[GE] Semana 81 - Moltensky
-
Olá, malta!
Estamos de volta com o GE e esta semana iremos entrevistar o Luís Queiroga, membro do grupo PASTELDENATA.
Podemos vê-lo muito pelo fórum, já que faz parte de organizações de torneios e é ele também que faz os resumos de todas as jornadas da final do Campeonato Nacional Português.
Venham fazer perguntas ao @Moltensky para o conhecermos um pouco melhor !
-
@pizzi_77 Viva Gonçalo. Obrigado pela honra! Cá estou disponível para o que entenderem perguntar.
-
@Moltensky
Boas.1º-> Que achas das atuais competições de grupos e onde podem melhorar?
2°-> Qual a tua opinião sobre o problema na comunidade atualmente e como a mesma pode resolver?
3°-> Na tua opinião, a qualidade dos grupos Portugueses e Brasileiros, diminui após o fim das batalhas de fórum?
4°-> Quem será o campeão de futebol em Portugal nesta e na próxima época ?
5°-> O que o jogo podia melhorar de forma a dar uma maior satisfação aos seus utilizadores?
6°-> Uma coisa antiga que gostasses que voltasse nas mecânicas do jogo?
7°-> Como prevês para o LNPG e LNBG? Quem será o campeão ?
8°-> O que achas do grupo que pertenço Champions OSM ( CPO ) ?
9°-> Objetivos para 2021?
10º-> O que podes falar sobre como nasceu o interesse em participar nas organizações que organizam torneios?
11°-> O que podes nos dizer no geral da tua participação na seleção portuguesa ?
12º-> Como prevês o futuro da seleção Portuguesa e das seleções em geral?
13º-> Tendo em vista que o Nations Cup está a ter uma visibilidade grande na comunidade de OSM aqui no fórum, o que prevês no futuro da competição?
14º-> Sobre os Pasteis de Nata o que consideras um fator para o sucesso do grupo?
15°-> Sobre o CN/CR quais as futuras novidades para melhorar a competição?
Desculpa pelo incomodo.
Bons jogos. -
@feelstrikex said in [GE] Semana 81 - Moltensky:
Viva Joaquim! Obrigado pelas perguntas, e pela oportunidade de me poder estrear nesta rubrica, com perguntas de um ilustre representante da Comunidade Lusa de OSM! Ora vamos lá:
1º-> Que achas das atuais competições de grupos e onde podem melhorar?
Depois do reset forçado pela GB às tão queridas por todos batalhas "tradicionais", foi necessário arrepiar caminho, e encontrar outras formas de manter viva a competitividade entre grupos para além das batalhas da App. A fórmula encontrada, embora muito distante do ambiente do passado, é a possível, e, à falta de melhores opções, é a única viável neste momento. Seria interessante, no entanto, que a GB disponibilizasse mais ligas dentro do formato da Liga da Comunidade, a mais usada neste momento por ter uma configuração que permite nivelar as competições no arranque. Ligas com 12, 10, 8 equipas, por exemplo, poderiam trazer mais diversidade às competições. A partir daí, caberá sempre aos que organizam os torneios ter a criatividade necessária para as tornar apelativas, competitivas, e, acima de tudo, entusiasmantes.2°-> Qual a tua opinião sobre o problema na comunidade atualmente e como a mesma pode resolver?
Suponho que te refiras em concreto à pouca atividade da comunidade PT/BR no fórum. Como sabes, tenho sido bastante activo na procura de caminhos para, de alguma forma, contornar esta aparente estagnação. No entanto, seria muito importante que a moderação da comunidade tivesse uma postura mais pró-activa. Não basta dizer o que não se quer, é fundamental "ensinar" as boas práticas. Tenho feito, por tentativa erro, essa exploração, e tento manter vivos tópicos para que não sejam eliminados por "falta de atividade". Como é evidente, tento juntar o útil ao agradável, e incutir um cunho pessoal no que faço, sempre com o objectivo máximo de procurar novas formas de trazer "atividade" ao Fórum.3°-> Na tua opinião, a qualidade dos grupos Portugueses e Brasileiros, diminui após o fim das batalhas de fórum?
Não diria que a qualidade diminuiu - muitos jogadores continuaram a jogar OSM, e a procurar outras facetas do jogo. Mas é certo que houve um desânimo muito grande, que levou, inclusive, ao abandono de muitos grandes jogadores - que deixarão saudades, isso é certo. No entanto, a máxima "só faz falta quem cá está" aplica-se, e, dentro deste novo paradigma, a qualidade existe, e estão a aparecer cada vez mais novas competições que poderão comprovar isso mesmo.4°-> Quem será o campeão de futebol em Portugal nesta e na próxima época?
É evidente que só uma hecatombe irá roubar o titulo há tantos anos perseguido pelo Sporting. Este ano está "entregue". Para o ano, será uma disputa a três novamente, e, espero, com uma intromissão do Braga, que se tem vindo a afirmar como o 4º grande.5°-> O que o jogo podia melhorar de forma a dar uma maior satisfação aos seus utilizadores?
O OSM tem uma característica que é bastante apelativa na sua génese - a simplicidade. E quando algo é simples, é muito complicado melhorar sem complicar. No entanto, temos vindo a assistir a mudanças no jogo que privilegiam o consumo de Boss Coins, o que não será de censurar de forma cega, dado que acima de tudo, há um negócio por detrás do OSM. No entanto, nunca se pode descurar a "base" do jogo, que são as centenas de milhar de jogadores espalhados pelo mundo... o equilíbrio será decisivo para o futuro do OSM.6°-> Uma coisa antiga que gostasses que voltasse nas mecânicas do jogo?
Certamente que as simulações de vendas a horas "certas" fazem muita falta. Ainda não me habituei à nova lógica "aleatória". Gostaria também que fosse possível encontrar uma alternativa às batalhas Grupo vs Grupo, com a profundidade que as extintas batalhas tradicionais tinham.7°-> Como prevês para o LNPG e LNBG? Quem será o campeão ?
Para a LNPG, há vários grupos se se perfilam sempre como naturais candidatos ao título: SIntra Crew, Portvcale, Lusos, e, claro, os Pasteldenata, são os grupos com mais pergaminhos, e nível de competitividade altíssimo. Mas os Zitismo, Éder Resolve, Champions OSM, entre outros, já mostram cada vez mais competência para estarem também nos lugares cimeiros, o que enriquece bastante a competitividade de qualquer torneio em que estejam presentes. Quanto à LNPB, é com naturalidade que vejo os The Holy Bastards no 1º lugar, mas a qualidade pelo outro lado do Atlântico é tanta, que é virtualmente impossível dizer quem será campeão.8°-> O que achas do grupo que pertenço Champions OSM ( CPO ) ?
