[GE] Semana 82 - moumiguel7070

  • Portuguese Moderator

    @language-pt

    Olá, malta!

    Estamos de volta com o GE e esta semana iremos entrevistar o Miguel, membro do grupo Champions OSM.

    Tem 23 anos e já passou por grupos históricos como Zitismo ou Fantastic Tuga.

    Venham fazer perguntas ao @moumiguel7070 para o conhecermos um pouco melhor!

  • Portuguese Users

    Boas @moumiguel7070 .
    Bem perguntas.

    1º-> Que achas das atuais competições de grupos e onde podem melhorar?

    2°-> Qual a tua opinião sobre o problema na comunidade atualmente e como a mesma pode resolver?

    3°-> Na tua opinião, a qualidade dos grupos Portugueses e Brasileiros, diminui após o fim das batalhas de fórum?

    4°-> Quem será o campeão de futebol em Portugal nesta e na próxima época ?

    5°-> O que o jogo podia melhorar de forma a dar uma maior satisfação aos seus utilizadores?

    6°-> Uma coisa antiga que gostasses que voltasse nas mecânicas do jogo?

    7°-> Como prevês para o LNPG na edição de Verão?

    8°-> O que achas do nosso grupo Champions OSM ( CPO )?

    9°-> Embora estejas no nosso grupo a pouco tempo o que achas que nós poderíamos ainda melhorar?

    10º-> Quem gostarias que o grupo contrata-se e porquê?

    11°-> Objetivos que pretendes adquirir neste teu regresso?

    12º-> Como prevês o futuro da seleção Portuguesa de OSM e das seleções de OSM em geral?

    Desculpa pelo incomodo.
    Bons jogos.


  • Boas Miguel, deixo-te aqui algumas perguntas.

    1- Quais os teus objetivos no OSM?

    2- Há algum treinador que gostasses que voltasse a jogar OSM?

    3- Qual foi o treinador mais complicado que defrontaste e porquê?

    4- Que grupo gostarias de defrontar numa batalha e porquê?

    5- O que mudarias ou acrescentarias ao OSM?

    6- O que achas da ida do Mourinho para a Roma?

    Bons jogos!

  • Portuguese Users

    Boas maltinha,

    Alguns podem não me conhecer, já sou da velha guarda hehehe, mas podem sempre aproveitar para me conhecer melhor através da entrevista 😉

    Em breve, já começo a responder, já tenho aqui algumas perguntas dos meus parceiros de grupo 😛

  • Portuguese Users

    @feelstrikex
    Então, meu caro, tudo bem? 😛

    1º-> Que achas das atuais competições de grupos e onde podem melhorar?

    Como sabes, sou da altura das antigas batalhas, em que me pareciam um bocado um bocado mais estratégicas, contudo, compreendo que existissem algumas razões para tentar mudar o formato das mesmas nomeadamente acabar com os confrontos diretos entre membros do mesmo grupo. Ainda me estou a adaptar aos novos formatos e tudo o que é novo quanto a grupos.
    Tenho que admitir que tenho visto que em termos de competições até tem havido alguma coisita, e embora fosse cedo para eu avaliar qualquer sugestão para melhorar, acho que existirem eventos algo mais sérios e organizados internacionalmente seria melhor (inclusive poder escolher os rivais nas batalhas).
    A forma como se organizam os grupos etc... tem melhorado substancialmente, mas lá está, o jogo tem sido dinâmico e em constante mudança, acredito que venha a melhorar sempre e a GameBasics, tirando a parte totalmente compreensível do lucro, tem trabalhado bastante bem em quase todos os aspetos do jogo e acredito que os grupos não sejam esquecidos e mais adiante tenhamos cada vez mais competividade e eventos em que os grupos possam ter um rigor maior e eventualmente mais competições diferentes das atuais, que ainda estou a descobrir.

    2°-> Qual a tua opinião sobre o problema na comunidade atualmente e como a mesma pode resolver?

