[GE] Semana 66 - SpecialOne
-
Boas pessoal, @language-pt o convidado desta semana é da Póvoa de Varzim e tem 46 anos. Representou apenas um grupo no OSM e está na equipa da moderação desde 2007. Devido a isso, abdicou do seu percurso em competições, mantendo-se imparcial.
Ele é o Albino Costa, mais conhecido por @specialone .
Espero que gostes desta experiência, e boa sorte!!AVISO:
- Peço-vos que façam apenas
2 perguntas por utilizador
. Caso ultrapassem esta medida, levará a que o convidado escolha apenas 2 perguntas. Lembrem-se também que nem todos os assuntos podem ser abordados.
Divirtam-se e aproveitem pessoal!!!!
- Peço-vos que façam apenas
-
Ola Albino @specialone
É com enorme prazer que te vejo por aqui, fizeste, fazes e irás fazer muito pelo OSM bem como muito por esta comunidade.
Agradeço desde já a tua confiança na equipa a ti e ao @MMBatista, bem como pela nossa amizade que foi criada no jogo e que agora é pessoal, posso dizer que para lá do jogo consegui fazer amizades e tu és uma delas.
Quanto a perguntas:
1 - Conta como tudo iniciou, como começaste a jogar OSM (2004) até chegares a este plano como Admin.
2 - Fala um pouco do teu Futebol Clube do Porto e do sentimento ímpar que se sente em ser portista.
Grande abraço
-
Boas para já sempre bom ver um vizinho sou Vila condense mas sempre amei a povoa o meu bairro norte e claro o Meu enorme Varzim .
A minha 1 pergunta era para saber se quando formas a tua tática gostas sempre de saber da tática do adversário ou tens confiança que a tua tática e capaz de fazer frente a qualquer um??
A 2 pergunta tem que ser devido a nossa Póvoa que bairro apoias ??
Obrigado e tudo de bom
Viva o São Pedro -
Olá Albino. Fico feliz por ver uma glória deste jogo a ser entrevistado.
Ora bem, aqui vão as minhas duas perguntas:
Que conselhos dás aos treinadores de OSM?
Na tua opinião, de que forma os fóruns poderiam ser mais activos?
-
Olá specialone.
1o-> Qual ou quais, motivos te levou a aderir ao staff de osm?
2o-> Que achas que um novo jogador precisa para se sair bem no jogo? -
Olá Grande Albino, tudo bem?
Desde já o meu agradecimento por todos os conselhos e ajudas que me deste durante o meu tempo de moderação. Sabes bem que poderás contar sempre comigo. És das boas pessoas do OSM.1- Neste momento estás num grande "cargo" mas quais são os objetivos que tens para o presente e futuro, no jogo é claro?
2- Quais são as grandes amizades que "construíste" a partir do jogo?
Abraço e continuação do excelente trabalho!
-
@ruisilenoz said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Ola Albino @specialone
É com enorme prazer que te vejo por aqui, fizeste, fazes e irás fazer muito pelo OSM bem como muito por esta comunidade.
Agradeço desde já a tua confiança na equipa a ti e ao @MMBatista, bem como pela nossa amizade que foi criada no jogo e que agora é pessoal, posso dizer que para lá do jogo consegui fazer amizades e tu és uma delas.
No outro dia estive no Mestre a comer uma francesinha e estive quase para te mandar uma foto só para 'meter nojo'
Quanto a perguntas:
1 - Conta como tudo iniciou, como começaste a jogar OSM (2004) até chegares a este plano como Admin.
2004... epá, não sou assim tão velho no jogo. Só comecei em 2006.
O meu inicio foi um pouco atribulado. Quando me falaram do jogo fui parar a outro... mas depois de uns telefonemas e uns palavrões cá vim parar.
Como a maioria dos internautas, primeiro andei às turras e só depois recorri a informações. Naquele tempo as coisas eram bem diferentes. Só existia a versão em Inglês e os Portugueses eram das poucas nacionalidades que tinham em pequeno fórum (uma categoria 'extra'). Em poucos meses era moderador nessa categoria e ao reportar uma situação fui convidado para traduzir o jogo para Português. Ao fim de 3 anos, já com algumas versões live (Português, Espanhol e Turco) passei a liderar todo o staff. Em Dezembro de 2012 faço contrato com a GameBasics e passo a Admin.Tem que ser assim resumido, porque senão torna-se aborrecido e dá para preencher umas 50 páginas... são 13 anos já!
2 - Fala um pouco do teu Futebol Clube do Porto e do sentimento ímpar que se sente em ser portista.
Ser Portista é um pouco como ser adepto de qualquer clube. Apoia-se o clube nos bons e nos maus momentos.