É um dos grupos de referência da Comunidade Portuguesa, que conta nas suas fileiras com excelentes valores. O término das batalhas tradicionais terá tido certamente um forte impacto no teu grupo, assim como noutros, mas estou certo que a vontade de jogar ao mais alto nível, seja de que forma for, será mais forte, e que os Champions OSM continuarão a dar cartas no panorama nacional e internacional.9°-> Objetivos para 2021?
Terminar o ano com os Pasteldenata em destaque nas várias competições em que está presente, atingir o top 10 mundial no ranking de batalhas da APP (sonhar não custa, mas é muito, muito difícil). A nível individual, continuar a crescer como jogador, e ter a possibilidade de contribuir para que mais competições de qualidade apareçam no panorama nacional e internacional de grupos.10º-> O que podes falar sobre como nasceu o interesse em participar nas organizações que organizam torneios?
Sempre tive gosto pela participação em "causas" comuns, é algo que faço desde os tempos da faculdade. No OSM foi algo que apareceu naturalmente. Sou designer gráfico de profissão, e os pedidos para criar logos e banners foram surgindo - depois, a minha forma de ser e de estar levaram ao resto, e os convites para fazer parte da organização de competições foram aparecendo gradualmente.11°-> O que podes nos dizer no geral da tua participação na seleção portuguesa ?
Foi uma experiência única a todos os níveis. Estreei-me há cerca de um ano pela Selecção de Sub-21, num torneio Hispânico - Copa Revelación - onde tive a oportunidade de partilhar balneário com alguns dos agora melhores jogadores portugueses da atualidade. Ficamos em 2º lugar, perdendo na final contra o Brasil. Uma competição jogada no formato tradicional 4x4, agora extinto. Depois tive a oportunidade de fazer um amigável contra a Líbia, capitaneado por ti, numa batalha 5x5 que vencemos com distinção, talvez uma das últimas jogadas. Depois, já este ano, tive o privilégio de estar presente na Nations Cup, mas infelizmente não conseguimos o tão ansiado apuramento para a Final. Sempre que fui chamado dei o máximo, como a convocatória exige, e, caso a equipe técnica entenda que deva ser novamente chamado no futuro, direi sempre presente, ciente da enorme responsabilidade que isso acarreta.12º-> Como prevês o futuro da seleção Portuguesa e das seleções em geral?
Para a Selecção Portuguesa, sob o comando do Bababufias, prevejo que teremos certamente grandes conquistas num futuro próximo. Há imensa qualidade nos jogadores portugueses, e com a dose certa de sorte e empenho, os resultados vão aparecer. Quanto às selecções em geral, tenho a certeza que continuarão a ter espaço para prosperar - a Nations Cup está a ser um sucesso, e certamente que mais competições irão aparecer seguindo os passos que demos na organização.13º-> Tendo em vista que o Nations Cup está a ter uma visibilidade grande na comunidade de OSM aqui no fórum, o que prevês no futuro da competição?
A Nations Cup já é um marco não só a nível de selecções, mas também a nível de organização de torneios. O projecto é sólido, e estão a ser criadas bases para ser uma referência mundial ao nível das Selecções, mas não só - como é evidente, é natural que competições de grupos surjam trilhando modelos semelhantes, e isso enriquece todo o conceito. Está em equação a organização de uma Nations Cup Sub-21, sempre tendo em vista a propagação da ideia de Selecção para o futuro, e, para o ano, termos certamente a Nations Cup 2022, e, espero, com muitas novidades.14º-> Sobre os Pasteis de Nata o que consideras um fator para o sucesso do grupo?
O sucesso dos Pasteldenata deve-se em grande parte à estabilidade dos seus membros. Como é evidente, tal como todos os grupos, temos altos e baixos, mas temos conseguido manter uma renovação consistente, muito graças ao trabalho que fazemos na nossa Academia. A maior parte dos nossos "reforços" vêm de lá, já imbuídos da nossa cultura de jogo, das dinâmicas do grupo, pelo que a sua adaptação ao mais alto nível é mais fácil. De resto, a grande solidariedade que existe no nosso seio permite-nos ter a tranquilidade necessária para lutar, no dia-a-dia, pelos nossos objectivos.15°-> Sobre o CN/CR quais as futuras novidades para melhorar a competição?
Como sabes, tanto o CN (Campeonato Nacional) como o CR (Campeonato Regional) são competições de referência a nível nacional, organizados pela OTP. A sua identidade está bem definida, e qualquer alteração terá que ser sempre em conta a "ideia" base: competições individuais com grande componente tática, com condições niveladas para todos os participantes. Será sempre dentro desses princípios que qualquer novidade será lançada. Há um património a manter, mas sempre com olhos virados para o futuro. -
Boas malta,
Excelente escolha, @Pizzi_77, Gonçalo foi uma decisão justíssima trazer o nosso amigo Luís, a este nobre espaço, que dá a conhecer ao mundo, os nossos valorosos treinadores da comunidade PT/BR.
Depois do "tiroteio" do nosso amigo @FeelStrikeX, quase que me senti desencorajado, de te fazer mais perguntas hoje!
Além de passar, por aqui, para uma breve sessão de Q&A (Perguntas e Respostas), aproveito para te deixar um forte abraço, e dizer que me orgulho muito, de ter a oportunidade de partilhar a "redacção" da Nations Cup, contigo e de manifestar que és um ser humano fantástico!
Conforme prometido, vamos passar ao "lado" da Nations Cup, pois não quero, que reveles todos os nossos segredos!1 - O mundo, vive há mais de um ano, um problema de saúde global, chamado Covid 19, que infelizmente já levou com ele milhares de entes queridos, um pouco por todo o lado. Como tens vivido, este período tão nefasto para a humanidade? O que perspectivas, num cenário pós Covid?
2 - Na vida agitada, do século XXI, em que a tecnologia, preenche uma grande fatia, do nosso dia a dia, como caracterizas as relações inter pessoais? A maquina triunfará sobre a homem?
3 - Olhando para o nosso pais, há um tema que foi arrumado numa gaveta, e por lá tem estado, até haver alguma coragem politica. O que pensas da Regionalização? Poderia beneficiar o pais, no seu todo?
4 - Existe um partido politico, chamado PAN, que foi criado com o propósito de se debruçar sobre as questões ambientais e da vida animal. Que solução, proporias para resolver o problema da sobrepopulação dos animais domésticos? E do reordenamento do território, em termos florestais?
E pronto amigo, acho que já abusei, da tua boa vontade e paciência por hoje!
Despeço-me com eterna gratidão, fazendo votos de continues a ser bem sucedido, na tua vida pessoal, bem como no universo OSM, a comunidade precisa de pessoas como tu, com integridade, bom senso e talento!
