Análise e Crítica Social
-
Proposta 3 - Vacinas da Covid-19
-
Proposta 4 - Ambiente
-
Parece-me bem as propostas 3 e 4. Ambas são muito importantes embora que a questão do ambiente / alterações climáticas acho bastante importante e que pouco ou nada as pessoas lhe dão valor.
-
Bora maltinha, toca votar!!
-
Tenho muita pena do que vou anunciar mas é assim mesmo, sendo que submeti à votação o ultimo tópico e existiram apenas 2 votos, não havendo quase debate sobre os mesmos e, de igual modo, sobre os temas anteriores, tornando-se este tópico um blog e não um tópico de discussão e debate, peço aos moderadores e/ou staff que o fechem até existirem condições de reabertura.
De igual forma, espero que tenham aprendido alguma coisa, que tenham aproveitado, gostado e disfrutado do tópico.
-
@moumiguel7070
Tenho pena porque é um tópico bastante interessante. -
É verdade, amigo. Mas não tendo atingido os mínimos de participação, o tópico perde, eventualmente, a sua essência.
Eu não me importo de continuar a apresentar temas, sinceramente e estou disponível para isso, mas escrevi o que escrevi no sentido de que a ideia é mesmo essa, ser um tópico mais dinâmico e não apenas apresentar temas.
Mas pronto, se acharem boa ideia, posso continuar como se fosse uma espécie de rubricas semanais e a malta decide se comentar ou não. -
Continuado com a ideia anterior, decidi continuar com o tópico.
Vamos ver.
O próximo tema será sobre as vacinas da covid-19, uma vez que tem sido um tópico polémico ultimamente.
Nos próximos dias apresento o tópico. -
Tema 8 - Vacinas Da Covid-19
Um dos temas mais atuais e que tem sido fraturante no seio da sociedade portuguesa.
A verdade é que as sociedades têm tido a tendência de se tornarem cada vez mais polarizadas, isto é, o padrão tem mostrado que seja qual for a posição/ideologia/opinião adotada, esta é menos moderada e sim mais radical. Ou existe um "sim" ou um "não".
Estamos perante uma esfera pública heterogênea, onde existe uma escassez de debate, de ponderação, de racionalização.Após está breve contextualização sobre os padrões que temos assistido nas sociedades contemporâneas, poderá fazer mais sentido entender a razão de que um tema tão importante como a vacina contra à covid-19 tenha sido tão fraturante.
Por um lado, existem os que não se querem vacinar (seja por medo, por negacionismo, seja pela razão que for) e por outro lado, existem os que se vacinam.- A verdade é que ela não é obrigatória mas tem existido legislação que tem levado a que, indiretamente, esta seja obrigatória.
Não vale a pena apresentar números muito concretos, é um facto que a grande maioria se tem vacinado e que as réplicas que a mesma oferecerem têm sido mínimas.
Não querendo exceder-me na apresentação do oitavo tema e não querendo responder-me a mim próprio, deixo algumas questões no ar para que, eventualmente, possam guiar o vosso comentário sobre o tema:
- Será a Vacina segura?
- Qual a razão de existir tanto negacionismo?
- Será a toma da Vacina realmente voluntária?
- Que mecanismos podem existir para melhor informar a população para evitar tudo o que é fake news, etc...?
- Já tomaste alguma dose? Sentiste alguma coisa anormal?
-
@moumiguel7070 said in Análise e Crítica Social:
Será a Vacina segura?
Qual a razão de existir tanto negacionismo?
Será a toma da Vacina realmente voluntária?
Que mecanismos podem existir para melhor informar a população para evitar tudo o que é fake news, etc...?
Já tomaste alguma dose? Sentiste alguma coisa anormal?Será a Vacina segura?
Se a vacina é segura ou não, não é nenhum de nós que sabe com certeza. Agora, que todo o mundo está a confiar nelas, isso está, e isso faz-me acreditar que sim, são "seguras" ...Qual a razão de existir tanto negacionismo?
-O tempo em que foram elaboradas, que foi muito curto, isso desperta dúvidas em qualquer pessoa. É normal.
