[GE] Semana 78 - santana100
-
Olá, malta!
No GE desta semana iremos entrevistar um dos jogadores mais experientes ainda em atividade no OSM.
Membro fundador dos Portvcale, grupo que ainda representa, destacou-se representando também outros grupos da comunidade como Alma Lusitana ou Portugal Crew.
Tem também neste momento um canal no Youtube onde fala e dá dicas sobre o jogo.
Ele chama-se André, quer dar-se a conhecer melhor e falar sobre os seus projetos.
Façam perguntas ao @santana100 !
-
@pizzi_77 said in [GE] Semana 78 - santana100:
destacou-se representando também outros grupos da comunidade como Alma Lusitana ou Portugal Crew.
Tem também neste momento um canal no Youtube onde fala e dá dicas sobre oObrigado desde já pela oportunidade, estejam à vontade para fazer as vossas perguntas
Já á algum tempo que não sou um regular escritor nos fóruns e é provável que alguns treinadores já não me conheçam bem -
Boas vou fazer as minhas perguntas.
1°-> Que achas das atuais competições de grupos e onde podem melhorar?
2°-> Qual a tua opinião sobre o problema na comunidade atualmente e como a mesma pode resolver?
3°-> Na tua opinião, a qualidade dos grupos Portugueses e Brasileiros, diminui após o fim das batalhas de fórum?
4°-> Visto teres sido um dos fundadores de um grande grupo na comunidade, que dicas podes fornecer a quem está a pretender a criar o seu próprio grupo?
5°-> O que o jogo podia melhorar de forma a dar uma maior satisfação aos seus utilizadores?
6°-> Uma coisa antiga que gostasses que voltasse nas mecânicas do jogo?
7°-> Como prevês para o Liga nacional portuguesa? Quem será o campeão nacional?
8°-> No CN quem achas que vai ser campeão e quem estará na final?
9°-> O que achas do grupo que pertenço Champions OSM ( CPO ) ?
10°-> Objetivos para 2021?
-
Obrigado pelas perguntas, vamos lá
1°-> Que achas das atuais competições de grupos e onde podem melhorar?
Acho que na sua importância. Isto é, quantas mais competições de grupos temos mais elas se vulgarizam. Na minha opinião o que pode reforçar a importância das competições de grupo é a sua raridade, ter uma competição anual que define o melhor grupo do mundo, ter uma que define o melhor grupo da Comunidade. Nada mais. Algo simples se perceber, acessível a todos, com pouca probabilidade de erro e sem ter 3 PDFs com as regras.
O OSM consegue organizar algo assim criando uma simples liga especial para competições deste género onde seja tudo claro, e não haja espaço para um regulamento com penalizações.2°-> Qual a tua opinião sobre o problema na comunidade atualmente e como a mesma pode resolver?
Quem chega aos fóruns pela a primeira vez não os acha intuitivos. Os fóruns antigos eram (a nível de design de comunicação) melhores e mais claros.
O OSM mobile não nos dá acesso ao fórum. Tornando o fórum acessível pelo mobile e resolvendo o ruído de informação tudo ser torna mais simples.Acredito que alguma falta de entendimento dos staffs/moderadores/comunidade se deve ao seu local de trabalho (fórum) não estar no melhor estado e nenhuma dessas pessoas consegue para mudar a estrutura do fórum.
3°-> Na tua opinião, a qualidade dos grupos Portugueses e Brasileiros, diminui após o fim das batalhas de fórum?
Não, ela diminui em 2015/16 (já não sei ao certo) com a atualização do Fórum. Os fóruns antigos eram a principal arma da nossa comunidade.
Hoje o canal OSM PRO está a ter esse papel, temos 1000 visitantes diários, e estou a formar a nossa comunidade na sua base, ensinar as bases do jogo aos jogadores, e os resultados notam-se cada vez mais, em apenas 5 meses.
Ao ser quase dois anos Selecionador Nacional Português eu percebi que eu e os Portvcale ganhamos mais com a força da nossa comunidade, e hoje sou um treinador da comunidade e não apenas dos Portvcale.4°-> Visto teres sido um dos fundadores de um grande grupo na comunidade, que dicas podes fornecer a quem está a pretender a criar o seu próprio grupo?