Ah! E dentro de algumas horas, lá estaremos no Command Center (Centro de Comando) da Nations Cup, para mais um brainstorming! (desculpem esta não vou traduzir! )
Obrigado. -
@apocalipse4 said in [GE] Semana 81 - Moltensky:
Viva grande Paulo. Obrigado pelas palavras, antes de mais. São um enorme incentivo para seguir em frente, sempre na procura de melhorar a cada dia que passa, e a partilha dessa caminhada no OSM com pessoas como tu reforça a vontade de alcançar ainda mais e melhor. Um bem haja!
Vamos lá às perguntas, que apesar de serem fora do âmbito do OSM, são extremamente pertinentes - um reflexo da tua forma de ser, que aprecio e valorizo, e um contributo para o reforço de laços inter-pessoais, que demonstram que o OSM é muito mais que um mero jogo.
1 - O mundo, vive há mais de um ano, um problema de saúde global, chamado Covid 19, que infelizmente já levou com ele milhares de entes queridos, um pouco por todo o lado. Como tens vivido, este período tão nefasto para a humanidade? O que perspectivas, num cenário pós Covid?
Creio que não serei a único a afirmar que ainda estou em adaptação a esta nova realidade. Reflexo dos tempos modernos, há uma avalanche constante de informação, e uma demanda por soluções imediatas e milagrosas. O imediatismo é um característica da sociedade atual, alimentado por todo um conjunto de ferramentas digitais que o alimentam e incentivam. No entanto, a ideia que tudo se resolverá como que por magia, apesar de ser alimentada diariamente, infelizmente não se concretizará. Temos que ser pacientes, responsáveis, e, acima de tudo, parte da solução, com actos diários simples mas decisivos para a contenção da pandemia - é neste paradigma que tenho vivido esta "coisa" estranha. E tenho a certeza que o Covid19 deixará marcas profundas nas novas gerações, e esperemos que com isso se consigam evitar os erros que se cometeram agora, por falta de experiência.2 - Na vida agitada, do século XXI, em que a tecnologia, preenche uma grande fatia, do nosso dia a dia, como caracterizas as relações inter pessoais? A maquina triunfará sobre a homem?
A actual experiência de pandemia veio acentuar ainda mais a influência da tecnologia nas nossas vidas, e na forma como nos relacionamos com o outro. A distância física é eliminada pelo frente-a-frente digital. Mas com isso perde-se algo muito importante, e que faz parte da nossa forma de "ler" os outos - a proximidade física é fundamental no desenvolvimento humano, e prova disso são as dificuldades por que estão a passar quem cuida dos mais novos, pois estes aprendem a "ser" por imitação e repetição do outro. Algo que mantemos sempre durante toda a vida. E não basta um ecrã para tornar essa proximidade eficaz - será sempre um filtro mecânico. O que me leva à segunda pergunta - o eventual triunfo da máquina sobre o homem. Isso só acontecerá caso a "consciência" seja uma realidade na máquina. E quando, e se, isso acontecer teremos uma nova espécie pela frente, muito mais apta e preparada que a nossa. A natureza encarregar-se-à de "gerir" a situação, e, temo, com maus resultados para a nossa espécie.3 - Olhando para o nosso pais, há um tema que foi arrumado numa gaveta, e por lá tem estado, até haver alguma coragem politica. O que pensas da Regionalização? Poderia beneficiar o pais, no seu todo?
Nunca fui muito entusiasta do conceito, não porque não seja válido e potencialmente uma forma de melhorar a qualidade de vida das populações, mas acima de tudo porque a qualidade da nossa classe política deixa muito a desejar. Temo que demore ainda algumas gerações até que tenhamos políticos verdadeiramente focados no que interessa - a causa pública. Infelizmente a nossa classe política vive numa realidade de caciquismo, do "meu" contra o "dele", e onde os interesses de poucos prevalecem sempre em detrimento dos interesses de todos. Poderá demorar anos até termos qualidade suficiente nos que nos "representam" para podemos avançar com um processo tão exigente como a Regionalização.4 - Existe um partido politico, chamado PAN, que foi criado com o propósito de se debruçar sobre as questões ambientais e da vida animal. Que solução, proporias para resolver o problema da sobrepopulação dos animais domésticos? E do reordenamento do território, em termos florestais?
A questão da sobrepopulação dos animais domésticos é, na minha opinião, cultural. Tenho animais domésticos, um cão e dois gatos, e sempre tive a preocupação de lhes incutir a noção de liberdade responsável, sem limitações absurdas. Cresci com a realidade de ver animais presos - cães condenados toda a vida a uma corrente, pássaros enfiados numa gaiola. Nunca me foi agradável esta ideia de "posse". Prefiro a ideia de coexistência saudável. Mas isso exige que haja da parte do "donos" dos animais uma real e efectiva vontade de educar, e tornar a relação proveitosa para ambas as partes. Será um processo que demorará ainda algumas gerações até se espalhar esta consciência, cortando com as formas "simples" de lidar com os animais que herdamos dos nossos pais e avós. Quanto ao reordenamento do território, em termos florestais, estou optimista que gradualmente a consciência que estamos aqui por "convite" numa "casa" que não é só nossa irá tomando forma. Lido com a área gráfica no dia a dia, que consome imenso papel, e é com agrado que vejo já em uso práticas certificadas de sustentabilidade na origem e produção, e posterior reciclagem da matéria prima. È algo que os países do centro da Europa já dão como adquirido e exigem, e é essa "imposição" que faz rolar as coisas. Ou seja, é possível uma gestão equilibrada de recursos, sem comprometer de forma significativa as necessidades de consumo. Só é necessário bom senso, e implementar regras que penalizem o incumpridores, beneficiando os que cumprem.Et voilá. Até já, Paulo, pois temos uma Final da Nations Cup para acompanhar, e continuar a fazer história! Abraço!
-
@Moltensky
Bom dia, aqui deixo algumas perguntas...
1º -> Qual a tua opinião sobre a atualização das posições dos jogadores? E o que pode vir a afetar ou a beneficiar no jogo?
2º -> O que farias para melhorar o jogo?
3º -> Quais os teus objetivos individuais e coletivos deste ano e do ano que se segue?
4º -> Qual a tua opinião sobre a futura extinção dos pontos de treinador? Achas justo o ranking das medalhas?
5º -> Qual foi o teu maior feito a nível individual e coletivo? E o que ainda pretendes alcançar?
6º -> Como prevês que seja o formato do apuramento do WC individual?Obrigado, bons jogos....
-
@abarradas2003 said in [GE] Semana 81 - Moltensky:
Bom dia! Obrigado pelas perguntas!