-As fake news !!! Sem dúvida isto sim faz com que muitas pessoas andem mesmo num planeta aparte ...Será a toma da Vacina realmente voluntária?
Sim tecnicamente no nosso país ainda é voluntária. Agora, que para ir dentro de um restaurante ao fim de semana seja preciso certificado de vacinação ou fazer testes, que convenhamos, são chatos para ******* .... aqui já entramos numa onda de quase obrigação ... Mas não é, só se vacina quem quer.Que mecanismos podem existir para melhor informar a população para evitar tudo o que é fake news, etc...?
Infelizmente aqui sou bastante frio, quem é burro é burro, ouve uma coisa e não procura perceber outras opiniões ou pesquisar mais informação. Ouvem e aceitam tudo ...
Na minha opinião, na Internet é impossível não existirem fake news ou controlo sobre elas ... Só um supercomputador poderia eliminar tudo logo quando publicado ...
Mas mantenho a minha ideia, "Um dos maiores privilégios desta vida é ter conhecimento" .
"Open MInd"Já tomaste alguma dose? Sentiste alguma coisa anormal?
Sim já. Tenho 23 anos, tomei esta semana, na 4ªfeira a vacina Janssen. Já tenho o 5G
Tudo ok, sem dores no braço, sem febre, sem má disposição... Tudo igual ... Safei-me de tudo o que tem acontecido a algumas pessoas
Até agora não senti absolutamente diferença nenhuma no meu dia a dia.
Acredito que já depende de pessoa para pessoa ... Cada sistema imunitário é diferente e aceita de forma diferente tal e qual como quando adoecemos ...
Ou tive sorte, se bem que eu não acredito na sorte ... -
Bora maltinha, toca debater!!!
-
No próximo tema, iremos abordar o meio ambiente.
Em breve, irei publicar e poderemos debater um dos temas mais atuais das nossas sociedades.Até jazz!
-
Peço desculpa por ter estado inativo, estou a trocar de casa e estou aguardando pelo contrato para ter internet. Abraço.
-
Tema 9 - Autárquicas
Como todos sabemos, estamos em ressaca eleitoral e faz hoje uma semana que soubemos qual seria o destino das nossas autarquias.
O PS desceu na votação mas consegue vencer por terceira vez consecutivas as eleições autárquicas, embora o PSD tenha sido considerado um dos grandes vencedores da noite na sequência da inesperada vitória de Carlos Moedas.
O CDS viu-se "salvo" graças as coligações; a CDU perde 5 câmaras e não consegue recuperar o poder local em lugares chave.
PS vence 149 câmaras e, tal como foi referido, continua como o partido mais votado destas eleições (com 34,23% dos votos) mas perdeu alguma força à nível nacional. É um facto.
Os dados são públicos e podem-se consultar em diversos sites oficiais e nas páginas de comunicação social como o público, sic noticias, etc...
E vocês, foram votar? Foram candidatos? O que acharam das eleições? Quais foram os vencedores e derrotados? Quem ganhou na vossa terra?
-
Sou Brasileiro, achei bem interessante o tópico, conheci o forum à 3 dias, entrei no jogo a 3 semanas. Não sou nenhum filosofo, e também não tenho um conhecimento aprofundado sobre cada tema aqui proposto, mas gosto de debates, então gostaria so de deixar minha opinião sobre alguns dos temas aqui debatidos.
Como estou num celular meio antigo e com letras pequenas vou deixar de colocar alguns ascentos e costumo até digitar rápido e eventualmente ocorre letras repetidas ou erros de palavras , como vi que a galera aqui é crânio penso que não reparem na minha escrita.rsrs1.Eutanacia, bem sou a favor, não tenho preconceitos religiosos, pois não tenho uma religião bem clara, ou convicção ou preferencia por alguma especifica, o que naturalmente favorece ou atenua minha percepcao positiva sobre a eutanacia como processo de cessar a dor, acredito que todos nós maiores de idade deveriamos ter o controle das nossas vidas, e enfrentando um quadro clinico muito desfavoravel seja ele irreversivel, ou de baixissima chance de melhora em qual o paciente sofra muita dor constantemente, sim acredito que nessas condicoes ele tenha total e absoluto direito sobre a propria vida e escolher lutar pela vida mesmo contra as probabilidades ou nao querer prolongar seu sofrimento e ter seu merecido descanso se assim desejar.