    Tenho de referir que uma das razões que sempre me prendeu ao jogo foram os fóruns e esse sentimento de comunidade, embora no formato anterior, já no fim, estava a começar a ficar um bocado "em baixo". Não acho que seja, como vi por aí, pelo Staff ou Moderadores, já tivemos moderadores e staff's "menos queridos" e a comunidade sempre funcionou. O trabalho deles raramente impediu o desenrolar dos fóruns. Até porque uma comunidade não é apenas quem a gere mas, como o próprio nome indica, é a comunidade que deve, funcionalmente, trabalhar como um todo e temos exemplos que tem vindo a ajudar como o do Santana e os vídeos dele. Pena serem numa plataforma externa e esse sentimento de "um todo" não seja tão visível.
    Acredito que o problema é e tenha sido uma mudança geracional e que com o passar do tempo e as mudanças no jogo e fóruns, a comunidade portuguesa/brasileira, deixou-se ir abaixo.
    Continuamos a ter excelentes treinadores, mas confesso que os fóruns eram uma ferramenta essencial para que isso acontecesse de uma forma mais visível. Eu aprendi muito graças aos fóruns, não só enquanto treinador como pessoa também.
    Lembro-me perfeitamente de que Portugal era das melhores comunidades e atualmente, já não o é. Os nossos treinadores andavam sempre no topo de tudo.
    Mas deixa-me descortinar um bocado a questão da mudança geracional: as pessoas, e tive a oportunidade de falar com o Pizzi que calhou de coincidir comigo em outros sítios que funcionavam como comunidades, é que as pessoas crescem e a internet é dinâmica e em constante crescimento. Eu disse isso no tópico da moderação e em privado no grupo... As coisas na internet estão sempre sempre a mudar, e este tipo de formatos de fóruns tem vindo a perder muito público, não apenas no osm mas como no mundo virtual em geral. Existem alguns fóruns por aí que ainda conseguiram safar-se mas porque funcionam de forma diferente, não podemos esquecer que os fóruns aqui estão associados a um jogo que mudou (e muito!) aquando do seu "boom".
    Como soluções, sinceramente, não sei, porque como te digo, é uma questão de que as pessoas, em geral, já não são muito ligadas a fóruns. Os mais velhos têm uma vida com stress, os mais novos já têm outros outros hábitos na internet que nós não tínhamos tipo fornites e cenas dessas, e os da nossa idade, preferimos um caneco na mão e nem sempre andamos por aqui hehehe

    3°-> Na tua opinião, a qualidade dos grupos Portugueses e Brasileiros, diminui após o fim das batalhas de fórum?

    Não acho que tenha diminuído, acho que mudaram apenas. Grande parte dos grupos da minha altura, já são tudo cotas que não têm a mesma cena pelo jogo como antes. Dos novos grupos, ainda estou a tentar conhecê-los mas há qualidade, claro que antes existiam grupos coesos e muito fortes que já não se conseguiram aguentar com o passar dos anos, mas isso é normal num jogo.
    Não acho que isso seja um fator que tenha influenciado diretamente, sinceramente. Ajudou, claro, mas os treinadores continuam a ser os mesmos e os grupos iguais. Penso que, e tal como na comunidade em si, o problema não tenha sido apenas em nós mas sim o surgimento de outras comunidades, que antes não tinham expressividade e agora têm e acabam por se revelarem comunidades com bons treinadores.
    O jogo evoluiu e trouxe consigo mais gente, mais gente significa, logicamente, uma carrada de treinadores mais dedicados e outros menos dedicados, o jogo tornou-se mais competitivo e agora já não parecemos tão fortes como antes, mas que existe muita qualidade na nossa comunidade, seja individual ou coletivamente, isso nunca duvidarei.

    4°-> Quem será o campeão de futebol em Portugal nesta e na próxima época ?

    O teu Sporting merece, quero muito que seja o Porto mas por mérito tem que ser o Sporting.
    Não gosto de fazer futurologia, mas acho que será um campeonato muito renhido (não considero que este ano tenha sido renhido, mesmo que ganhe o Porto).
    Vão existir mudanças e aí tirarei a minha conclusão, mas posso dizer-te que este ano pensei que o Benfica ia ganhar facilmente o campeonato.

    5°-> O que o jogo podia melhorar de forma a dar uma maior satisfação aos seus utilizadores?