Não fui um dos fundadores, sou o fundador. Os Portvcale partiram de uma ideia de amor á pátria. Mais tarde posso falar melhor da nossa história. Na altura não existia um único grupo só de Portugueses, e essa foi a primeira máxima do que somos hoje, um grupo de portugueses.
Quem cria um grupo tem de conhecer o jogo, o canal no Youtube já vez nascer vários grupos na nossa comunidade que estão hoje a florescer com as ferramentas certas. O segredo está na comunicação e saber dosear a exigência (nem pouca, nem demasiada), e se estão a começar, abordar jogadores por mensagem privada a explicar as vossas ideias (mas para isso conheçam primeiro o jogo), e recrutem com base nas respostas. E não sejam demasiado novos.5°-> O que o jogo podia melhorar de forma a dar uma maior satisfação aos seus utilizadores?
Deixei aqui uma sugestão se quiserem perder um tempinho:
https://forum.onlinesoccermanager.com/topic/43780/sugestão-honor-points-novo-ranking?_=1609683133906Basicamente recompensar quem merece ser recompensado, atribuir valor aos craques do jogo.
6°-> Uma coisa antiga que gostasses que voltasse nas mecânicas do jogo?
Gostava de analisar o tempo no Jornal, hoje já nao existe, eu jogava mais agressivo em dias de chuva7°-> Como prevês para o Liga nacional portuguesa? Quem será o campeão nacional?
Penso que te referes á Liga Nacional Portuguesa de Grupos. A minha opinião em relação a esta competição está escrita na primeira resposta. Mas estando os Lusos e os Portvcale acho que são dois favoritos. Hoje em dia favoritos não vale de muito.8°-> No CN quem achas que vai ser campeão e quem estará na final?
Não há favorito, nesta fase todos os treinadores têm níveis semelhantes.9°-> O que achas do grupo que pertenço Champions OSM ( CPO ) ?
Um grupo experiente da nova geração, acho que estão bem organizados e fazem boas batalhas.10°-> Objetivos para 2021?
A resposta à pergunta 5 dá umas ideias daquilo que podia ser um objetivo.Reparem, eu já tive em 2 Finais do Campeonato do Mundo (5º e 11º), já fui Campeão Nacional com o record de pontos onde passei em primeiro em todas as fases (feito repetido mais tarde pelo @RuiSilenoz), fui Selecionador Nacional, criei os Portvcale um grupo fantástico, o meu irmão @xefe12345 foi Campeão do Mundo e ganhou o Campeonato Regional. Enfim eu parei de jogar por não ter objetivos, por isso criei este verão o canal OSM PRO para ajudar a nossa comunidade e me dar motivação para jogar diariamente.
Começamos agora também a formação de jogadores para entrarem nos Portvcale B, e estamos as reformular as nossa imagem de grupo ao qual agradecemos ao @ferreipa
Obrigado
-
Boas meu caro compincha de grupo desde há uma carrada de anos! Tamos a ficar cotas pah
Mas como o vinho do Porto, quanto mais velhos melhor ehehVamos lá às perguntinhas:
1 - Qual o teu segredo para o "elixir da juventude" no que ao OSM diz respeito e te manteres um super treinador após tantos anos desde o início?2 - Tens saudades dos tempos de Seleccionador Nacional? Como vês o panorama das seleções atualmente e qual o futuro que podes traçar para as competições de seleção? Achas que fazem falta às comunidades?
3 - Mudarias alguma coisa nos fóruns do OSM, em especial da nossa comunidade, tendo em conta a pouca atividade existente e os problemas que isso tem causado?
4 - Como vês os PortVCale atualmente? Achas que estamos num bom caminho para chegar ao top 30 do Ranking mundial em pouco tempo?
5 - O que achas do @ferreipa continuar nos PortVCale B e assim não chatear tanto a cabeça à malta?
6 - Gostavas de ser mod/staff num futuro próximo?
7 - Quais os teus objetivos individuais no jogo a curto, médio e longo prazo?
8 - Como te sentes agora que começas a ser um YouTuber famoso? As pessoas já te cumprimentam na rua e pedem autógrafos? Agora fora de brincadeiras, tens tido um crescimento enorme em muito pouco tempo no teu canal do YouTube do OSM, o qual tem grande qualidade e eu próprio vejo diariamente os teus vídeos. Porque decidiste criar o mesmo e quantas horas diárias dedicas ao canal?