Isso é totalmente justo, e mesmo na esfera religiosa, geralmente contra, se deus nos deu o livre arbitrio porque os humanos deveriam tirar.2.Canabis que eu vi que foi pouco debatido, rsrs, não sou usuario e aqui no Brasil tambem tem um certo preconceito sobre o seu uso, no caso eu li um tempo atras sobre efeitos da sativa que é mais recreativa e da outra mais pra fins medicinais que tem uma diferencia de efeitos e tal, bem tenues invisto de outras drogas , e acho que não faz o mal que o Cigarro e a bebida alcolica faz , e aqui no brasil ambas sao liberados indiscriminadamente praticamente, então ao meu ver só consigo enxergar como preconceito o uso do canabis, acho queuito se deve tambem ao medo dos pais, e etc, da maconha (canabis) servir de trampolim pra outras drogas mais pesadas, e se quiserem liberar tanto em portugal como no Brasil deveriam começar debatendo por ai, eu acho esse o tema o chave, principalmente no Brasil que sofremos muito com as drogas, acho que a legalizacao da maconha ta bem distante, por conta desse medo da populacao de um uso liberado da maconha tambem facilitar ou incentivar, ou influenciar no consumo de outras drogas.
3) Quanto a pena de morte , nao sou a favor, mas tambem nao sou contra, muito depende da capacidade do sistema carcerario do pais, nao é todo pais que pode dar prisao perpetua ou uma boa quantidade de anos de prisao pra um grande criminoso ou psicopata, eu nao questao que um maniaco, estuprador , serial kiler, terrorista, traficante de drogas, traficante de mulheres , lider de facção, etc sejam mortos, isso nao traria paz como foi bem colocado aqui, por outro lado penas brandas passam a mensagem de impunidade pro bandido e pra populacao, o que aumenta muito os crimes e o medo da populacão, uma vez que os banditos sabem que logo estaram soltos novamentes e cometeram mais crimes o crime fica banalizado e presos recorrentes se tornam comuns, sou a favor de penas severas tipo prisao perpetua e se nao tiver um sistema capaz porque nao pena de morte, sou contra a Justica com as proprias maos, linchamentos ou banalizar a pena de morte, mas sou a favor de um sistema que ponha um freio e um limite nos criminosos que mostre que a coisa pode azedar e muito pra cima deles dependendo da situacao e o medo tem que estar no lado dos criminosos e nao na populacao como acontece em varios lugares do Brasil atualmente o povo virou refém da bandidagem. Assim como em outros paises e o proprio brasil onde estrupro e feminicidio é rotina, pois nao tem penas apropriadas, casos severos que resultem em assasinatos multiplos, ou crueis, estrupros multiplos, lider de traficos seja de mulheres ou drogas se condenados com evidenciais totais, tipo todas as provas na mesa onde nao sobrasse nenhuma duvida que foi a pessoa que cometeu o crime, acho que seria aplicavel pena de morte se o estado nao podesse arcar com um preso na prisao por 40 anos ou perpetua. Idem pra condenados por outros crimes mas reincidentes 3,4 vezes, dar uma segunda chance, ok, ate uma terceira chance ainda ia... mas na quarta ja virou bagunca, e tem banditos aqui no Brasil que fica num entra e sai da prisao insano.kkk
Pra mim o estado tem que dar um limite de alguma forma, e o criminoso tem que ter medo , nao a populacao, se vai ter pena de morte ou nao é outra historia nao faco questao, mas nao me preocuparia nem um pouco se houvesse desde que com um julgamento justo se isso evitasse que mais inocentes pagassem o preço, nao só desse criminoso em questao que poderia retornar ao mundo do crime e matar mais pessoas como liderar organizacoes para tal proposito e a propria mensagem que essa impunidade passa para os demais criminosos, um bandito solto com pena branda ou impune hoje nao só traz a preocupacao da reincidencia dele em si, mas a marginalizaçao da criminalidade , o crime se torna banal e constante e vendo a impunidade do primeiro criminoso outros 3 virão. Nao encaro como paz pra familia da vitima ou justica nesse sentido , vislumbro um cenario maior que é a imagem que isso passa pra sociedade e pro crime, qual lado tem que viver com medo?-