    O jogo tem evoluído, tal como disse anteriormente, muito bem. O jogo está engraçado, embora deveriam complicar um bocado mais as coisas. Não em termos de complexidade do jogo em si mas na construção de plantel (antes era mais complicado construir plantéis, principalmente em equipas que tinham jogadores mais caros pois o pc não comprava jogadores a partir de um certo montante).
    Complicar, também, um bocadinho mais a cena dos bónus nos jogos, tipo a cena dos flancos e das nacionalidades, acho que deveriam ser "segredos a vozes" e não serem bónus mesmo oficiais. Não gosto de descobrir truques através dos outros, mas isto sou eu e que já viveu numa fase do osm em que quase tudo jogava 451 a ou b e 433 a ou b.
    Em termos de melhorias e tendo em conta o aspeto do lucro da GB, não sei muito bem onde mexia, sinceramente. Os aspetos que referi logicamente deveriam de uma visão capitalista de obter lucro e é legítima. Podia dizer que descessem o número de coins para comprar um jogador pelo olheiro (e que indiretamente influencia no bónus das nacionalidades porque para ires buscar melhores jogadores de um dado país tens de usar o olheiro), por exemplo, mas isso iria contra o raciocínio que tive acima.
    Na altura que parei de jogar de forma competitiva e passei a ter momentos em que não jogava foi quando mudaram o sistema de pontos, o que me faz sentido porque muitos dos mais velhos já tínhamos muito ponto de treinador acumulado que dificilmente os novos iriam conseguir lá chegar. Acho que cada mudança tem a sua lógica mesmo que não o saibamos ver no momento.

    6°-> Uma coisa antiga que gostasses que voltasse nas mecânicas do jogo?

    Como respondi acima, era mesmo conjugar a dificuldade que temos hoje taticamente com a dificuldade do antigamente em construir planteis. Volto ao mesmo: o jogo ser mais "difícil".

    7°-> Como prevês para o LNPG na edição de Verão?

    Ainda me estou a adaptar e conheço a LNPG muito superficialmente mas espero que continuemos a ter boas prestações 🙂

    8°-> O que achas do nosso grupo Champions OSM ( CPO )?

    Foi a melhor opção para regressar, tive outras opções mas decidi por entrar num grupo diferente e que me ajudasse a inserir no "novo" mundo do OSM. E hoje tenho a certeza que escolhi bem. Estou a adaptar-me bem e a ter um apoio essencial de todos vocês.

    9°-> Embora estejas no nosso grupo a pouco tempo o que achas que nós poderíamos ainda melhorar?

    Melhorar será sempre uma palavra presente em projetos como o do Champions OSM, porque é um projeto sério. Vamos cada dia melhorar e ter melhores prestações em batalhas e competições (começando por mim que parece que desaprendo quando jogo batalhas :P). Posso não ter nada concreto para melhorar mas tenho a certeza que será algo que todos os dias irá acontecer, isto é, cada dia seremos melhores.

    10º-> Quem gostarias que o grupo contrata-se e porquê?

    Neste momento não consigo responder pois já não conheço tanta gente nem a qualidade individual da malta. Veremos nos próximos tempos.

    11°-> Objetivos que pretendes adquirir neste teu regresso?

    A curto prazo, é voltar a recuperar os 100% do World Domination. A médio prazo será mesmo atingir a maioria das conquistas que possa cumprir. A longo prazo.... bem... a longo prazo nunca traço objetivos sem ser, claro, tentar ser o melhor possível.

    A nível coletivo, de grupo, os meus objetivos estarão sempre alinhados ao que coletivamente procurarmos e que eu possa ter um contributo de proveito nele.

    12º-> Como prevês o futuro da seleção Portuguesa de OSM e das seleções de OSM em geral?

    Também é uma das novidades que pouca atenção dei. Acho que é uma cena porreira e que tem muito por onde se desenvolver. Será engraçado ver a evolução das seleções.

  • Portuguese Users

    @mister-sobral

    Boas Boss 😛

    1- Quais os teus objetivos no OSM?

    Respondi acima mas vou dar só uma nota: gosto de jogar estes jogos principalmente para me divertir. Também jogos outros jogos online tipo CS ou Xadrez. Serve para "fugir" da realidade, tirar o tal stress do dia a dia etc... Ou seja, o meu objetivo principal num jogo online como este é divertir-me embora acabe sempre por ter uns que outros objetivos no jogo, mas ser melhor todos os dias, ajudar o meu grupo, ajudar a comunidade e divertir-me são os pilares da minha estadia por aqui. 🙂

    2- Há algum treinador que gostasses que voltasse a jogar OSM?