9 - O que esperas alcançar no teu canal do YouTube até ao fim de 2021? Objetivos, expectativas...
10 - Achas que o teu canal pode dar também uma maior visibilidade não só ao nosso grupo como também a toda a comunidade PT e a pode ajudar a crescer e até a criar e fomentar uma nova "vida" na comunidade fora do fórum, como por exemplo em canais do discord, grupos de what'sapp, etc?
Continuação de boa entrevista e vê lá se não ficas famoso demais, senão depois os tubarões querem-te vir cá buscar e vamos ter que te fechar num bunker para te esconder
Grande abraço, continua com o excelente trabalho e mantém-te no grupo até seres um velhote de barbas brancas à la Pai Natal (onde é que eu já vi isso ) !
-
Boa noite amigo,
Segue umas poucas perguntas para ti.- Achas que vai ser possível o regresso das batalhas antigas ao jogo ?
- Quais os teus objetivos individuais e coletivos no jogo neste ano ?
- Sobre o teu canal, quais os objetivos já atingidos e quais por atingir ?
- Qual na tua opinião quais são as principais medidas que um Grupo deve adotar para atingir o objetivo de evoluir e subir no ranking de grupos ?
- Por fim qual a tua opinião sobre a posturas de moderadores dos chats do jogo ?
Obrigado, tudo de bom para ti.
Rui Almeida aka bababufias
-
Boas Santana,
Sou teu subscritor no youtube e tenho algumas perguntas.
1- Se pudesses escolher apenas uma formação para jogar para sempre osm qual escolherias?
2- Qual é a tua relação ao futebol na vida pessoal? (clube, se acompanhas, se já pensaste ser treinador).
-
@ktulo7 Tantas
1 - Qual o teu segredo para o "elixir da juventude" no que ao OSM diz respeito e te manteres um super treinador após tantos anos desde o início?
Já estou enferrujado eheh, tenho procurado diferentes formas de me motivar, esse é o segredo. Testar constantemente táticas sem esquecer as da nossa confiança também. Mas mais importante que tudo isso é saber perder.
2 - Tens saudades dos tempos de Selecionador Nacional? Como vês o panorama das seleções atualmente e qual o futuro que podes traçar para as competições de seleção? Achas que fazem falta às comunidades?
Hoje não tinha o tempo necessário, mas fazem muita falta, como um objetivo difícil de alcançar para o treinador. Dá motivação aos jogadores mas só é possível com algo semelhante às batalhas antigas. Não precisa de ser um modelo igual mas um melhorado
3 - Mudarias alguma coisa nos fóruns do OSM, em especial da nossa comunidade, tendo em conta a pouca atividade existente e os problemas que isso tem causado?
- Resposta em cima (à pergunta 2).
4 - Como vês os PortVCale atualmente? Achas que estamos num bom caminho para chegar ao top 30 do Ranking mundial em pouco tempo?
Em pouco tempo não, mas em 6 meses diria que sim, estamos a trabalhar para isso.
5 - O que achas do @ferreipa continuar nos PortVCale B e assim não chatear tanto a cabeça à malta?
E chateia-me a mim ? Brincadeiras á parte o Paulo faz falta em qualquer grupo
6 - Gostavas de ser mod/staff num futuro próximo?
Não, nunca tive esse objetivo. Não tinha tempo para isso, Teria de ter retorno financeiro.
7 - Quais os teus objetivos individuais no jogo a curto, médio e longo prazo?
*Resposta em cima na pergunta 108 - Como te sentes agora que começas a ser um YouTuber famoso? As pessoas já te cumprimentam na rua e pedem autógrafos? Agora fora de brincadeiras, tens tido um crescimento enorme em muito pouco tempo no teu canal do YouTube do OSM, o qual tem grande qualidade e eu próprio vejo diariamente os teus vídeos. Porque decidiste criar o mesmo e quantas horas diárias dedicas ao canal?
Cerca de 2 horas diárias (por vezes mais), foi criado com base em dois objetivos, o primeiro é arranjar uma nova motivação para o jogo, o segundo é fazer da nossa comunidade a melhor do mundo novamente.
Como trabalho em comunicação, tornou-se possível criar conteúdo bom com boa qualidade gráfica. (tenho de melhorar a iluminação e cenário, mas a seu tempo vai la)9 - O que esperas alcançar no teu canal do YouTube até ao fim de 2021? Objetivos, expectativas...
