Análise e Crítica Social
-
@feelstrikex said in Análise e Crítica Social:
Outro problema evidente nisto é o psicólogico do médico, porque é evidente que "matar" um ser semelhante deixa marcas, tanto que podemos averiguar que por norma quando há acidentes rodoviários uma coisa quando os mesmos acontecem existe apoio de um psicólogo, a banalização deixa marcas psicóticas que irão acompanhar o médico para toda a sua vida.
É uma questão pertinente mas do meu conhecimento, os médicos são a favor da Eutanásia.
Em 2007 um estudo indicava cerca de 40% dos profissionais a favor, em 2018 um outro estudo indicava cerca de 51% e em 2019 um outro estudo já indicava que 55% concordava com a eutanásia voluntária. No entanto acho que era relevante ser feito um estudo alargado englobando todos os profissionais de saúde visto que são milhares e nestes estudos usarem uma amostra muito reduzida. -
Continuem a dar argumentos, o tema foi e é interessante/importante.
Também já sabem que podem dar sugestões de próximos temas!!! -
Não há mais debate, amigos?
Irei pensar já no próximo tema, entretanto, já sabem, volto a frisar que estão a vontade para sugerir quaisquer tópico.
-
Tema 2 - Legalização da Cannabis para fins recreativos
Este é uma tema controverso, que mexe com uma diversidade de temas tal como o económico, social, político e ético.
Se por um lado, a legalização tornaria o produto "mais banal" e iria "gerar receitas para o Estado", por outro lado, algo mais conservador, acredita que é "um pecado" legalizar drogas leves, porque, de facto, são drogas.
Desta vez, no lugar de me estender em demasia nos comentários, vou tece-los agora de modo a abrir o debate:
-
Culturalmente, o café é proibido em alguns sítios mas cá é legal. O mesmo acontece com a Cannabis, em alguns países é legal, mas ca não o é.
-
Economicamente, a cannabis é um negócio para o Estado, para além de tornar mais seguro o seu consumo, por exemplo. Isto desde a perspetiva de quem está a favor.
Do lado de quem está contra, e que, à priori, é das visões mais partilhadas em Portugal, é de que socialmente a cannabis não é aceite e, já desde um lado político, pode ser prejudicial. -
Existem variantes da cannabis como a CBD, que já é incluída no vinho, por exemplo.
-
-
Eu sou a favor da legalização. Primeiro pq o consumo seria controlado. Segundo, iria trazer algumas receitas para o estado através de impostos. Por último e mais importante de todas, porque faz bem a diversos problemas de saúde.
Muitas pessoas acho que tem ideia que iria existir uma espécie de um dealer a vender canábis aos drogados mas não seria isto porque não é este o objetivo. -
Bora maltinha, não se esqueçam de dar a vossa opinião
-
Então não há mais argumentos? Será que é necessário mudar de tema?
-
Tema 3 - Pena de Morte
A pena de morte tem sido um dos temas mais estruturantes da nossa sociedade, inclusive, sendo esta sugerida pelo partido político liderado por André Ventura - CHEGA.
A pena de morte tem, para além de ser tema político, tem sido um tema filosófico, ético, moral, social e até económico.
Quanto vale a vida humana? Quanto custa um recluso ao Estado? É possível a reinserção social? É moral "matar" um criminoso?
Estas são algumas das perguntas mais populares, mas há quem defenda todo tipo de perspetivas. Por exemplo, os pedófilos é que devem ser condenados a pena de morte. Por outras palavras, existem uma imensidão de perspetivas quanto a pena de morte. O que é realmente justiça?
Qual é a vossa opinião?
-
Amigos, este tópico aceita todo tipo de opiniões, de debates, críticas, análises, etc... não deixem cair no esquecimento um tópico que procura dinamizar, promover e incentivar o pensamento crítico de forma pedagógica.
-
A pena de morte tem muito que se lhe diga pois não para muitos nem sequer é a justiça suficiente para os criminosos a aqueles que são defensores do que cá se fazem, cá se pagam.
Na minha opinião não deve ser legal, embora às vezes quando ouço determinados assuntos séria o mais justo.
Sobre a justiça cada um tem a sua justiça, agora a lei é só uma, em cada país, e é por ela que todos os cidadãos se regem, se na nossa "lei" deve haver ou não a pena de morte, acredito que é um tema muito longínquo daquilo que é a nossa atual cultura. -
Irei dar um mais uns dias para debater este tema, irei propor um novamente. Se entretanto não se justificar o tópico e este não estar a ser útil, infelizmente, terá de ser fechado. Uma pena, uma vez que tinha começado tão bem!!