Não deixo nem deixarei de ser Portista, agora não me revejo no que se passa no futebol hoje em dia. gosto de falar sobre futebol, não gosto de estupidez nem de desonestidade ou 'troca de favores'.
Ver um program sobre futebol em Portugal é ouvir falar da estupidez de adeptos, dos comentadores que não sabem nada e falam de tudo, de àrbitros.... tudo menos futebol.Cada vez gosto mais de voleyball... sempre gostei e neste momento é onde passo mais tempo quer ao vivo quer na televisão!
-
@miguel1111111111 said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Boas para já sempre bom ver um vizinho sou Vila condense mas sempre amei a povoa o meu bairro norte e claro o Meu enorme Varzim .
A minha 1 pergunta era para saber se quando formas a tua tática gostas sempre de saber da tática do adversário ou tens confiança que a tua tática e capaz de fazer frente a qualquer um??
Ao fim de 13 anos, já não perco muito tempo a preparar as minhas equipas nem a estudar adversários. Tenho uma tática que uso há uns 3 anos.... O que faço é o mais rápido possível comprar jogadores para essa tática e depois quem quiser que se preocupe comigo e me contrarie... Se a disponibilidade e sorte nas vendas for boa, será dificil derrotarem-me, caso contrário torna-se mais fácil
A 2 pergunta tem que ser devido a nossa Póvoa que bairro apoias ??
Obrigado e tudo de bom
Viva o São Pedro -
Olá @SpecialOne , vou deixar minhas 2 perguntinhas.
1- Há algo novo vindo aí no osm? O que você pode nos adiantar do futuro do OSM casa haja alguma coisa vindo aí?
2- Qual a sua profissão? É formado em algo?
Só essas, até por que, é o limite que deram
-
@siraepico said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Olá Albino. Fico feliz por ver uma glória deste jogo a ser entrevistado.
Ora bem, aqui vão as minhas duas perguntas:
Que conselhos dás aos treinadores de OSM?
O OSM do ponto de vista de utilizador é um jogo. Se é jogo é para divertir. Não acho que andar a pedir táticas e jogar com táticas de outros (ou a fazer batota, mas já nem vou por aí) seja diversão. O bom em todos os jogos é tentar ser melhor que os outros, mas de forma legal e à nossa custa, não porque A, B ou C trabalhou e eu vou aproveitar o que ele fez.
Usem o jogo como ferramenta de aprendizagem, consegue-se aprender muito quer no jogo, quer nos fóruns!Do ponto de vista profissional, o OSM é um produto que uma empresa 'vende'. Tem custos de manutenção, melhoria, etc... Se os utilizadores só virem as coisas do ponto de vista de utilizador, nunca compreenderão o que é feito pela empresa detentora do producto para o manter 'vivo' e disponível para que continue activo e sempre a crescer!
Na tua opinião, de que forma os fóruns poderiam ser mais activos?
Queres que eu te dê dicas para o teu chefe não te dar nas orelhas
Os fóruns são o que os utilizadores fazem deles. Por muito que se tente encaminhar os fóruns, se os utilizadores optarem por destruir o trabalho dos outros, nunca se vai a lado nenhum.
A maior parte dos utilizadores de foruns só usam os fóruns (assim como todas as outras redes sociais) para denegrir, destruir. É muito dificil manter uma comunidade activa quando os utilizadores só aparecem quando as coisas não lhes correm de feição. E quando aparecem não lêm nada, só escrevem e sempre para 'botar abaixo'.Dito isto, como achas que os podes tornar mais activos? Terás de lenta, mas mesmo muito lentamente tentar dar a volta a esta cultura. Isto normalmente consegue-se com alguns tópicos one existe uma certa liberdade de linguagem e algumas picardias.
-
@feelstrikex said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Olá specialone.
1o-> Qual ou quais, motivos te levou a aderir ao staff de osm?A mesma razão que eu procuro em todos aqueles que convido para fazerem parte do staff ao mais alto nível, dado que abaixo é responsabilidade dos líderes locais - Vontade de ajudar os outros e minimisar as dificuldades em ter um suporte adequado.
2o-> Que achas que um novo jogador precisa para se sair bem no jogo?
Depende do que entendes por sair bem. Se falas em rankings, 'copiar' táticas e jogar de forma aborrecida, sempre com equipas que permitam 'farmar' pontos.
Se por sair bem entendes ter um espaço e uma comunidade onde possa 'relaxar' dos problemas do mundo real, acho que apesar de tudo a comunidade OSM consegue proporcionar bons momentos e permitir um crescimento (mesmo com todas as intrigas que vão acontecendo no fórum). -
@petrovic6 said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Olá Grande Albino, tudo bem?