Gostava de alcançar os 7 mil subscritores, tenho diariamente uma média de 2 mil visualizações e gostava de aumentar esse número cada vez mais!
10 - Achas que o teu canal pode dar também uma maior visibilidade não só ao nosso grupo como também a toda a comunidade PT e a pode ajudar a crescer e até a criar e fomentar uma nova "vida" na comunidade fora do fórum, como por exemplo em canais do discord, grupos de what'sapp, etc?
Ao nosso grupo já dá os resultados irão aparecer rapidamente. No que toca á nossa comunidade também trás resultados. Este ano tivemos o maior número de participantes no CN, e dezenas de treinadores estão a conhecer o lado competitivo do OSM.
Eu pessoalmente não gosto muito do discord, e o whatsapp é mais pessoal, mas por vezes gosto de incentivar os treinadores a visitarem o nosso fórum de OSM.Obrigado e se respondi alguma coisa com pouco sentido peço desculpa que estou meio distraído a esta hora
estes emojis são um bocado feios
-
@bababufias Grande Rui
Achas que vai ser possível o regresso das batalhas antigas ao jogo ?
Sim acho que é possível. Não nos moldes antigos, mas acho que o OSM tinha muito a ganhar com a vinda de um modelo de batalhas mais estratégico que o atual, onde a classificação da batalhas fosse logo calculada pelo jogo, de forma a não ser necessário uma folha de cálculo. Onde por exemplo todos pudessem usar 2 estagios e 4 TS por exemplo, para não termos de desperdiçar uma quantidade infinita de coins numa batalha só. Algo bem pensado e estruturado, fazia falta aos grupos e seleções.
Quais os teus objetivos individuais e coletivos no jogo neste ano ?
*Respondi melhor na última pergunta da minha primeira resposta.
Nao tenho muitos, eu diria tornar os Portvcale B num grupo de topo e numa máquina de ajuda aos A. Gostava de voltar ao Mundial (WC). Os moldes antigos de apuramento são uma corrida às multicontas indetetáveis e eu não tinha forma de ser apurado, os pontos do último apurado do ano passado foram surreais. Estou curioso para conhecer a nova forma de apuramento.
Sobre o teu canal, quais os objetivos já atingidos e quais por atingir ?
O meu objetivo inicial era atingir os 1000 subscritores até ao final do ano, mais tarde vi que era possível mais e defini 1750 como objetivo. Consegui 2600 o que deu uma média de 17 novos subscritores por dia em média desde o início do canal. Acho que está a correr bem e o meu objetivo a longo prazo é fazer vídeos para o OSM e ter um acordo com a nossa comunidade, para explicar algum tipo de atualização, etc.. O OSM tem o hábito de encomendar vídeos a jogadores do FIFA (etc) para trazer novos jogadores ao OSM, mas ainda não dedica um pequeno investimento aos seus jogadores. Os novos jogadores chegam perdidos ao jogo, jogam uma época e tornam-se inativos.
Gostava portanto que o OSM apostasse e apoiasse os youtubers de OSM, e nos ajudasse na divulgação de alguns dos nossos vídeos nas Notícias do OSM.Qual na tua opinião quais são as principais medidas que um Grupo deve adotar para atingir o objetivo de evoluir e subir no ranking de grupos ?
Definir equipas fortes para batalhar, garantir que todos conhecem o jogo, e todos são comunicativos. saber jogar para o empate.
Por fim qual a tua opinião sobre a posturas de moderadores dos chats do jogo ?
Acho que o problema não está nas pessoas em si, está no modo em que os fóruns estão pensados e estruturados, sinto que alguns moderadores e staffs estão revoltados (de forma natural) devido à inatividade do fórum, principalmente porque muitos deles conheciam o movimento do antigo -
@sirvitormatos Obrigado pelas perguntas
> 1- Se pudesses escolher apenas uma formação para jogar para sempre osm qual escolherias?
Sem dúvida o 4231, é a formação mais equilibrada e que se adapta a qualquer situação e pode ser jogada de forma ofensiva e defensiva> 2- Qual é a tua relação ao futebol na vida pessoal? (clube, se acompanhas, se já pensaste ser treinador).