1º -> Qual a tua opinião sobre a atualização das posições dos jogadores? E o que pode vir a afetar ou a beneficiar no jogo?
A ideia é interessante, trazendo mais algum realismo à simulação. Obrigará a uma gestão mais cuidada do plantel, certamente, e poderá "obrigar" ao uso mais recorrente de determinados alinhamentos táticos em detrimento de outros, em função do plantel disponível. Estes são os lados positivos que vejo. A parte negativa tem a ver com a escassez de jogadores para duas posições "chave" em algumas configurações táticas, tais como o 4231 ou o 442A, em concreto os Médios Esquerdos e Direitos. Creio que a origem da ideia é boa, mas, mais uma vez, a ideia de "negócio" está plasmada nesta atualização, pois o uso de olheiro será cada vez mais necessário para preencher algumas posições, dado que a lista de transferências é aleatória na oferta que tem. Gostaria também que os critérios do olheiro fossem de alguma forma revistos, no entanto, pois com esta "especialização" de posições, muitas vezes o anzol vem vazio, ou com uma "bota".2º -> O que farias para melhorar o jogo?
O OSM é um jogo que vive da sua essência de simplicidade, algo que já referi acima na resposta que dei ao Joaquim. Para melhorar algo simples é necessário uma grande dose de bom senso, para se evitar estragar o que funciona bem. Para melhorar o jogo, gostaria, definitivamente, que os embates entre grupos pudessem ter alternativas às batalhas da APP: a possibilidade de um grupo escolher outro para uma batalha, por exemplo, ou até a possibilidade de, dentro da app, se fazerem torneios entre grupos, seria uma grande mais valia. O sistema de pontuação também poderia ser à escolha - o simples, ou o mais "rico" que era usado nas batalhas tradicionais.3º -> Quais os teus objetivos individuais e coletivos deste ano e do ano que se segue?
Em termos individuais, atingir os 2000 pontos de batalha da APP, chegar à Final do CN, participar pela primeira vez no CR, e, na minha faceta de "organizador" contribuir para que mais e melhores competições tanto de grupos como individuais surjam, tanto a nível nacional como internacional. Quando a objectivos colectivos, como já disse acima, ver o Pasteldenata no top 10 mundial de grupos na APP, e conseguir títulos nas diversas competições em que estivermos presentes.4º -> Qual a tua opinião sobre a futura extinção dos pontos de treinador? Achas justo o ranking das medalhas?
Não concordo com essa medida. Os PDT são de alguma forma um "marco" patrimonial do OSM - com eles muitos chegaram ao TOP 100 mundial, fruto de uma gestão criteriosa de slots, de ligas em que participaram, tendo sido sempre um dos principais "valores" de referência para qualquer treinador de OSM. Este novo sistema de medalhas é mais imediatista, e efémero. Qualquer novo treinador consegue em pouco tempo atingir os patamares mais altos da classificação, e isso não é sinónimo de qualidade por si só.5º -> Qual foi o teu maior feito a nível individual e coletivo? E o que ainda pretendes alcançar?
Até ao momento, a nível individual, o meu maior feito foi ter ficado em primeiro lugar nas 3 rondas preliminares da edição deste ano do CN. Infelizmente não consegui manter a fasquia nas meias finais, o que demonstra que o CN é de facto a maior e melhor competição individual no panorama nacional. Também me orgulho de já ter tido a possibilidade de representar a Selecção Nacional de OSM por mais que uma vez. A nível colectivo, tenho imenso orgulho na campanha que os Pasteldenata estão a fazer na CCW, onde nos encontramos neste momento na divisão CL, onde estão os 4 melhores grupos em competição. A nossa prestação da primeira edição da TPG, organizada pela ATP, também foi magnífica - ficamos em primeiro lugar. E o segundo lugar na ronda de Inverno da LNPG também me orgulha imenso. Quanto ao que pretendo alcançar? Mais e melhor a todos os níveis!6º -> Como prevês que seja o formato do apuramento do WC individual?
Pois aí está uma boa pergunta. Se implementarem o sistema de medalhas como referência de cálculo, a qualidade vai baixar significativamente, não tenho qualquer dúvida - a probabilidade de haver treinadores a desistir de ligas, por exemplo, vai ser enorme, pois esta nova "realidade" premeia o "agora", e esquece-se do lado mais carismático do OSM - a resiliência - que é um dos aspectos que mais gosto neste jogo.Obrigado pelas perguntas, mais uma vez, e grande abraço!
-
Olá Luis, seguem uma poucas perguntas para ti amigo.
1- quais os teus objectivos individuais e de grupo?
2- o que achas do futuro do jogo , com estas actualizaçoes , do ranking e outras ?
3- achas possivel o retorno das batalhas antigas ?
4- quais os aspectos que alteravas das novas batalhas, para as mesmas serem mais fixes de se disputarem ?
5- Sobre as seleções o que achas do novo selecionador nacional e a sua nova abordagem na seleção de jogadores ?
obrigado
Um abraço
Rui Almeida aka Bababufias
-
@bababufias said in [GE] Semana 81 - Moltensky:
Viva grande Rui! Que grande honra ter a possibilidade de responder às perguntas no nosso Selecionador Nacional de OSM!
1- quais os teus objectivos individuais e de grupo?
Os meus objectivos individuais no OSM passam por atingir os 2000 pontos em batalhas da APP, chegar a uma Final do CN, atingir (se ainda existir na altura) o TOP 100 mundial, e, enquanto organizador de competições, contribuir para que mais e melhores competições de referência surjam no panorama nacional e internacional do OSM. Quanto a objectivos de grupo, quero ver os Pastelnata no top 10 mundial em batalhas da APP, e a vencer títulos nas diversas competições em que está, e estará, presente.2- o que achas do futuro do jogo , com estas actualizaçoes , do ranking e outras ?
O OSM está a consolidar-se no meio dos jogos digitais como uma referência na área das simulações, e prova disso foi a recente passagem de mãos para a MiniClip. A lógica de negócio rentável estará sempre presente, e as alterações a que temos assistido comprovam esse rumo estratégico - em última análise, um jogador que tenha mais Boss Coins terá sempre mais vantagem que outro que não as tenha para gastar. No entanto, a GB nunca se pode esquecer que se chegou onde chegou, foi às custas de uma imensa comunidade de jogadores, que encontram sempre formas de, pegando na base do jogo, gerar competições e criar uma dinâmica que trouxe muitos jogadores a reboque. É preciso encontrar um equilíbrio entre a ideia de negócio puro e duro, e a possibilidade de utilizadores "não pagantes" poderem contribuir com o seu desempenho para tornar o jogo mais competitivo.3- achas possivel o retorno das batalhas antigas ?