LGBT acho que sim justo todos terem seu direto de serem livres e viverem como querem, acho que morgan freeman foi infeliz nos seus comentarios, nao sou negro, mas é inegavel que existe preconceito e uma divida dos brancos contra os negros, que alem de pouco paga ainda nem sequer é lembrada, seria facil nao falar sobre isso, se constantemente nao cuspissem na cara dos negros de diferentes formas em diferentes situacoes, seria facil engolir humilhacoes calado, bem talvez 1 ou 2, mas na terceira voce ja taria no minimo revoltado, sera que morgan freeman teria esse mesmo comentario se nao fosse o privilegiado que é hoje, ou se tivesse sofrido repetidos casos de racismo na propria pele, bem existe racismo sem duvida, mas se um negro nao enfrentou nenhum caso durante sua vida (OTIMO), quem dera todos fossem assim, infelizmente grande parte nos se deparam com racismo com frequencia e existir alguns negros que nao vivenciam isso nao exclui essa realidade , é obvio que a chance de alguem insultar Morgan freeman (adoro os filmes dele, baita ator) cai muito sendo quem ele é, mas é tambem possivel que mesmo ele sendo pobre ele possa ter vivido sem sofrer ou se sentir vitima de racismo, sim, ate pessoas desenganadas pelos medicos é possivel ficarem sans
sim é possivel, existe uma coisa chamada probabilidade e uma pessoa viva mesmo que tenha sido desenganada pelos medicos nao esta morta, se ela nao esta morta ainda, ela tem nem que seja 0,0000000001% de sobreviver, entao é natural que mesmo esses desenganados pelos medicos que teriam chance de vida entre 0,000000001% ate digamos 5/10%, e por assim dizer os medicos nao tinham muita esperanca na sua recuperacao podem viver , assim como muitos jogadores acertam na mega sena varias vezes no ano com chance de 0,000000001% de acertar...so pra exemplicar que um negro pode nao ter sofrido racismo na sua vida, mas é dificil esperar que outro que sofra constantemente , fique calado ou nao consiga enxergar sua dor. e sobre os lgbt eles tem seus direitos ninguem é obrigado a ser melhor amigo de um gay, alguns gays sao legais , outros nem tanto, como com os heteros, porem o importante é haver o respeito ao proximo, e quem pode julgar é so "deus", porque vejo muito religioso tendo interpretacoes tendenciosas da biblia e julgando a classe, sem necessidade, todos tem direito a sua fe, e ser quem deseja e quem na verdade se é, primeiramente. -
Saude Mental. Sao tantos problemas que a mente Humana enfrenta, mesmos entre os ditos saos é dificil alguem que nao carregue algum trauma da infancia ou experiencia negativa, por minimo que seja, e que afete essa pessoa futuramente em algum momento, quanto as doencas ja mais estabelecidas ou com possiveis sinais evidentes é hora de se tratar como algo serio sem duvida, sem preconceitos, e ajuda muito so de se abrir e desabafar com algum familiar primeiramente ou obvio com um especialista posteriormente, nao da pra subestimar , nao temos inteiramente culpa dos nossos traumas, medos ou problemas psiquicos , e averiguar pra tratar deve ser encarado como qualquer sintoma negativo em nosso corpo seja no cerebro ou nao, no sentido de que se algo esta errado devemos averiguar com um especialista e tratar pra nao piorar , fora a qualidade de vida que sera muito melhor com uma mente sã, eu vejo que isso é muito subestimado e pouco se dá atencao ate que o caso fique muito serio... o que na minha opiniao é preocupante, e deveria ter mais publicidade sobre isso, e tratamentos e especialistas gratuitos pra atender a população mais pobre nessa area. Sobre o caso do Bayern eu entendi a resposta, e refletindo sobre ela achei justo o argumento.