    Lembro-me de tantos e tantos, gostava muito do Pedro Boto, não me recordo ao certo o nick dele, mas tinha bons colegas no jogo. Lembro-me muito do Carlos Candeias, do Boto, dos meus camaradas dos Ftuga, enfim, são tantos que nem quero entrar em grandes listas para não me esquecer de nenhum 😛

    3- Qual foi o treinador mais complicado que defrontaste e porquê?

    Já tive jogos super complicados contra treinadores ainda mais complicados, mas já cheguei a ganhar aos melhores como cheguei a perder com os menos bons. O jogo é assim, e ainda estes dias joguei com o @Masterguru e levei uma lição 😛
    Nunca levo comigo vitórias ou derrotas, levo comigo a aprendizagem. Qualquer um pode ganhar a qualquer um, mas se tivesse de escolher uma derrota, sinceramente, não te saberia dizer porque já foram tantas hehehe mas vitória lembro-me de com um 433, creio eu (embora não seja relevante), de vencer a um dos melhores treinadores da comunidade pt e que era moderador/staff, não me consigo lembrar do nome dele mas foi numa competição qualquer, creio que era o campeonato regional, acabei por lhe dar uma cheta daquelas que teve só 30% de posse de bola e nem viu a cor do equipamento do meu guarda redes hehehehe . Desculpa esquecer-me do nome das coisas mas já lá vão muitos anos, mas, se tivesse de escolher um campeonato/liga/treinadores e se não estiver errado, creio que foi mesmo esse campeonato regional

    4- Que grupo gostarias de defrontar numa batalha e porquê?

    Gostava de poder bater nos meus amigos cotas do FTuga, hehehe, pelas razões obvias de eu ter um enorme carinho por eles

    5- O que mudarias ou acrescentarias ao OSM?

    Também respondi anteriormente, é difícil escolher. Acho que o jogo está bem como está, partindo dos pressupostos que a GB tem. Se fosse possível, claro, retiraria um bocado essa vertente capitalista e faria o jogo mais "barato" em alguns aspetos, não porque não queira investir mas porque haverá sempre alguém que terá mais ou menos dinheiro do que tu e a qualidade não se deve medir em base ao dinheiro investido mas sim em base a méritos táticos e de gestão das equipas. Com muitas coins, posso facilmente fazer uma grande equipa ou posso ter vantagens que os outros não têm nomeadamente através de aceleradores.
    Mas, lá está, compreendo totalmente a postura da GB e eu faria igual. Estamos a jogar de borla (só investimos se quisermos), temos acesso a tudo (algo que antes era preciso pagar para ter, tipo as contas secundárias)... Ao fim e ao cabo, o jogo tornou-se mais caro em alguns aspetos contudo as funcionalidades ficaram abertas para todos.

    6- O que achas da ida do Mourinho para a Roma?

    Desejo-lhe o maior sucesso. É um treinador top. Que está numa má fase, embora no Tottenham não estava muito mau, saiu por uma rutura causada pela Superliga. Acho que a Roma e as condições que lhe podem dar serão as ideais para um projeto duradouro. É uma equipa que não precisa de ganhar campeonatos como é um Real Madrid, Inter, Chelsea ou United.
    Está a apostar, ou só lhe deixam apostar, como disse o @Pizzi_77 no tópico do desporto, em projetos menores, provavelmente porque já não tem o mercado que tinha.
    O futuro dele passa por ser selecionador nacional, mas tem 58 anos, acredito que ainda tenha pelo menos uns 7 ou 8 anos para treinar. Não digo que seja o melhor treinador do mundo mas que é um dos melhores do mundo e que ficará na história de Portugal e do Mundo, é um facto.
    Ah... e esqueçam lá essa conversa de que está desatualizado. Epah, gostamos tanto de ser treinadores de bancada.... e queremos ensinar ao Mourinho de futebol ? Se há pessoa que percebe de futebol, meus amigos, é o Mourinho.

  • Portuguese Users

    Boas! Deixo aqui as minhas perguntas 😉

    -Como descobriste o osm?
    -Uma coisa que gostarias de ver no osm?
    -O que te mais dá motivação para jogar osm?
    -Quem achas que vai ganhar a champions? E a liga Europa?