Boa pergunta, eu joguei 12 anos futebol até entrar na faculdade, o meu sonho sempre foi o de ser treinador de futebol, mas a forma como as coisas estão pensadas no futebol real torna praticamente impossível uma pessoa sem ligação ao futebol profissional se tornar treinador. Quer a atingir os níveis de treinador, quer a ter independência financeira para poder estar a tirar o curso e trabalhar vários anos sem retorno financeiro e provavelmente longe de casa.
-
Boas Santana
Antes de mais que nunca me canso disto, dar-te os parabéns pelo excelente canal que tens vindo a criar/desenvolver no youtube, tem sido sem dúvida uma ferramenta importante para toda a comunidade.
- De onde surgiu a ideia de criar um canal no youtube e até onde achas possível chegar com o mesmo?
- Sentes que tens um papel importante na comunidade PT/BR ao longo deste anos a formar jogadores de osm?
- Qual a tua maior motivação para todo o papel que tens vindo a desenvolver junto da comunidade?
- A pergunta que todos querem fazer, és de que clube?
- Antes desta pandemia gostavas de ir ao estádio e disfrutar dos jogos?
- Além do futebol tens mais algum desporto que te chame a atenção?
Um grande abraço e que te corra tudo bem seja a nível pessoal como na nova restruturação de grupo!
-
Boas @santana100 tudo bem?
Vou aproveitar para me estriar nas perguntas e logo com uma referência do OSM nacional1- Visto teres sido selecionador nacional como tens visto isto de terem eliminado o tópico da seleção?
2- Depois de terem proibido as batalhas de fórum, qual seria a melhor ideia para a seleção nacional continuar?
3- Porquê só agora terem criado uma segunda equipa dos Portvcale?
4- Quem foram para ti os 5 melhores jogadores nacionais?
5- Quem são para ti os 5 melhores da atualidade (não vale dos Portvcale) 🤭?
6- Quem são para ti os 5 melhores grupos Pt?
7- (Tuga Legends Reborn) somos um grupo bastante recente! O que sabes e o que achas de nós?
Fico por aqui para o resto da malta também ter o que perguntar! Felicidades para o canal no YouTube, prometo passar por lá e continuação de boa entrevista! Fica bem
-
Bom dia André @santana100 . Bem vindo novamente ao GE.
Já estava na altura de reactivarem aquele que na minha opinião é o melhor tópico do OSM: Café.Para já não vou fazer nenhuma questão. As que queria fazer já foram colocadas. Vou aguardar uma resposta e depois volto com algumas.
Boa entrevista e diverte-te! -
@dasilvacasper Obrigado pelas perguntas. Eu é que agradeço pelo apoio que têm dado ao canal
De onde surgiu a ideia de criar um canal no youtube e até onde achas possível chegar com o mesmo?
Senti que fazia falta, não existia ninguém da nossa língua portuguesa a explicar o jogo com qualidade no youtube. Ao longo de anos fui á procura e nunca encontrava nada, e isso acontece pelo baixo investimento nos já jogadores de OSM. Quando se pesquisava OSM no youtube era habitual encontrar algo como "liga dos yotubers", ou outro tipo de vídeos que eram feitos por jogadores de fifa que não percebem nada de OSM. Senti que era a altura certa, fui me informar de tudo o que era necessário, comprei uma câmara de entrada USB e um microfone. Tive 1/2 meses a preparar tudo, sou formado na área e ajudou. Design, separadores, capa, tumbnails, ideias etc etc e comecei a gravar. No inicio os vídeos saem menos á vontade, mas tudo foi cada vez mais ao lugar
Sentes que tens um papel importante na comunidade PT/BR ao longo deste anos a formar jogadores de osm?
Para responder a isso ou seria demasiado modesto ou arrogante, vou ser um pouco arrogante. Acho que sim, trabalhei para isso ao longo dos anos, sempre procurei a diversidade da qualidade dos grupos da nossa comunidade, ganhamos mais em ser 10 grupos fortes que 1 muito forte.
Qual a tua maior motivação para todo o papel que tens vindo a desenvolver junto da comunidade?
Gostava de ver o OSM um jogo mais dos jogadores, isto é dificil de fazer entender, mas penso que o canal OSM PRO - PT BR está a caminhar nesse sentido. Gostava que o canal estivesse acessível a todos os jogadores da comunidade. E para isso o OSM tem de perceber que a comunicação para 5 mil jogadores de OSM vale mais do que para 100 mil jogadores de FIFA.