-
Redes sociais concordo com a maioria, sobre desinformacao, pessoas superficiais, perfis falsos, etc, nao sou muito de rede sociais particularmente, perco meu tempo mais em jogos o que nao deixa de ser perda de tempo tambem as vezes!
e sim as fake news ajudaram a eleger o bolsonaro infelizmente, e deu no que deu, mesmo antes da pandemia ja tinha feito cagada atras de cagada, e na pandemia se superou. Vamos ver se ele vai conseguir ser eleito ainda , pois caso seja nao acredito mais nesse país, e como diria o "Filosofo" "Gil Do vigor" ai o BRASIL ta Lascado....
-
Muitas profissoes novas surgirão nesses proximos anos, sera a evolucao das maquinas , robotica e inteligencia artificial, cairam alguns mercados de trabalho, nascerão e se expandirão outros mercados de trabalho, espero que tenha a formacao ideal e de qualidade pra populacao pode se especializar nesses novos postos e ocupar essas novas vagas, assim como espero muito que nao aumente a taxa de desemprego nos paises porque ai sim seria preocupante, e teria que ser visto uma forma caso isso ocorra do estado providenciar novas ocupacoes, etc.
bem nao estou tao antenado as novas tecnologias que vem surgindo so vendo por alto, mas a tendencia é a otimizacao de varias areas e que culminara em muitas perdas de postos de trabalho e nao sei se a area tecnologia, robotica, maquinas, entre outras tradicionais que continuaram darao conta de suprir ate porque a populacao so aumenta, espero que sim, ja comentei vislumbrando proximas decadas de maneira bem raza e superficial claro pra nao me alongar ainda mais.
-
Vascinas salvam.
-
Nao conheço muito a politica de portugal; so sei que tiveram um presidente ai com record de aprovacao recentemente, passou uma materia aqui no Brasil, ficou bem visto por nos, mas nao sei ai internamente como anda.
Aff fecho por.aqui.
-
-
Este tópico passará a ter um tema novo num período mais extenso, para cerca de 10 dias de modo a dinamizar o fórum e não tornar o tópico tão pensado.
Podem sugerir temas, e agradecia podermos discutir temas propostas por outros membros.
-
Bem voces começaram debatendo temas bem polemicos... apesar desse tema ser bem polemico, quase sempre tem pessoas com pontos de vistas bem enfaticos e diferentes sobre ele.
De onde viemos? / Religiao
Tudo o que existe no Universo surgiu do Big Bang. Mas o que originou essa grande explosão?
Segundo Cientistas, O Universo surgiu há 13,7 bilhões de anos como um pontinho muito pequeno e denso, que se expandiu e deu origem a tudo o que existe – as estrelas, os planetas, você e eu. Essa é a história do Big Bang. Mas o que aconteceu antes dele? A hipótese mais tradicional (e mais frustrante também) diz que o tempo surgiu junto com a explosão, e portanto não existe “antes do Big Bang”. A outra é de que houve outros universos antes do nosso. E haverá outros depois dele, numa sequência eterna de renascimentos. “Cada ciclo começa com seu próprio Big Bang”, diz Roger Penrose, professor da Universidade de Oxford e um dos físicos mais importantes da segunda metade do século 20. Para ele, cada universo se expande até que suas partículas perdem massa e dão lugar a uma espécie de vácuo, o tempo para e aquele universo morre – para se transformar em outro por meio de um Big Bang. Penrose tenta provar a tese em seu novo livro, Cycles of Time: An Extraordinary New View of the Universe (“Ciclos do tempo”).
Ideias heterodoxas como essa estão longe de ser aceitas pela maioria dos cientistas. Mas vêm ganhando espaço, pois a lógica tradicional do Big Bang não consegue explicar tudo. Ela explica apenas 4% do Universo, porcentagem que corresponde à matéria e à energia que nós podemos perceber (e que formam galáxias, planetas e seres). Todo o resto, 96%, supostamente é preenchido por coisas estranhas: a energia escura e a matéria escura, que não somos capazes de ver. A teoria do Big Bang tampouco explica por que o Universo está se expandindo cada vez mais rápido, num fenômeno chamado aceleração cósmica. Para alguns físicos, a responsável por isso é justamente a tal energia escura – que fará nosso Universo se expandir até acabar e renascer, mais ou menos como Penrose propõe.