-
Estive a pensar, e se o tópico leva 2 temas sem ninguém o discutir, infelizmente, tenho de pedir aos moderadores que procedam ao fecho do mesmo, se assim o considerarem, uma vez que posso continuar a tentar dinamizá-lo embora pense que, por muita pena minha, já não se justifique.
-
Eu não sou a favor da pena de morte. Acho que se é cometido um crime, a pessoa tem que pagar com ele e sofrer um pouco com isso na sua solidão. O que vai adiantar se ele morrer? Eu não sei o que está do lado de lá mas não acredito em céu e inferno.
-
Estou na mesma página que tu, isto é, não acredito em céu e inferno (pelo menos, nos moldes mais comuns). Acho que matar alguém é poupar-lhe de sofrimento, de arrependimento. Mas a questão aqui não é ver a pessoa que te fez sofrer, a sofrer também mas sim existir justiça embora essa justiça jamais poderá colmatar o sofrimento que a pessoa sente e sentiu e sentirá.
Ou seja, existem aqui algumas questões que me coloco: O que é justiça? Serve para alguma coisa a justiça, em casos mais extremos? Onde está a ética na morte? Epah, há aqui tanta questão que podemos explorar, vamos lá dar argumentos!!
-
Como deves ter reparado, sou a favor da eutanásia mas contra a pena de morte. Para mim são casos diferentes mas no entanto há algo em comum, a morte. A morte na eutanásia serve para acabar com o sofrimento de alguém e a pena de morte servirá para quê? No meu ponto de vista a pena de morte só irá trazer paz a um criminoso. Acredito que estar fechado numa cela privado da liberdade custará bem mais que morrer.
-
Exatamente. Esse é o meu ponto de vista também mas a questão que me coloco vai mais além: Mesmo existindo justiça, isto é, quem te fez sofrer leva o castigo merecido, isso vai-te trazer paz?
Eu coloco a questão do ponto de vista da consciência, do que é realmente a justiça para connosco próprios, do perdão ou do rancor, inclusive. Muitos dos filmes que vemos são baseados na ira, no rancor, na vingança.
O que é estar em paz numa situação em que sofreste à custa de outra pessoa?
Eu coloco esta questão de modo a ir mais além no assunto e podermos entender a razão de este tipo de medidas existirem, do que as motiva. Também é importante percebermos como ela surge (a pena de morte), e certamente, essas origens da pena de morte, não são as mesmas de hoje, levando a que a própria justificação da mesma seja diferente.
-
Tenho estado algo ausente nos últimos tempos, e peço desculpa por isso.
Vamos ter agora um espaço de tempo para que sugiram um novo tema, caso contrário, irei escolher eu.
-
Num momento em que tanto falamos dos direitos lgbt, pq não abordar esse tema?
-
Tema 4 - LGBT
Este tema tem sido também um dos mais transversais nas sociedades contemporâneas. É um tema estruturante da sociedade levando a abertura de inúmeros debates na esfera pública.
Além disso, tem sido razão de uma infinidade de manifestações e movimentos sociais ao longo da história (e não apenas recente).
O mês de junho assinala isso mesmo, "O Mês da História LGBT é um mês de observação anual da história de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, e a história dos direitos dos gays e movimentos de direitos civis relacionados." (fonte: wikipedia).Já puxando um bocado para assuntos concretos, temos o exemplo do escândalo da uefa em não permitir que a seleção alemã iluminasse o Allianz Arena, , em forma de solidariedade com o povo húngaro que teve aprovada uma lei que inibia certos direitos sociais, com as cores do arco-íris (cores que representam o movimento).
Nesse sentido, o tema é mais do que pertinente para além da transversalidade que aborda isto é, para além de ser fundamental no funcionamento das nossas sociedades, é um tema político, social, humano.
O Debate Está Aberto!!!
-
No caso da UEFA eu concordo claramente, embora seja contra essa medida do governo Húngaro, por achar que cada um deve fazer aquilo que entender, porque só se vive uma vez, por isso devem fazer o que gostam, mas envolver política com o Futebol não acho uma boa ideia misturar, pois iria ser uma ofensa para os Húngaros, caso ocorre-se, e não é assim que se resolvem os problemas, isso até poderia gerar outras polémicas.