A pergunta que todos querem fazer, és de que clube?
Benfica, trabalhei 2 anos na Sporting TV
Antes desta pandemia gostavas de ir ao estádio e disfrutar dos jogos?
Sim gostava muito, não sou sócio, mas gosto de ir 2/3 vezes por ano em alguns jogos importantes.
Além do futebol tens mais algum desporto que te chame a atenção?
90% é futebol, a minha vida andou muito á volta do futebol, os outros 10 estão divididos pelo andebol, F1, tenis, futsal, pouco mais...
-
então @santana100, deixo aqui umas perguntas...
- nas poucas ligas que jogámos juntos, oq achaste delas?
- dado o crescimento do teu canal, achas que um dia baterás os 50mil inscritos?
- que ideia tens do meu grupo, o "pasteldenata"?
- tens a meta de voltar a chegar a uma final do wc num futuro próximo?
já não te chateio mais , boa sorte nos teus objetivos
-
Boa noite @santana100.
Vou deixar aqui umas perguntas.
1 - Se um treinador dos Portvcale estivesse determinado a sair do grupo, como é que o demovias?
2 - Enumera 3 qualidades do jogo que sirvam de base para termos motivação a continuar a jogar.
3 - A tua passagem para os Portvcale B passará certamente por transmitir os teus conhecimentos a potenciais treinadores para reforçar o grupo principal. Concordas que o teu canal do you tube é uma mais valia para recrutarem treinadores para essa finalidade.
4 - Achas que passando vários treinadores para a equipa B, pode enfraquecer o grupo principal?
5 - Estás quase a fazer 12 anos de osm. Tens vontade para continuar?
6 - Se pertencesses à organização do CN o que mudavas?
7 - Que título gostarias ainda de ganhar?
8 - Que treinadores gostarias que voltassem a jogar?
9 - Gostarias de voltar a ser seleccionador português de osm?
10 - Como achas que vai ser feito o apuramento para o WC 2021, isto é, se o mesmo se vier a realizar. Será pelo número de medalhas de treinador conquistadas num determinado período?
Obrigado e continuação de bons jogos.
-
@cristianomacedo20
1- Visto teres sido selecionador nacional como tens visto isto de terem eliminado o tópico da seleção?O problema não é esse, o problema foi terem eliminado a única forma da seleção competir (as batalhas antigas), o desaparecimento da seleção foi algo natural, uma consequência. Precisamos de algo semelhante às batalhas antigas (não precisa de ser igual, melhorado) para as seleções renascerem.
2- Depois de terem proibido as batalhas de fórum, qual seria a melhor ideia para a seleção nacional continuar?
A minha anterior resposta diz isso mesmo, a única forma neste momento seria através de competições mais ou menos individuais. Coisa que acho não fazer sentido à seleção.
3- Porquê só agora terem criado uma segunda equipa dos Portvcale?
Para criar a B gostaríamos de ter jogadores de qualidade, a longo prazo os B vao se tornar tão fortes como os melhores do A, e os A mais fortes do que são agora. e isso tornou-se mais fácil com o canal OSM PRO, permitiu que muitos treinadores se apaixonassem pelo jogo e o entendessem. E faz com que os novos reforços praticamente não precisem de ser ensinados.
4- Quem foram para ti os 5 melhores jogadores nacionais?
Gosto dessa pergunta, mão não é fácil responder por correr o risco de me esquecer de alguém.
Em primeiro lugar os campeões do mundo da nossa comunidade, a comunidade com mais campeões do mundo!- Joao M.V. Guarino (2009)
- @xefe12345 (2012)
- @FLOCUNHA (2013)
- @RuiSilenoz (2017)
Referir em especial o @RuiSilenoz por ter sido Campeão do Mundo, Campeão Nacional, Selecionador Nacional, e TOP1 do ranking mundial vários anos, era não só o melhor treinador da comunidade mas olhando para o histórico o melhor de sempre no OSM. Até o treinador @MenagerBL ter sido duas vezes seguidas Campeão do Mundo a quem eu tive o gosto de entrevistar (
)Referir o @Masterguru que foi o primeiro Campeão Nacional da história. E o líder do histórico grupo Zitismo por....... ...........12 anos e meio!
