Ballon d'Or e prémios FIFA

  • Portuguese Moderator

    Tópico aberto para discussão sobre prémio Bola de ouro, prémio esse que consagra o futebolista com melhor desempenho no ano anterior. A France Football entrega este galardão anualmente desde 1956; as últimas seis edições – quatro vencidas por Lionel Messi, duas por Cristiano Ronaldo – foram denominadas de Bola de Ouro FIFA, mas organismo máximo do futebol mundial deixou este ano de estar associado ao prémio. O último jogador que não Messi ou Ronaldo a ser distinguido foi o brasileiro Kaká, em 2007.

    30 nomeados para bola de ouro:
    0_1478472278563_Bola de ouro.jpg

    Número de nomeados por clube atual
    Atlético: 3
    Barcelona: 4
    Bayern: 4
    Dortmund: 1
    Juventus: 3
    Leicester: 2
    Manchester City: 2
    Manchester United: 2
    Real Madrid: 6
    Sporting : 1
    Tottenham: 1
    West Ham: 1

    Atual vencedor: Leonel Messi
    0_1478472540006_2323569_w1.jpg


  • Acho que vai dar Lionel Messi mais uma vez :goal:

  • Portuguese Moderator

    @iShElS

    Nãh, dá Ronaldo. Este prémio é um exercício oco, um um fait-divers, a bola de ouro é baseada nos prémios coletivos, não em quem esteve em melhor plano. Tal como houve um ano em que o Messi por ter ganho a Champions e o campeonato levou a bola de ouro para casa quando se calhar até merecia mais o Ronaldo. Este ano vai ser o contrário. Faz parte...

    Não fossem as conquistas coletivas e este ano o Ronaldo estava logo arredado da da Bola de Ouro, a única discussão possível era quem ganhava entre o Messi e o Suarez. Se fosse um prémio para eleger, de facto, o melhor jogador, desvalorizando factores que são fundamentais neste e valorizando outras coisas...ganhava sempre o mesmo, como vi alguém do mundo do futebol a dizer recentemente. Mas não é. É que, a meu ver, a diferença entre o Messi e o Ronaldo nunca foi tão grande como é agora. A forma como o argentino desequilibra, cria jogadas e oferece uma diversidade de soluções à equipa é incrível. É impossível o Ronaldo ter uma boa exibição sem marcar o(s) seu.O Messi não precisa de marcar para ter uma boa exibição.


  • Quais são os vencedores de todos os tempos?

  • Portuguese Moderator

    Para mim o justo vencedor era o Messi, mas penso que vai "calhar" ao Ronaldo.


  • Ao meu ver o Messi merece ganhar.

    1- Messi
    2- CR7
    3- Neymar ou Griezmann*

    *Se o Griezmann tivesse vencido a UCL, teria mais chance para os 3...


  • Ronaldo o ano passado fez um época extraordinária e ele próprio admite ter sido o seu melhor momento da carreira. Acho que o Cristiano Ronaldo será um vencedor deste troféu indiscutível.


  • Cr7 venceu a Champions e a Euro sendo muito importante em ambos torneios com certeza merece este ano,Griezmann fica em segundo por também ter sido Vice-Campeão nos dois torneios


  • A meu ver, acho que o Ronaldo é o mais forte candidato, e tudo pelo fato de ter vencido o Euro 2016.
    O Griezman esteve a um nível espetacular, mas não ganhou qualquer título.
    E como esta nomeação é para quem ganha títulos...

  • Portuguese Moderator

    @HeroicHunter
    Caiu numa falácia. Então defende que o Ronaldo merece levar a bola de ouro porque ganhou a Champions e o Euro e depois diz que o Griezman merece ficar em 2º mesmo não tendo ganho nada, quando houve pelo menos 2 indivíduos do Barcelona que estiveram em melhor plano que o Francês e ganharam, ao menos, alguma coisa...

    No Europeu o Ronaldo não esteve propriamente a um nível muito alto, até esteve num nível inferior ao Messi na Copa América, contudo, teve mais sorte nos momentos cruciais. Também, diga-se, o estilo de jogo da seleção Portuguesa dificilmente dava para o potencializar. O Nani foi igualmente decisivo, por exemplo. Além disso, o Raphael Guerreiro, Patrício e Pepe foram bem mais importantes. Só tivemos dois bons jogos e defrontou - à excepção da Croácia - selecções muito modestas.

    Em relação ao Messi, se não estou em erro, teve bem mais participações em golos do que o Ronaldo. Convém também não esquecer também que foi ele o jogador mais importante da liga conquistada pelo Barça e levou a Argentina às costas até à final da Copa América. Teve, ao contrário do Ronaldo, azar nos momentos decisivos.