Mais estranhamente ainda, talvez existam vários universos além do nosso. Isso porque, segundo uma tese bem aceita, o Big Bang não foi homogêneo. Uma porção do espaço teria se inflado muito rápido, como uma tira de borracha, e nosso Universo estaria dentro dela. “Outras partes do espaço podem ter se expandido em outros momentos”, diz o físico Marcelo Gleiser, da Universidade Dartmouth. “Haveria então outros universos, separados por espaços gigantescos”. Todos existindo ao mesmo tempo.
Além de tentar descobrir de onde viemos, a ciência também luta para explicar como nascemos, ou seja, como tudo o que existe se formou. Nisso, tem feito grandes progressos. Tudo graças ao famoso bóson de Higgs, partícula que finalmente foi detectada ano passado. O bóson é uma peça-chave porque deu massa às demais partículas que compõem o nosso Universo. Logo após o Big Bang, o Universo era um caos de partículas subatômicas viajando na velocidade da luz. Só que ele estava cheio de bósons – e conforme as partículas entraram em contato com os bósons, algumas ganharam massa e outras não. As partículas de luz (fótons), por exemplo, não ganharam massa. Mas outras, como os quarks, sim – e se transformaram em tudo o que existe. As estrelas, os planetas, você e eu.
Seguindo a teoria de Darwin muito aceita no meio cientifico indo pela área da genetica da ciencia no estudo da evolucao das espécies, a nossa galaxia se formou e o nosso planeta Terra surgiu a bilhoes de anos, e depois de algum tempo apareceu o sinal de vida por uma simples Célula, que posterioremente depois de milhares de anos evoluindo minimamente de geraçao pra geração foi evoluindo pra outras especies bem simples e pouco evoluidas, mais alguns milhoes de anos de evolucao e essas especies menos evoluidas foram evoluindo pra diferentes especies mais evoluidas, e assim sucessivamente ate que nossa especie nasceu, evoluindo dos macacos, apos nao 1000 anos ou 10.000, mas depois de milhoes de anos, evoluindo um pouquinho quase de maneira imperceptivel a curto prazo de geracao pra geracao, mas que se provaram mudancas drasticas a longo prazo e assim nasceu os humanos. Darwin tambem retrata nos seus livros o estado de estar adaptado , dependendo do ambiente que vive a Especie se adapta a ele pra sobreviver e isso gera mudancas no codigo de dna a longo prazo impactando em como aquela especie evoluirá nos proximos milhoes de anos. Cada geraçao evoluimos minimanente e temos modificaçoes no codigo do dna, que a curto sao imperceptiveis muitas vezes a olho nu, nossa historia inteligente no planeta é muito recente, 10000 anos que temos registros mais paupaveis de inteligencia, logo evolucoes dessas especies que conhecemos e eventualmente a nossa propria so se dariam significativamente em milhoes de anos, e nao poderiamos vislumbrar com nossos proprios olhos essas evolucoes, enfim um resumo bem simples do livro do Darwin que eu li, recomendo lerem se ja nao ter o feito.
Muitos defendem que a Religiao e a Ciencia podem coexistir , porem apenas a religiao que eu tenho mais acesso diz que Deus Criou a gente a sua propria imagem, e muitas igrejas nao reconheciam o processo evolutivo da maneira que a ciencia reconhece. Entao parecem pontos de vistas constrastantes.
Afinal De Onde viemos? Foi de um Big Bang? E se foi , Alguem criou esse Big Bang? Nos viemos dos macacos? Voce acredita no processo evolutivo proposto por Darwin e outros renomados cientistas?
Tema bastante polemico e interessante, e reflexivo, provavelmente nem as mais inteligentes mentes tenham 100% de certeza sobre como tudo começou. Bem se aceiterem o tema, podem propor mais perguntas, to abrindo de maneira bem superficial so pra abrir os debates.