  • Portuguese Users

    @moumiguel7070
    Boas companheiro, aqui deixo algumas perguntas...
    1º -> Qual a tua opinião sobre a atualização das posições dos jogadores? E o que pode vir a afetar ou a beneficiar no jogo?
    2º -> O que achas do formato do CR deste ano?
    3º -> Qual a tua opinião sobre a futura extinção dos pontos de treinador? Achas justo o ranking das medalhas?
    4º -> O que achas da vinda do VAR ao jogo? E qual o sentimento que sentes quando te é anulado um golo?
    5º -> Preferes competições individuais ou de grupo?
    6º ->Qual a tática que mais gostas de usar?

    Obrigado, bons jogos....

  • Portuguese Users

    @bernardo_510
    Boas amigo, tudo bem?

    -Como descobriste o osm?

    Um dia qualquer na escola, os meus colegas mostraram-me o jogo e começamos todos a jogar. Entretanto, os meus colegas na altura desistiram e eu já estava "colado" 😛

    -Uma coisa que gostarias de ver no osm?

    Gostava de ver mais oportunidades de os treinadores serem competitivos mas não através de rankings ou competições não oficiais, isto é, que existisse mais torneios e competições oficiais. Elevar a fasquia. Penso que o OSM tem mesmo a necessidade de dar um passo à frente. Temos tantos e tão bons treinadores que precisam de estímulos à seria.

    -O que te mais dá motivação para jogar osm?

    A verdade é que as conquistas e novas ligas no OSM (o que me fez perder os 100% de WD) me fez regressar. Agora voltando a estar em grupos tenho tido mais motivação e ambição de querer ser melhor. Mas é preciso que o OSM continue a evoluir, continue a ser algo mais do que apenas jogar ligas e cumprir objetivos.

    -Quem achas que vai ganhar a champions? E a liga Europa?

    Epah, a liga europa vou pelo Unai Emery, o mister uefas hehehe
    Já para a liga dos campeões estava na ideia do meu Real Madrid mas com a passagem do Chelsea, o City tem a coisa mais fácil, ao meu ver. Contudo, o Chelsea tem mostrado um nível extraordinário tal como o City do Pep.
    Mas por mim podiam perder os dois por serem duas equipas que se conseguiram manter no auge do futebol (mesmo em Covid) a base de talonário, ou seja, a base do capital que sabemos lá de onde vem... Mas para mim, o Pep vai meter a sua "cerejinha no topo do bolo"

  • Portuguese Users

    @abarradas2003

    Boas amigo, vamos a isso! 🙂

    1º -> Qual a tua opinião sobre a atualização das posições dos jogadores? E o que pode vir a afetar ou a beneficiar no jogo?

    Torna o jogo mais realista e é uma atualização benéfica. Não apenas por tornar o jogo mais realista mas como também altera a construção e gestão dos planteis.
    Confesso que foi uma boa update mas é necessário que existam mais opções nas listas de transferências. Principalmente do lado direito. Laterais tenho reparado que tem tido mais opções nos últimos tempos mas encontrar médios e extremos direitos (e esquerdos) tem sido uma verdadeira "conquista".

    2º -> O que achas do formato do CR deste ano?

    Já há muito tempo que não sigo o CR mas penso que possa funcionar neste moldes. Não gostei da ideia dos moderadores serem escolhidos ao calhas, deveria abrirem a possibilidade de existirem voluntários, temos de ter noção que há malta que não mete dinheiro ou que nem sequer tem idade para poderem adquirir coins.
    Vamos ver como se realiza realmente e quando.
    Estou a contar de poder participar e posteriormente ter uma ideia mais factual e poder apresentar, eventualmente, algumas sugestões.

    3º -> Qual a tua opinião sobre a futura extinção dos pontos de treinador? Achas justo o ranking das medalhas?