Desde já o meu agradecimento por todos os conselhos e ajudas que me deste durante o meu tempo de moderação. Sabes bem que poderás contar sempre comigo. És das boas pessoas do OSM.Foi com enorme prazer que partilhei o pouco conhecimento que tenho. Sabes que mesmo já não fazendo parte da equipa a porta está sempre aberta.
1- Neste momento estás num grande "cargo" mas quais são os objetivos que tens para o presente e futuro, no jogo é claro?
Como jogador, continuar a manter o interesse pelo OSM, pois caso contrário deixo de poder exercer as minhas funções como deveria. Pode ser surpresa para muitos, mas eu tento saber o menos possível sobre como funciona a simulação do OSM. Só assim poderei manter o interesse em jogar. Pouco mais sei que vocês (em alguns casos devo saber ainda menos).
Como funcionário da Gamebasics, neste momento continua a gostar bastante do que faço. Mudar de posição implicaria também ir para a Holanda.... gosto demasiado deste lugar à beira mar plantado2- Quais são as grandes amizades que "construíste" a partir do jogo?
Já conheci algumas pessoas devido ao OSM. Não posso dizer que fiquei mais amigo deste ou daquele, mas os que convivo mais (dos que conheci pessoalmente ataravés do OSM) são o RuiSilenoz e o NelsonACS. Atenção que mencionei convivo, porque são umas melgas e passam a vida a telefonar
Abraço e continuação do excelente trabalho!
-
@messias-santista-f-c said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Olá @SpecialOne , vou deixar minhas 2 perguntinhas.
1- Há algo novo vindo aí no osm? O que você pode nos adiantar do futuro do OSM casa haja alguma coisa vindo aí?
Existem sempre coisas novas. Algumas não são visiveis para os utilizadores, outras parecem pequenas alterações, mas de implementação complicada.
Como sabem estamos a trabalhar na liga dos campeões com formato de eliminatórias. Quando terminarmos deveremos tentar implementar esse conceito numa liga de vencedores, onde os vencedores das ligas poderão se defrontar com outros vencedores. Como devem imaginar isso implicará situações muito complexas, dado que a ideia será manter a mesma equipa e isso levará a situações de muito desnível que é preciso evitar.... Complicado, mas quando lá chegarmos, veremos o que se arranja!2- Qual a sua profissão? É formado em algo?
A minha profissão neste momento tem o título pomposo de Community Manager. E é o que faço para a GameBasics.
Sou licenciado em Engenharia Electrónica Industrial pela universidade do Minho (no tempo em que eram precisos 5 anos para tirar uma licenciatura e onde ainda se aprendia alguma coisa)Só essas, até por que, é o limite que deram
-
Olá Albino @SpecialOne .
Antes de mais, embora a tua entrevista esteja restrita a 2 questões por pessoa, espero que te divirtas a responder à malta.1- Porque o nick "SpecialOne"?
2- Se dependesse de ti, que grande alteração farias no jogo?@Sluggish19 assim que o Albino responder às duas questões que aqui lhe deixo posso deixar mais 2 certo!?
Um abraço e continuação de bons jogos e um bom trabalho!!!
-
@márcio-girilim-santos said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Olá Albino @SpecialOne .
Antes de mais, embora a tua entrevista esteja restrita a 2 questões por pessoa, espero que te divirtas a responder à malta.1- Porque o nick "SpecialOne"?
Criei este nick num outro jogo e o OSM herdou-o
Sou Portista e penso que sabes que o Mourinho depois de ter ganho Taça Uefa (agora Liga Europa), ganhou a liga dos Campeões no Porto e rumou para o Chelsea em 2004... Lá chegado saiu-se com a célebre frase - "I'm the Special One". Para além de Portista sempre fui e sou fã do estilo do Mourinho, logo o mais natural foi usar esse nome no outro jogo!2- Se dependesse de ti, que grande alteração farias no jogo?
Faria o que todos como eu da velha escola pretendem: Implementava a liga fantasia e fazia algumas alterações no sistema de batalhas. Mas..... Existem condicionantes que mesmo dependendo de mim não me fariam avançar para essas implementações nesta fase. A implementação da liga fantasia é quase tão complicada como criar o jogo de origem. Os utilizadores que querem a liga fantasia são em pequeno número, assim como as batalhas.... o mundo do OSM é composto por muitos utilizadores com outras preferências e como referi anteriormente, o OSM é um produto que 'e 'vendido' a clientes. Esse produto tem custos de manutenção e desenvolvimento. Se eu pensasse só com as minhas preferências e não com o que é melhor para o produto, corria o risco de perder tudo.