    Com isto tudo também gostava de dizer que, seguindo a lógica das Bolas de Ouro anteriores, o Ronaldo acaba por ganhar bem. Só não concordo com a forma que elegem o vencedor...Afinal de contas esta bodega devia servir para eleger quem esteve em melhor plano, não quem ganhou mais títulos coletivos...


  • @zefilipe96 Concordo com ti.


  • @zefilipe96 Como já disseram o prêmio é para quem ganha as principais competições como Champions e Euro,se fosse considerar momento Messi não teria tantas Bolas de Ouro,mas voltando a discussão CR7 foi sim muito importante na Euro sendo um grande capitão em diversos momentos com aquele do João Moutinho na hora das penalidades sendo o mais importante,foi decisivo nos piores momentos de sua seleção como aquele último jogo da fase de grupos contra a Hungria depois nas quartas com a penalidade decisiva e na semi-final com o gol que deu a vantagem no jogo.... Estou defendendo o Griezmann pq ele foi Vice-Campeão das duas competições então isso não é ganhar nada,porém considerando o critério ele deve mesmo ser o terceiro já que o Messi foi campeão de algumas competições pelo seu clube mas pela seleção "não carregou nas costas" até porque a Argentina tem jogadores como Dí Maria,Aguero,Mascherano e tantos outros de alto nível que fizeram sua parte ao contrário de Portugal que só tem CR7 como craque indiscutível...
    Agora futebol não são apenas participações em gols ou número de gols e assistências vai muito além disso e o Cristiano Ronaldo mostrou isso com muita personalidade nos momentos dificeis como a final em que ele sofreu uma entrada desleal do Payet em que se machucou sendo obrigado a sair de campo chorando porém deu a volta por cima voltando no final para motivar seus companheiros na beira do campo,assim tendo uma grande participação final na conquista da Euro.

  • Portuguese Moderator

    @HeroicHunter
    Eu não acho que o critério diferenciador do prémio Bola de Ouro deva ser a conquista ou não das principais competições coletivas. Para eleger a melhor equipa do Mundo já existem 1 ou 2 competições. Por exemplo, o Griezman acaba por não ter conquistado competição coletiva nenhuma, no entanto, merece mais estar nos 3 finalistas do que o Bale, por exemplo, mesmo sendo um jogador fenomenal e tendo uma excelente época em que ganha a Champions e tendo uma prestação individual no Europeu sublime(inclusive superior ao Ronaldo) não merece, mesmo tendo uma Champions, estar nos 3 finalistas ao invés do Griez. Só um exemplo.

    Di Maria? a sério? O homem teve uma prestação péssima na Copa América. Olha a questão não é essa. A questão é que o Messi foi, de longe, o melhor jogador da Argentina. Enquanto que na selecção portuguesa o nível de influência e preponderância está bem mais repartido como pelo Renato, Pepe, Patrício e Guerreiro. Jogadores que, " dentro de campo" tiveram um desempenho superior ao Ronaldo. Possivelmente sem aquela exibição inspirada do Ronaldo contra os Húngaros não havia Europeu para ninguém, concordo, mas estamos a falar de um dos melhores jogadores do Mundo. Aquele exibição foi parta da excepção, não da regra.

    Futebol não é só participações em golos? Ora, concordo a 200% consigo. E é neste aspecto que o Messi diferencia-se mais do Ronaldo, na minha opinião. O Messi oferece imensamente mais ao jogo do que o Ronaldo. O Argentino desequilibra, ele rasga com passes, ele faz magia, ele dá tantas soluções ao jogo do Barça e da Argentina que é surreal. O Ronaldo, sejamos sinceros, quando não consegue marcar o seu, não consegue ter uma boa exibição. É quase impossível você arranjar um jogo em que o Ronaldo não tenha marcado e tenha feito na mesma uma boa exibição, o Messi já não precisa de marcar para ter uma bela exibição.


  • Provavelmente este ano o Messi poderá levar, mas ao meu ver, o Cristiano deveria ganhar, principalmente pela primeira etapa do ano.


  • @zefilipe96
    Então, estás à espera de quê?! Sim, defendo o Ronaldo! E não querendo alimentar a guerra Ronaldo/Messi, que não é isso que está em questão, apenas comento que ele é o favorito a ganhar este prémio, este ano!
    Exatamente porque ganhou o que ganhou... os outros, não... e é disso que se trata... GANHAR.
    Toda a gente sabe que esta nomeação/eleição ou seja o que for, nunca primou por ser justa.
    Ou estás esquecido do escândalo de 2012, no qual o Messi ganhou o prémio, e a Argentina fez o que fez na Copa América 2011, sendo arrumada salvo erro nos quartos-de-final pelo Uruguai, e no clube perdeu o campeonato para o Real Madrid? Já para não falar das próprias críticas da impressa argentina nesse ano.
    Se calhar ganhou o prémio de melhor jogador do mundo por ter sido o melhor marcador do campeonato espanhol...
    Este ano, o Ronaldo foi melhor, apesar de concordar contigo de que não esteve estupendo. Mas, com certeza que o Messi não foi melhor, nem por sombras, fez melhor!