Podia ainda referir inúmeros treinadores de classe e história como @Paulo-Filipe-Cunha, @canadelo , @MANEL88 e muitos outros mas com certeza seria injusto para muitos.
5- Quem são para ti os 5 melhores da atualidade (não vale dos Portvcale) 🤭?
Neste momento nenhum treinador da nossa comunidade se conseguiu destacar, temos bons treinadores de OSM, mas nenhum em especial subiu ao patamar de excelência. Algo que quero que mude no futuro próximo. Quem se apróximou mais disso este ano foi o @nortadas
Isso é o resultado dos melhores treinadores da comunidade não conseguirem (sucessivamente) o apuramento para o Campeonato do Mundo.6- Quem são para ti os 5 melhores grupos Pt?
Portvcale, Lusos, Zitismo, Sintra Crew e Pastel de Nata.Tuga Legens Reborn e Wolves estão a nível semelhante dos restantes
7- (Tuga Legends Reborn) somos um grupo bastante recente! O que sabes e o que achas de nós?
Pouco estive ausente no jogo quando vocês apareceram. Sei que é estranhamente bom ter um grupo recente tão forte, a geração de 2016/2017 trouxe ao jogo muitos treinadores de qualidade e o vosso grupo aproveitou muito bem isso. Os meus parabéns pelo percurso!
-
@renato-pratas Amigo Renato, um dos primeiros a descobrir o Canal OSM PRO ainda eu tinha meia dúzia de subscritores
Nas poucas ligas que jogámos juntos, o q achaste delas?
Divertidas e competitivas, e sem transferências o que é um desafio interessante, na primeira lá tive de fazer a dobradinha
Dado o crescimento do teu canal, achas que um dia baterás os 50mil inscritos?
Sinceramente acho que não, correndo bem acho que pode estabilizar aos 20 mil, daqui uns dois anos. A nossa comunidade não é assim tão grande, temos demasiados jogadores ocasionais, e para algo assim acontecer temos de mudar os próprios jogadores. Aconteceria com uma apoio forte da parte do OSM, uma secção de notícias do jogo ligadas ao Youtube, onde aos jogadores por telemóvel vissem à direita (no menu) uma secção de notícias com vídeos sobre algo interessante (por exemplo a entrevista ao melhor do mundo, cumprir 100% da dominação do mundo, etc.).
Por exemplo para jogadores iniciantes divulgar o vídeo do Guia do OSM para os treinadores perceberem imediatamente as mecânicas do jogo, algo assim.Que ideia tens do meu grupo, o "pasteldenata"?
Um grande grupo, excelentes treinadores uns mais experientes que outros, organizados e já uma referência nacional. Quando começaram a aparecer em força eu não achava possível se manterem tanto tempo no topo, mas hoje já toda a gente vê como normal
Tens a meta de voltar a chegar a uma final do wc num futuro próximo?
Gostava muito, é a competição mais divertida e e emocionante do mundo, mas não acredito que consiga o apuramento através do sistema de pontos de treinador, estou curioso para conhecer a nova forma de apuramento que estão a planear.
Já não te chateio mais , boa sorte nos teus objetivos
Obrigado pelas erguntas grande abraço
-
Olá santana,antes demais queria dar-te os meus sinceros parabéns por tudo o que tens feito, com a criação do teu canal no YouTube. Eu joguei o antigo OFM durante 2 anos +/- depois parei por variadíssimas razões ( desmotivação,a vida profissional etc... ) e comecei a jogar outra vez no início do ano. Conclusão, já estava a ir pelo mesmo caminho para desistir,até que fui para ao teu canal e a chama voltou graças a ti. Só uma pergunta "simples " o que faz um jogador um jogador estar tantos anos a jogar ao mais alto nível no OSM,qual o segredo? Grande abraço
-
@especial-fcp Obrigado pelas perguntas
1 - Se um treinador dos Portvcale estivesse determinado a sair do grupo, como é que o demovias?
