fóruns de grupo, mas 99% estavam vazios, dos restantes 1% mais de 50% tinham 1 post por mês..... acabou por ser tudo removido!
-
Algo já muito discutido, mas que para já está na gaveta... nada é impossível, o nível de prioridade é que varia, acelerando ou não a sua implementação.
Obrigado pelo esclarecimento! Entendo que não seja uma prioridade.
Imagina que um grupo de pessoas tomava a inciativa de fazer un ranking nacional, era possível o Staff fornecer a lista de grupos portugueses por exemplo?
Eu até o ranking histórico vi e cliquei em muitos grupos, depois o cansaço apareceu e a certa altura comecei a não clicar em nomes que não me pareciam portugueses pois aquilo é extenso e admito que ficou um ranking incompleto pois encontrei mais de 100 e tal grupos mas apenas cerca de 70 ativos em batalhas. Sei também que o @dj-l3o-ferrari tem um ranking de grupos brasileiros.Com isto consegues ver que o teu grupo The Force desde 29 de Setembro de 2020 até 29 de Abril de 2021, em 7 meses, amealhou 574 pontos (19675 - 19101) em batalhas e o meu por exemplo amealhou 6608 pontos (23544 - 16936) em batalhas! Se me permites a picardia saudável, não gostam de batalhas?
Se olhares para a data de criação do grupo, para a data em que os membros se inscreveram no OSM.... verás que a maioria de nós já não temos a disponibilidade necessária para as batalhas.
Acredito! Foi apenas uma picardia saudável ou tenho a tua médica à perna! Eheheh
Poucos sabem, mas há uns anos fui 'obrigado' a matar um 'filho'... batalhas de fórum como vocês lhes chamam. Por gostar tanto, deixei-as semi-mortas e alguns aproveitaram essa minha fraqueza e foram contra as instruções e aproveitaram a passividade para as fazer crescer novamente e abusar. Até que o caldo entornou e aí foram tomadas medidas mais drásticas.
Quando digo 'filho', refiro-me ao facto de que as batalhas de fórum foram criadas por mim e mais 3 ou 4 colegas da Force há muitos anos atrás. Com o evoluir do tempo os princípios básicos foram-se alterando e destruído todo o objetivo inicial e com o aumento da competitividade e o ganhar a todo o custo tentaram-se criar várias regras para evitar as quebras das regras do OSM, mas já não havia solução... estava tudo destruído!Boa partilha! Tenho certeza que muitos treinadores vão gostar de ler esta parte, ppara alguns novidade para outros não mas todos certamente com algo a dizer!
NOTA 2: "Repito" o que disse na Nota 1! Conseguimos ter um ambiente saudável e tranquilo!
-
Não sou muito fã... mas lá está depende das comunidades. Não funciona em todas.
Se eu vou a um fórum e vejo um tópico a dizer 'The Force' ou um tópico a dizer 'Que pensas dos árbitros no OSM?', abro muito mais facilmente o do s árbitros, a não ser que seja um membro do grupo The Force.
Já tivemos fóruns de grupo, mas 99% estavam vazios, dos restantes 1% mais de 50% tinham 1 post por mês..... acabou por ser tudo removido!
Entendo o que dizes e tens mais anos e experiência disto do que eu!
No caso do meu grupo 1 post por mês não ías ter, assuntos novos todas as semanas! Diariamente alguma coisa iria aparecer!
O OSM é o único jogo que tenho instalado, os outros que instalo é quando vocês decidem os FDS de 2x e 3x e lá vou a IronSource ver se tem um joguito rápido para o FDS enquanto se bebe umas jolas!