    Vencedor do Ballon d`OR = jogador que ganha os principais títulos.

  • Portuguese Moderator

    @pbingo1979

    Mas eu já disse que o Ronaldo é o favorito a ganhar isto. Mas porque ganhou os títulos que ganhou, caso não tivesse ganho-reparem, sem tirar qualquer mérito, não esteve muito longe-nem se discutia a possibilidade de ele ganhar, porque, na minha opinião, não esteve sequer ao nível do Messi. E, não, não me esqueci do Ronaldo não ter ganho a bola de ouro em 2012, escrevi isso no meu 2º post neste tópico. Criticas da da imprensa argentina ao Messi? Really?E a Portuguesa nunca criticou o Ronaldo? Queria ver de quantas destas 3 finais consecutivas ele conseguiam sem o Messi..certamente nenhuma. Mas nem é por aí, o Messi é um jogador fenomenal, é normal a equipa em que jogue dependa dele, tal como o Ronaldo.

    Só em conclusão: Eu gosto do Messi e gosto do Ronaldo, não pensem que só venho com hate para o CR7. Gosto muito mais do futebol do Messi, tenho os meus motivos. Agora não concordo com a malta que só por gostar mais de 1 do que outro tem de odiar o outro, como existe muito boa gente. Porquê odiar um génio que torna o desporto que todos gostamos mais bonito? Isto serve para as 2 partes.

    Ah e não concordo nada com a existência deste prémio. Torna muita gente obcecada com isto, incluindo jogadores. Mas aprendi a não me importar muito com isto. Fico feliz e orgulhoso por ganhar um Português que admiro muito, mas desde que continua a ver o Messi a espalhar magia, até podia ganhar o Varela que dava-me para o mesmo.

  • Portuguese Moderator

    Não é bem o tópico ideal mas também dá.Votem na que foi para vocês o onze do ano 2016, e partilhem aqui para dar movimento a isto :sunglasses:

    Os nomeados são:
    Guarda-Redes: Rui Patricio (Sporting), Keylor Navas (Real Madrid), Jan Oblak (Atletico Madrid), Gigi Buffon (Juventus)

    Defesas: Gerard Pique (Barcelona), Joshua Kimmich (Bayern Munich), Toby Alderweireld (Tottenham), Sergio Ramos (Real Madrid), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Leonardo Bonucci (Juventus), Laurent Koscielny (Arsenal), Diego Godin (Atletico Madrid), Pepe (Real Madrid), Juanfran (Atletico Madrid), Dani Carvajal (Real Madrid), Jerome Boateng (Bayern Munich)

    Médios: Dimitri Payet (West Ham), Yannick Carrasco (Atletico Madrid), Paul Pogba (Man United), Riyad Mahrez (Leicester), Kevin De Bruyne (Man City), Joe Allen (Stoke), Luka Modric (Real Madrid), Aaron Ramsey (Arsenal), Toni Kroos, (Real Madrid), Andres Iniesta (Barcelona), N’Golo Kante (Chelsea), Grzegorz Krychowiak (PSG)

    Avançados: Leo Messi (Barcelona), Luis Suarez (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Robert Lewandowski (Bayern Munich), Zlatan Ibrahimovic (Man United), Gonzalo Higuain (Juventus), Antoine Griezmann (Atletico Madrid), Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund), Neymar (Barcelona), Gareth Bale (Real Madrid), Alexis Sanchez (Arsenal), Sergio Aguero (Man City)

    Link: http://pt.toty.uefa.com/

  • Portuguese Moderator

    Partilho desde já o "meu onze"
    0_1479741305631_toty.PNG

    Confesso que me deixei levar pelo sentimento patriarca na baliza :smile: Também não faz grande sentido não estar o Neuer nos nomeados.


  • Minha equipe :bow_tone1:

    alt text


  • Aqui vai a minha escolha para a equipa do ano! :wink:
    Também me deixei levar pelo sentimento patriarca!

    0_1479774267639_uefa-toty-2015-1F4CBA038D97DFA6A3E8DA9D4B8A8857.jpg

Log in to reply
 

Looks like your connection to OSM Forum was lost, please wait while we try to reconnect.