Não acredito, muito sinceramente. O que estava em causa era uma abordagem de jogo que, eticamente, estava a causar transtornos legais à ideia de negócio. Não foi por acaso que, meses depois do fim das batalhas antigas, veio a lume a compra da GB pela MC. A questão de haver "entregas" entre jogadores, algo normal nas batalhas antigas, era uma pedra no sapato, tenho a certeza.4- quais os aspectos que alteravas das novas batalhas, para as mesmas serem mais fixes de se disputarem ?
Para começar, gostaria que fosse possível os grupos usarem o sistema da APP para poderem escolher adversários, possibilitando assim uma nova faceta de competições. Outra coisa que gostaria de ver implementado no atual sistema seria uma lógica de divisões mais bem definidas, com, por exemplo, 4 ou 3 fases por ano, com consagração de um campeão mundial no final. Também seria interessante que as ligas usadas fossem mais diversificadas, pois acabam por ser sempre as mesmas, em regime de rotação. Para além disso tudo, poderia ser adicionado um ranking de jogadores, pois há sempre aqueles que se destacam mais, e isso deveria ser valorizado, e visível - no Pasteldenata temos um ranking que analisa precisamente o desempenho individual de cada membro, e usamos essa ferramenta para várias coisas, uma delas a eleição de treinador do mês e do ano.5- Sobre as seleções o que achas do novo selecionador nacional e a sua nova abordagem na seleção de jogadores ?
Já tive a oportunidade, e a distinta honra, de ser chamado para a Selecção por esta nova equipa técnica, comandada brilhantemente por ti. Estive na Nations Cup a defender as nossas tão queridas cores, mas infelizmente não conseguimos o tão desejado apuramento para a Final. No entanto, tenho acompanhado a campanha na NWC, e é com grande satisfação que vejo a nossa Selecção nos primeiros lugares. Tenho a certeza que iremos dar cartas! Quanto à nova abordagem na selecção dos jogadores, concordo em grane parte - é precisamente em alturas de mudança que se podem também quebrar com rotinas antigas, e fazer reset às convocatórias, para assim dar oportunidade a novos jogadores, com muito potencial. O OSM é um jogo bastante mutável, com atualizações constantes no algoritmo, e o que hoje funciona, daqui a uns meses já não. Daí que seja fundamental um trabalho de prospecção constante, que sei que a equipa técnica faz, para sinalizar os novos valores emergentes. Como é evidente, só a qualidade não chega, pois há mais fatores a ter em conta, mas tudo isso sei que é analisado ao pormenor. A Selecção está muito bem entregue! Boa sorte para o que há-de vir! #CarregaPortugalGrande abraço Rui, e muito sucesso!
-
Boas Luis!
Deixo aqui umas perguntas .
Além disso gostaria de mencionar que pelo menos para mim és um dos grandes valores a emergir no jogo....Como ainda não tive a oportunidade de ler o que já foi escrito peço desculpa se for repetitivo!
1- Como apareceu o jogo na tua vida?
2- O que para ti falta ao jogo para subir de patamar?
3- Como estás a ver isto de acabarem com os antigos rankings?
4- Como recebeste a notícia da tua chamada á seleção nacional?
5- Quem são para ti os 5 melhores jogadores lusos da atualidade?
6- Quem foram para ti os 5 melhores jogadores de sempre?
7- Quem são para ti os 5 melhores grupos Pt?
8- Tuga Legends Reborn já sei que conheces, mas o que achas cá da malta?Abc e fica bem
-
Boas Luís
Espero que te encontres bem e cheio de saúde
Vou então fazer-te umas perguntinhas e espero não ser muito repetitivo.1 - Quem é o Luís na vida real ?
2 - Já influenciaste alguém a entrar neste "vício" ?
3 - Qual o melhor momento que já viveste no jogo ? E o pior ?
4 - O que é que ainda te vai "prendendo" ao jogo ?
5 - Qual é o "segredo" para o sucesso dos Pastel de Nata ?
6 - Se tivesses a oportunidade de mudar duas coisas no jogo, o que é que mudavas ?
7 - Quem são os teus favoritos para conquistarem o CN ? O que estás a achar desta final ?
8 - Qual é a tua tática favorita ?
9 - Qual é a tua opinião e o que é que conheces sobre o jogador "Paulo_Magalhaes" ?
10 - O que é que achas do grupo Sintra Crew ?Um abraço e muito boa sorte quer no jogo, quer na tua vida a nível pessoal
-
@cristianomacedo20 said in [GE] Semana 81 - Moltensky:
Viva Cristiano! Obrigado! Devolvo-te o elogio, e sei que estás a suar e bem a camisola de todos nós na UAE Championship! Continua com a excelente recuperação!
Vamos então às respostas:
1- Como apareceu o jogo na tua vida?
Foi por mero acaso. Como muitos, quando era mais novo, passei horas e horas em simulações de futebol no PC, em especial com o Championship Manager. Com esta nova realidade do jogos no telemóvel, um dia cruzei-me na Play Store com o título, instalei, e fui gradualmente "entrado" no jogo. Isto foi em Maio de 2018. Em Setembro desse ano um tal de Footlisboa mandou-me mensagem a convidar para um grupo, o Brasil Portugal Brothers. E pronto, a partir daí, foi sempre a rolar!2- O que para ti falta ao jogo para subir de patamar?
Nunca fui muito apologista de cenas de patamares muito elevados, sou sincero. Agrada-me o toque "geek" de projectos como este, que vai ganhando dimensão com o interesse dos utilizadores, que fazem "seu" algo e que o elevam para uma dimensão muito além daquilo que os próprios criadores alguma vez sonharam. O OSM tem esse cunho, mas temo que o interesse do negócio possa desvirtuar a essência da coisa. Os próximos meses o dirão.3- Como estás a ver isto de acabarem com os antigos rankings?
Não concordo. Os motivos estão explicados já na resposta 4 que dei ao Abarradas2003, acima.4- Como recebeste a notícia da tua chamada á seleção nacional?
Fiquei surpreendido, como aliás fiquei sempre que fui chamado, em especial na primeira vez, para um torneio Sub-21. Trabalho diariamente para que mais membros do Pasteldenata tenham condições de serem chamados, e nestas convocatórias da nova equipa técnica, estava bastante confiante que pelo menos um Pasteldenata fosse chamado. Foram chamados quatro, eu incluído.
Muito mais do que o que estava a à espera, mas todos com mérito.5- Quem são para ti os 5 melhores jogadores lusos da atualidade?
Sob pena de deixar de fora imensos, pois qualidade é o que não falta no OSM português, aponto como referências o @WarriorFCP , o @diogovarela7 (apesar de estar um pouco afastado da ribalta, será sempre, para mim, uma referência), o @zé-tigresa e o @RD8S8PS , ambos com campanhas fortíssimas na edição deste ano do CN, e, finalmente, o @Footlisboa , que é uma máquina de vitórias, e o meu "padrinho" no mundo dos grupos.6- Quem foram para ti os 5 melhores jogadores de sempre?