-
Evolução Humana Segundo a Ciencia
A evolução humana corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie.
As características próprias da espécie humana foram construídas ao longo de milhares de anos, com a evolução dos primatas. Charles Darwin foi o primeiro a propor a relação de parentesco da espécie humana com os grandes macacos, os antropoides.
Atualmente, os cientistas acreditam que esses antropoides e a espécie humana tiveram um ancestral comum, cerca de 8 a 5 milhões de anos atrás. A evidência desse fato é a grande semelhança entre os humanos e os macacos antropoides, como o chimpanzé.
A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos. Nesse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente.
O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés. O segundo grupo se adaptou a ambientes mais abertos, como as savanas africanas, dando origem ao Homo sapiens. Por isso, o continente africano é chamado de berço da humanidade.
As etapas da Evolução Humana
Os pré-australopitecos
Essas primeiras espécies viveram logo após a separação do grupo que originou os hominídeos e os chimpanzés.Sua principal característica era o modo de vida arborícola.
O registro fóssil remonta algumas das espécies desse período:
Sahelantropus tchadensis: Fóssil encontrado no continente africano, pertencente a uma espécie de primata. Essa espécie já possuía a postura bípede. É o mais antigo ancestral da linhagem humana.
Orrorin tugenensis: Fóssil encontrado no Quênia. Também já apresentava indicações da postura bípede. Os cientistas acreditam que a espécie viveu há 6 milhões de anos atrás.
Ardipithecus ramidus e Ardipithecus kadabba: Fóssil encontrado na Etiópia. Nessas espécies permanece a postura bípede. Os cientistas acreditam uma espécie do gênero Ardipithecus foi a ancestral dos australopitecos.
Os australopitecos
Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus.Constituíram um grupo diversificado e bem sucedido.
As principais características desse grupo eram: a postura ereta, a locomoção bípede, a dentição primitiva e a mandíbula mais semelhante a da espécie humana.
Australopithecus africanus: O primeiro fóssil de australopiteco encontrado. Provavelmente, habitou a Terra há 2,8 a 2,3 milhões de anos atrás.
Outros fósseis de australopitecos foram encontrados. Algumas espécies são: A. afarensis, A. robustus e A. boisei.
Acredita-se que muitos australopitecos tenham coexistido e competido entre si. Todas as espécies foram extintas.
Porém, uma delas teria sido a ancestral do gênero Homo.
O gênero Homo
A extinção da maioria dos australopitecos possibilitou o surgimento de uma nova linhagem.O gênero Homo se destaca pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da inteligência. Além disso, apresentava adaptações evolutivas, como o bipedalismo.
Homo habilis: Atualmente, com o estudo dos fósseis, o mais aceito é considerá-lo como australopiteco, sendo Australopithecus habilis. A espécie viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos atrás.
Homo erectus: Essa espécie se destacou pela fabricação de instrumentos e utensílios de pedra, madeira, pele e ossos. O grupos saiu da África e alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania.
Homo ergaster: Seria uma sub-espécie do H. erectus que teria migrado para a Europa e parte da Ásia, onde deu origem a várias linhagens, uma delas o Homo neanderthalensis.
Homo neanderthalensis: Conhecido por neandertais, tinham o corpo adaptado ao frio, ausência de queixo, testa baixa, pernas arqueadas e cérebro maior do que os dos seres humanos atuais.
Os neandertais apresentavam comunicação verbal rudimentar, organização social e sepultamento de mortos.
Esse grupo conviveu com os primeiros homens modernos. Atualmente, acredita-se que o homem moderno surgiu na África entre 200 mil a 150 mil anos atrás, a partir das linhagens de H. ergaster.
Saiba mais sobre o Homem na Pré-História.
O homem moderno
O Homo sapiens sapiens é a denominação científica do homem moderno, sendo uma subespécie do Homo sapiens.A principal característica do homem moderno, comparado aos seus ancestrais, é o cérebro bem desenvolvido. Além disso, observa-se a capacidade de raciocínio, comunicação e inteligência pelo desenvolvimento do sistema nervoso.
-
J JFPD UBI locked this topic on