Por isso, nesta fase eu seguiria o mesmo percurso que a GB » implementar a liga dos campeões e outras ligas (como campeonato do Mundo) no formato igual ao da realidade: fase de grupos e depois o 'mata-mata', para mais tarde disponibilizar isso aos utilizadores que vencem as ligas (é aquilo que a grande maioria dos utilizadores querem.@Sluggish19 assim que o Albino responder às duas questões que aqui lhe deixo posso deixar mais 2 certo!?
A limitação foi imposta por mim, logo penso que posso responder. Os mais antigos sabem que já fui entrevistado outras vezes, e chegar ao fórum e ver um utilizador fazer 10 ou 20 perguntas não dando espaço aos outros, não me agrada, para além de ficar aborrecido responder a 20 perguntas de uma só vez. Ao impor esta limitação, forço o pessoal a pensar bem nas perguntas que quer fazer e a darem hipótese aos outros de passarem por cá também.
Se queres mesmo fazer mais perguntas, crava um colega para vir ao fórum e fazer as perguntas. Não cries é multis para o fazerUm abraço e continuação de bons jogos e um bom trabalho!!!
-
Bom dia Albino @SpecialOne !
Obrigado pelas respostas.Sim, nesse aspecto tens razão.
-
Boas @SpecialOne.
1-Porque é que há dois servidores (Holandês e o nosso é não há só um).
Não achas que seria muito interessante os holandeses jogarem conosco uma vez que eles também têm grupos..
Há poucos holandeses que jogam no nosso é já venceram o WNT e a WCC..2-Está nos vossos planos fazerem competições tipo torneios nas batalhas do app??
Peço-te que leias o tópico opiniões deste fórum..
Tem la ideias boas..Bom Trabalho no jogo e bons jogos.
-
@pedro-alves-14 said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Boas @SpecialOne.
1-Porque é que há dois servidores (Holandês e o nosso é não há só um).
Não achas que seria muito interessante os holandeses jogarem conosco uma vez que eles também têm grupos..
Há poucos holandeses que jogam no nosso é já venceram o WNT e a WCC..A primeira versão a ser criada, em 2000, foi a versão Holandesa, mais tarde, em 2004, foram vendidos os direitos do jogo à Gamebasics para o resto do mundo, ficando a Holandesa com os direitos para os países do BeNeLux.
Há alguns anos passaram as duas versões a pertencer à GameBasics.
Já foi equacionada por várias vezes a junção das duas versões, mas é um processo muito complexo e ainda não foi conseguida uma solução que o permita fazer.
Não está excluída essa opção ainda, mas ainda não é tecnicamente possível a junção.2-Está nos vossos planos fazerem competições tipo torneios nas batalhas do app??
Competições oficiais (organizadas por staff ou GB) entre crews (batalhas) só existirão quando for possível escolher o adversário, ou quando conseguirmos de alguma forma criar uma competição 'controlada'.
Peço-te que leias o tópico opiniões deste fórum..
Tem la ideias boas..Não acreditas no trabalho da equipa de suporte Portuguesa? Achas que eles não encaminham o que por lá se discute? Estais muito bem representados e a informação chega toda onde deve chegar
Bom Trabalho no jogo e bons jogos.
-
Olá SpecialOne
-
Fala-me um pouco mais da tua função de admin, se programas ao fazes outras coisas, e quanto tempo dedicas (esse é o teu emprego?)
-
Gostas da comunidade portuguesa? O que podia ser melhorado?
-
-
@renato60 said in [GE] Semana 66 - SpecialOne:
Olá SpecialOne
- Fala-me um pouco mais da tua função de admin, se programas ao fazes outras coisas, e quanto tempo dedicas (esse é o teu emprego?)
Este é o meu emprego e só me é requerido que faça 7/8h por dia, mas como uma das minhas funções é coordenar e ajudar todas as equipas de suporte que são voluntários, acabo por fazer muitas mais horas (nem vos digo quantas).
As funções são muitas, mas as prioritárias são coordenação de todo o suporte aos utilizadores, ligação da comunidade à empresa (feedback, sugestões, erros...)- Gostas da comunidade portuguesa? O que podia ser melhorado?
Não gosto, nem desgosto. Fui eu wuem iniciou todo o processo e quem 'criou' a comunidade Portuguesa há muitos anos. Tinhamos uma comunidade muito interessante e como é natural, com o passar do tempo e o assumir de outras responsabilidades, tive que passar o 'testemunho' a outras pessoas. É sempre uma comunidade que me diz muito, porque não deixei de ser Português.
19/28