Sou sincero, estou no OSM há demasiado pouco tempo (ao lado de outros que levam anos e anos disto, quase 3 anos não é nada) para poder, com justiça, referir 5 jogadores melhores de sempre, sem deixar de fora malta brilhante que já deu cartas no passado, mas que pela minha "verdura", desconheço. Desculpa, mas esta vou passar7- Quem são para ti os 5 melhores grupos Pt?
Neste momento, defino Sintra Crew, Lusos, Pasteldenata, Portvcale e Tuga Legends Reborn como os 5 grupos mais fortes. No entanto, outros grupos estão a crescer cada vez mais, pelo que, provavelmente, muito em breve irei ter outra opinião. Grupos como os Éder Resolve, Champions OSM, Zitismo, entre outros, estão a aparecer cada vez mais. Vamos a ver como correm as competições nos novos formatos.8- Tuga Legends Reborn já sei que conheces, mas o que achas cá da malta?
Claro que conheço, e admiro. Vocês têm feito um percurso notável, e prova disso é a vossa posição no ranking mundial de batalhas da APP, onde já estão a pisar os calcanhares aos Pasteldenata há meses. Têm grandes treinadores nas vossas fileiras, e terão, certamente, muitos sucessos a breve e médio prazo.Abraço!
-
@paulo_magalhaes said in [GE] Semana 81 - Moltensky:
Viva! Espero que também esteja bem e de saúde! Vivemos tempos estranhos!
1 - Quem é o Luís na vida real ?
Um "moço" a caminho dos 45 anos, pai de 3 rapazes maravilhosos, designer gráfico de profissão, e Poveiro na certidão de nascimento. Adepto do Varzim desde sempre, mas com grande ligação ao SLB por rebeldia, dado que cresci rodeado de Portistas.2 - Já influenciaste alguém a entrar neste "vício" ?
Não. Sou muito reservado na minha vida pessoal, e mantenho para mim algumas zonas "privadas". O OSM tem para mim esse valor de espaço onde posso estar "sozinho".3 - Qual o melhor momento que já viveste no jogo ? E o pior ?
O melhor momento foi, de longe, a minha chamada à Selecção Sub-21 há cerca de um ano. Fui apanhado completamente de surpresa, pois nunca me tinha passado sequer pela cabeça que pudesse algum dia estar nesse patamar. O pior, vai sendo aqui e ali, quando o algoritmo teima em virar do avesso tudo aquilo em que confio como certo nas táticas e opções. Fico mesmo lixado, mas como sou teimoso, nunca desisto de seguir em frente, e continuo a testar o algoritmo até aos limites.4 - O que é que ainda te vai "prendendo" ao jogo ?
Tenho vindo a variar a minha presença e motivos de interesse no OSM, pelo que não é só a simulação à hora X ou Y que me motiva. Faço parte da direcção dos Pasteldenata, estou envolvido na organização de torneios (mais activamente na OTP e na Nations Cup neste momento), pelo que são estes pontos de contacto que me vão trazendo interesse diversificado no jogo.5 - Qual é o "segredo" para o sucesso dos Pastel de Nata ?
Já elaborei sobre este tema na resposta à pergunta 14 que o Joaquim me fez, lá em cima.6 - Se tivesses a oportunidade de mudar duas coisas no jogo, o que é que mudavas ?
Voltava a aplicar a lógica de simulações de venda à hora certa, isso era já. Evoluir as funcionalidades da aba de grupos para um patamar mais próximo da realidade - e que só externamente, neste momento, é possível. Algo tão importante para a cultura do OSM como as competições de grupos deveriam ser muito mais exploradas na APP.7 - Quem são os teus favoritos para conquistarem o CN ? O que estás a achar desta final ?
Como sabes, estou a fazer o diário da Final, no tópico do CN, e, melhor que ninguém, estou a viver o dia a dia como se estivesse lá. Os três actuais primeiros classificados são para mim os favoritos - @zé-tigresa, @RD8S8PS e @Trutriz . Mas tudo pode acontecer!8 - Qual é a tua tática favorita ?
Gosto muito do 433A, com variações em 442A. São as que mais exploro no jogo.9 - Qual é a tua opinião e o que é que conheces sobre o jogador "Paulo_Magalhaes" ?
Grande jogador, um companheiro de OSM de longa data, e o fundador de um grupo de referência, para mim, que são os Wolves. Gostava de te ter nos Pasteldenata, mas os Sintracrew ganharam a corrida.10 - O que é que achas do grupo Sintra Crew ?
O melhor grupo português da atualidade.Grande Abraço! Muito sucesso!
-
Boa noite Luís - @Moltensky.
Primeiro que tudo quero dar-te os parabéns pelo diário do CN. Revela o entusiasmo que tens pelo jogo e pela competição em si.
Agora seguem umas perguntas:
1 - Como surgiu ou onde te baseaste para escolher o teu nome de treinador?
2 - No teu perfil consta um verso de um poema de Fernando Pessoa - "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce". Esta frase serve para demonstrar a todos os seres humanos o poder dos sonhos. Também és um sonhador no OSM?
3 - Estás no jogo à quase 3 anos. Até quando pensas continuar a jogar?
4 - Enumera três qualidades do jogo que sirvam de base em termos de motivação para continuarmos a jogar?
5 - Se um treinador do PASTELDENATA estivesse determinado a sair do grupo, como é que o demovias?
6 - Tens algum treinador que gostasses de ter no PASTELDENATA?
7 - Se houver WC este ano, como achas que vai ser feita a selecção dos treinadores? Gostarias de participar?
8 - De todas as mudanças que tem havido no jogo, consegues encontrar algumas que tenham sido positivas?
9 - Se recebesses um convite de um grupo do top 10, que de certeza já recebeste, o que farias?
10 - E para acabar...Define só com uma palavra cada elemento do PASTELDENATA!!!
Obrigado e continuação de boa entrevista.
-
Olá Luís @Moltensky .
Como prometido, vim participar nesta tua entrevista. Já agora, parabéns por seres o entrevistado da GE.
Já estive a ler as questões que te deixaram e as respectivas respostas para não repetir...1- Como caracterizas a OTP?
) tem vindo a "formar" e ajudar malta nova no mundo do OSM em vários aspectos. Achas que a comunidade ganhava mais se houvessem mais youtubers como o André?
2- Estás a fazer um grande trabalho no CN, ao "relatares" diariamente as jornadas. Como te disse no privado, é um gosto ler todos os dias o desenvolvimento desta final graças a ti. A minha questão é: Como arranjas paciência para conseguir fazer isso todos os dias?