Diria que hás uns anos fazia os possíveis para o manter no grupo, hoje já não por dois motivos. O primeiro é termos algumas dezenas de jogadores que gostavam de fazer parte do grupo. O segundo motivo é olhar para dentro e pensar no que eu gostava que fizessem se fosse comigo. Eu desisti duas vezes de jogar, e voltei nas duas vezes. Na primeira vez parei 2 anos, foi na altura da faculdade, e muita gente se esforçou para me manter no jogo. Mas eu já tinha comprido todos os meus objetivos e mais alguns, e mesmo o que faltava, ser campeão do mundo, o meu irmão já o tinha feito (@xefe12345), eu tive perto. Não havia nada no jogo que me pudesse prender, e podiam me dizer tudo e mais alguma coisa que não me faria mudar.
Na segunda vez que parei tinha voltado para conhecer as novas batalhas e gostei, achei práticas e não me ocupavam muito tempo, por isso continuei por meses, sempre os mais despercebido que pudesse ser. E deixei o jogo porque voltei a não ter objetivos, já conhecia tudo e não havia nada de novo com valor para conquistar.
E surgiu a ideia do canal, que me ajuda a mim a motivar-me e aos jogadores de OSM por toda a comunidade, completei a dominação do mundo (já tinha uns 90%), voltei a jogar para o ranking (claro que a um ritmo mais ou menos relax) e a competir em ligas bastante competitivas.
Resumindo, às vezes faz bem uma pausa para definir objetivos, não adianta muito forçar uma pessoa a jogar quando está desmotivada, penso assim. O gosto pelo jogo volta, e novos objetivos surgem naturalmente.2 - Enumera 3 qualidades do jogo que sirvam de base para termos motivação a continuar a jogar.
Batalhas novas, Dominação do Mundo, e as Conquistas (eventualmente)3 - A tua passagem para os Portvcale B passará certamente por transmitir os teus conhecimentos a potenciais treinadores para reforçar o grupo principal. Concordas que o teu canal do you tube é uma mais valia para recrutarem treinadores para essa finalidade.
Sem dúvida, o canal OSM PRO - PT BR potência 10x mais o que seria a criação da equipa B em casos normais. Já plantámos as sementes e os frutos estãoa chegar
4 - Achas que passando vários treinadores para a equipa B, pode enfraquecer o grupo principal?
Não, bem pelo contrário, o único treinador do nosso lote de melhores a ir para a B fui eu, o @ferreipa está apenas temporariamente para por ordem. Os restantes jogadores vieram para a B para ganharem alguma motivação ou conseguirem o seu lugar, porque como eu já disse, não temos equipa C.
5 - Estás quase a fazer 12 anos de osm. Tens vontade para continuar?
Neste momento a minha motivação está alta, tenho objetivos individuais e em grupo
6 - Se pertencesses à organização do CN o que mudavas?
Gosto da competição atual, gostava que o OSM criasse uma liga de equipa iguais maior (com 24 equipas por exemplo), As atuais ligas de 12 equipas da Nostalgia obriga a criação de demasiada ligas.
7 - Que título gostarias ainda de ganhar?
Campeonato do Mundo apenas.
8 - Que treinadores gostarias que voltassem a jogar?
Pergunta dificil, gostava que voltassem algumas referencias que tinha quando comecei a jogar, lembro-me do peter river, oliver Kahn, outros treinadores que eram referencias, malta dos Alma Lusitana quando o grupo era fortíssimo, dos Portvcale o @Joseatra que foi um grande e importante membro, deixou cedo o jogo. e provavelmente mais uma dada de gente que não estou a puxar pela cabeça para me lembrar.
9 - Gostarias de voltar a ser seleccionador português de osm?
Não, por dois motivo também. Primeiro por já não haver nenhuma competição que faça sentido uma seleção jogar. Em segundo lugar por já não tempo, o meu tempo está 100% focado no canal, perco muitas horas de trabalho.
10 - Como achas que vai ser feito o apuramento para o WC 2021, isto é, se o mesmo se vier a realizar. Será pelo número de medalhas de treinador conquistadas num determinado período?
Sinceramente, não consigo imaginar nenhuma forma justa de definir este apuramento. Se o sistema de pontos de treinador desaparecer o de medalhas não é melhor.
Neste momento ganhasse muitas mais medalhas jogando em ligas pouco competitivas nas quatro contas, quem joga competições, batalhas de grupo, ligas competitivas, é prejudicado. Os seja, se for pelas medalhas irá ao campeonato do mundo treinadores de qualidade média/alta. Acho que é complicado