3- Os EderResolve, após meses de debate e um pouco por influência de grupos rivais tais como os Sintra Crew, Pastel de Nata e PortVcale, decidiu criar a primeira academia - os EderResolve Academy. O que tens a dizer sobre isso e o que pensas sobre as academias em geral?
4- O André @santana100 com o seu canal de youtube (
5- Se tivesses o poder de "roubar" treinadores a outros grupos, que 3 treinadores gostavas de levar para os PDN e porquê?
6- Como sabes que não é possível, nem bonito "sorrabar" treinadores de grupos rivais... Se tivesses que deixar os PDN, qual seria o grupo que gostarias que te acolhesse?
7- Achas que o nosso Benfica vai conseguir o segundo lugar?
8- Se te dessem a escolher entre dirigir o Chaves à primeira sem ordenado ou dirigir o Viseu remo à descida a receber, o que escolhias?
9- Quais são os números que vão sair hoje no euromilhões?
10- Qual a questão que ainda não te fizeram e nem queres que te façam?Para já é isso... Diverte-te a responder e continuação de uma boa entrevista! Uma abraço companheiro
-
Boas amigo Luís.
Vou-te fazer algumas perguntas, e desde já desculpa se alguma estiver repetida:
1 - Preferes jogar competições individuais ou de grupo?
2 - Para ti qual o jogador que mais cresceu nos PASTELDENATA?
3 - Quem é o mais engraçado dos PDN? E o mais sério?
4 - Vias-te em algum outro grupo (da comunidade ou fora dela) que não os PDN?
5 - O que achas dos Portvcale?
6 - Qual o modelo que te atraía mais? Batalhas antigas (de fórum) ou batalhas de app?
7 - Consideras-te um jogador mais defensivo ou ofensivo?
8 - Se pudesses dar um conselho a alguém que esteja a dar os primeiros passos no OSM, qual seria?A nível de perguntas é isto, mas não posso deixar de referir a admiração que tenho por ti, como jogador (um dos melhores da atualidade) e também como pessoa, sempre impecável de todas as vezes que tive a oportunidade de interagir contigo.
Grande abraço, amigo!
-
boas mano! @Moltensky, como não gosto de fazer muitas perguntas e a malta já fez tanta deixo aqui as minhas:
-
quando começaste a jogar osm imaginavas que hoje serias, na minha opinião, um dos melhores jogadores portugueses da atualidade?
-
acreditas que conseguiremos chegar ao topo do ranking de batalhas nos próximos meses?
-
já agora, uma opinião sobre mim?
por fim, como não tenho jeito p fazer perguntas, como podes ver ahaha, queria te dar os parabéns pelo trabalho na página do cn, e pelo trabalho desenvolvido no grupo, como bem sabes... quando entraste no grupo, lá para 2019, e jogaste as 1as batalhas por nós, disse ao grande bernardo que tu eras fora do comum, um craque mesmo, e penso que todo o sucesso que estás a ter é totalmente merecido, parabéns!
-
-
@especial-fcp said in [GE] Semana 81 - Moltensky:
Obrigado! Faço esse diário do CN precisamente para que todos possam acompanhar o desenrolar da competição como se estivessem "lá dentro"!
Vamos lá:
1 - Como surgiu ou onde te baseaste para escolher o teu nome de treinador?
Este nickname já me acompanha na "vida virtual" quase desde sempre. Tenho-o usado noutras "vidas", e quando entrei no OSM, foi a escolha lógica. Quer dizer, literalmente, "Céu Fundidos", e é uma espécie de referência à paixão que tenho pela ficção científica.2 - No teu perfil consta um verso de um poema de Fernando Pessoa - "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce". Esta frase serve para demonstrar a todos os seres humanos o poder dos sonhos. Também és um sonhador no OSM?
Gosto muito desse "arranque" da grande obra que é a Mensagem do Fernando Pessoa. O sonho é aqui apresentado como o canal pelo qual o Homem recebe o "comando" de Deus (aqui uma entidade criadora), o que permite que a obra se concretize. No OSM acabo por ser um misto de criador e sonhador, ao fim e ao cabo. Pois existe sempre um diálogo constante entre o "querer" ganhar, e o "sonhar" as melhores táticas para que tal aconteça.3 - Estás no jogo à quase 3 anos. Até quando pensas continuar a jogar?
Jogarei enquanto sentir prazer. Como sabes não me limito a ser um mero jogador "anónimo" - tenho-me vindo a envolver também noutros aspectos do jogo, tal como a dinamização do grupo a que pertenço, e a contribuição para a organização de competições. Enquanto sentir que sou útil também nessas funções, terei nelas um incentivo extra para continuar no OSM, mesmo que a nível do jogo propriamente dito já não encontre, eventualmente, motivação. Por isso, creio que ainda andarei "por aí" mais algum tempo.4 - Enumera três qualidades do jogo que sirvam de base em termos de motivação para continuarmos a jogar?
Simplicidade, Consequência, Resiliência.5 - Se um treinador do PASTELDENATA estivesse determinado a sair do grupo, como é que o demovias?
Já me aconteceu várias vezes lidar com treinadores do grupo que demonstraram vontade de sair. É algo que vejo com naturalidade, sem grandes dramas. O que faço é perceber o que causa essa vontade, analisar na Direcção do Grupo a situação, tentar proporcionar condições para que o treinador permaneça, e, se mesmo assim a vontade se mantiver, desejar boa sorte e deixar sempre a porta aberta para um eventual retorno no futuro.6 - Tens algum treinador que gostasses de ter no PASTELDENATA?
Sim, há imensos treinadores de qualidade que gostaria de ter no grupo. No entanto, a maior parte deles ou está já em grandes grupos, ou não tem interesse em pertencer a grupos. No Pasteldenata não temos uma política agressiva de "contratações" - não está no nosso ADN "roubar" treinadores a grupos rivais. Como tal, apostamos essencialmente na formação para a renovação, e, obviamente, estamos atentos ao que se passa no panorama dos grupos de topo, para perceber se poderá haver disponibilidade e interesse de algum treinador com o perfil que se encaixe na nossa cultura e forma de estar no jogo.7 - Se houver WC este ano, como achas que vai ser feita a selecção dos treinadores? Gostarias de participar?
Dado que os PDT "vão à vida", provavelmente a selecção de treinadores será feita pelas MDT (medalhas de treinador). Não estou a ver outra forma de categorizar de forma simples o desempenho individual de cada um. Se gostaria de participar? Claro que sim. Estava já atento para a edição deste ano, mas a coisa parou, agora fica claro porquê - e extinção a breve prazo dos PDN (prontos de treinador).8 - De todas as mudanças que tem havido no jogo, consegues encontrar algumas que tenham sido positivas?
O meu sentimento em relação às mudanças recentes no OSM é filtrado pela noção que tudo o que foi feito, foi no sentido de tornar o OSM apetecível para o negócio, e a prova disso está à vista - a recente aquisição da GB para MC. Como é evidente, vejo com desconfiança tudo o que está a acontecer. Mas uma coisa é certa - a partir do momento em que tenha que "pagar" para "ganhar", serei certamente mais um a engrossar a já extensa lista de treinadores que abandonaram o jogo nos últimos meses.9 - Se recebesses um convite de um grupo do top 10, que de certeza já recebeste, o que farias?
Não foram assim tantos quanto isso. Creio que passarei já uma imagem de grande compromisso com as "causas" que defendo, e o Pasteldenata é uma delas. Mais do que querer dar o salto para um grupo do top 10, tenho o objectivo de, com o meu contributo, colocar os Pasteldenata lá.10 - E para acabar...Define só com uma palavra cada elemento do PASTELDENATA!!!
Sir Pedro Freitas - o Capitão
henriques santos - o Doutor
NunoZorro89 - o Duro
Zé Tigresa - o Ás de Espadas
Sir Tiago Silva - o Ministro
JcMegaslb - o Javardo
FGORDO - o Rei
Renato Pratas - o Puto
malfra - o Velocista
EduardoNBMarques - o Adjunto
Los Compadres - o Barão
Tobiassegura2016 - o Boss
obeddd - El Mariachi
BRC2PL - o Chef
marto_killer - o NoobGrande abraço!
-
@márcio-girilim-santos said in [GE] Semana 81 - Moltensky:
Como é Márcio? Tá tudo? Obrigado parceiro. É de facto uma grande honra aqui estar na GE, e espero não estar a desiludir as expectativas, que pelos vistos são altas! Vamos lá:
1- Como caracterizas a OTP?
É um dos esteios da comunidade portugueses de OSM, com uma já longa tradição da organização de Torneios. No que depender do meu humilde contributo, assim continuará por muitos anos.2- Estás a fazer um grande trabalho no CN, ao "relatares" diariamente as jornadas. Como te disse no privado, é um gosto ler todos os dias o desenvolvimento desta final graças a ti. A minha questão é: Como arranjas paciência para conseguir fazer isso todos os dias?
Obrigado. Tive a ideia de o fazer no seguimento do que já "ensaiei" nas jornadas finais das meias finais onde estive presente na Liga Paulo Futre. Como sabes, temos um cutelo sobre o pescoço - o fecho do tópico do CN por "falta de actividade". Aliás, esteve encerrado uns tempos, mas depois da reação da comunidade, felizmente prevaleceu o bom senso, e voltamos a ter o tópico de volta. No entanto, a sombra paira sempre no ar... Estou também na organização da Nations Cup 2021, uma competição de Selecções nacionais de OSM, e uma vez que houve sucesso com a lógica de postagem diária de conteúdos, acabo por tentar replicar essa fórmula para o CN, graças à ajuda do David ( @Zé-tigresa ), que todos os dias me passa religiosamente os resultados. Espero que o trabalho esteja a valer a pena, e, pelas reações aqui e ali, acredito que sim.3- Os EderResolve, após meses de debate e um pouco por influência de grupos rivais tais como os Sintra Crew, Pastel de Nata e PortVcale, decidiu criar a primeira academia - os EderResolve Academy. O que tens a dizer sobre isso e o que pensas sobre as academias em geral?
Antes de mais, dar os parabéns pela iniciativa. Para mim, quando entrei nos Pasteldenata, a Academia já era uma realidade, e algo já consolidado no dia-a-dia do grupo. Vejo as Academias como uma maneira eficiente de formar jogadores para os Grupos Principais - não basta terem qualidade, é necessário que sintam a camisola, que já tenham rotinas de grupo e de jogo consolidadas, para quando forem chamados ao mais alto nível terem uma curva de aprendizagem mais curta, e poderem singrar mais rapidamente.4- O André @santana100 com o seu canal de youtube tem vindo a "formar" e ajudar malta nova no mundo do OSM em vários aspectos. Achas que a comunidade ganhava mais se houvessem mais youtubers como o André?
Parabéns ao André pela iniciativa - está a fazer um ENORME trabalho, e a trazer sangue novo, já com as "bases" necessárias para poderem vingar no OSM. Obviamente que se houvessem mais, melhor. As novas gerações são mais sensíveis a esse novo canal de comunicação global, e aprendem muito mais rapidamente dessa forma - vejo pelos meus filhos, que ao seguirem youtubers nas suas áreas de interesse, conseguem depois concretizar os seus projectos por imitação e tentativa/erro mas optimizada.5- Se tivesses o poder de "roubar" treinadores a outros grupos, que 3 treinadores gostavas de levar para os PDN e porquê?
São vários que gostava de ter nos Pasteldenata, mas não os vou nomear. Não queremos roubar treinadores a nenhum grupo. Se lá estão, é porque se identificam com as suas rotinas, camaradagem, e se sentem recompensados de alguma forma. Quando os grupos atingem um nível de topo, é fundamental para o seu sucesso o compromisso e a vontade de "vestir a camisola" dos seus membros.6- Como sabes que não é possível, nem bonito "sorrabar" treinadores de grupos rivais... Se tivesses que deixar os PDN, qual seria o grupo que gostarias que te acolhesse?
Se um dias sair dos PDN, será porque arrumei as botas de vez.7- Achas que o nosso Benfica vai conseguir o segundo lugar?
Não é impossível, mas dada a incompreensível irregularidade desde início de época, vejo muito difícil. A vitória contra o Braga foi importante, vamos a ver se agora engatam.8- Se te dessem a escolher entre dirigir o Chaves à primeira sem ordenado ou dirigir o Viseu remo à descida a receber, o que escolhias?
O meu lado dom quixotesco levar.me-ia para o Chaves, sem qualquer dúvida. Mas mesmo que conseguisse a subida, muito provavelmente não ficaria na época seguinte, pois não haveria dinheiro que pagasse a minha contratação.9- Quais são os números que vão sair hoje no euromilhões?
Fácil. 10 12 37 49 50 + 3 8. Esperei por hoje para te dar essa ajuda.
10- Qual a questão que ainda não te fizeram e nem queres que te façam?
Por norma tenho uma gestão muito apurada de expectativas, fruto da idade, talvez, e também da minha forma de ser. Prefiro ser surpreendido, e, nesse aspecto, esta minha presença na GE tem sido pródiga em perguntas muito interessantes. Agora se as respostas estão à altura, é outra história.Abraço Márcio! Obrigado!
1/39