    Já na altura achei mal o update aos pontos de treinador e a formula como se calculava o ultimo ano etc... já não tenho a real noção de como foi mas foi uma das razões de eu também ter desligado um bocado do jogo, pelo menos a nível mais sério. Hoje percebo melhor porque o fizeram, seria impossível para quem se registasse hoje chegar aos pontos que têm a malta como eu com 10 anos de jogo.
    O sistema de medalhas não me diz nada, sinceramente. Acho que podia ser uma cena que coexistisse com os pontos. Acho que não é um ranking real, muito sinceramente. Não é difícil, não me parece nada demais. Mas, lá está, se há anos não conseguia perceber alguns update, este posso não o perceber hoje mas amanhã percebe-lo. É uma questão de dar tempo e ver no que dá. Mas não gosto. Não acho que seja uma boa alternativa mas também confesso que não tenho nenhuma sugestão, por isso, vou dar tempo ao update e ver como funciona, se realmente é tão simples como parece, etc...

    4º -> O que achas da vinda do VAR ao jogo? E qual o sentimento que sentes quando te é anulado um golo?

    O realismo tem de ser cada vez mais uma caraterística obrigatória do OSM. E tem sido. Acho um update fantástico. Não é um update "urgente" nem nada demais, mas traz realismo e os pormenores fazem a diferença.
    Ainda hoje me anularam um quando estava a perder 0-1... até saltei o resumo mas correu bem que ganhei 4-1, estando classificado por primeira vez na fase seguinte da taça dos vencedores 😛

    5º -> Preferes competições individuais ou de grupo?

    Gosto de competições. Sejam de grupo ou individuais. Ao fim de tanto ano, jogar por jogar, por vezes, aborrece-me. Quero competitividade mas de preferência que fosse a valer.

    6º ->Qual a tática que mais gostas de usar?

    Sou entusiaste do 442 A, embora com a dificuldade de encontrar MD e ME tenho evitado usá-la em alguns jogos.
    Gosto do 442 A por ser um sistema equilibrado, que tanto dá para jogar rápido como mais lento. E da forma como o uso, tenho varias alternativas no estilo de jogo.

  • Portuguese Users

    Bora maltinha, vamos dinamizar um bocado isto. Perguntem à vontade 😉


  • boas @moumiguel7070, não te conheço, pois sou relativamente "recente" nisto, nem tu me deves conhecer a mim ahaha, mas cá ficam as minhas perguntas:

    1. disseste que eras entusiaste do 442a, sempre foi uma tática q tens vindo a usar constantemente ao longo do tempo?
    2. oq achas do meu grupo "pasteldenata" (pdn)?
    3. achas que brevemente o teu grupo poderá chegar ao top 50 no ranking, e talvez até mais longe?

    são pouquinhas perguntas, e peço desculpa se repeti alguma, mas cá estão ahahah, abraço, e boa sorte no cr 🙂

  • Portuguese Users

    @renato-pratas

    Os nomes vão se vendo por aí, mesmo não estando ativo, estou sempre atento aos fóruns 😉

    disseste que eras entusiaste do 442a, sempre foi uma tática q tens vindo a usar constantemente ao longo do tempo?

    Tem sido uma adaptação que tenho feito ao longo do tempo, se bem que agora tem sido mais difícil usar pela escassez de MD e ME.
    Sempre fui muito flexível taticamente e gosto de adaptar jogo a jogo. Não tenho a tática perfeita nem uma tática padrão, hoje posso usar um 433, por exemplo, e amanhã voltar a usar um 433 mas já com variantes diferentes, dependendo sempre do adversário.
    Mas o esquema que tenho vindo a utilizar mais nos últimos tempos, porque me sinto mais confortável, é mesmo o 442 enquanto que há uns tempos usava bastante as táticas com 5 médios.

    oq achas do meu grupo "pasteldenata" (pdn)?

    É um grupo que está muito bem e tem uns excelentes treinadores e alguns conhecidos meus tipo @FGORDO ... É um grupo já com alguma pedalada mas que certamente ainda não atingiu o seu potencial pois de certeza que vão melhorar ainda mais 🙂

    achas que brevemente o teu grupo poderá chegar ao top 50 no ranking, e talvez até mais longe?

    A minha ideia, e falo por mim neste momento, é sempre progredir e ir subindo lugares. Seja top 50 como top 10 como chegar a número 1, a ideia é sempre melhorar sem perder o foco e este grupo não conhece limites. Temos potencial para atingir os nossos objetivos... tem-se visto, mas ainda há muito mais para se ver 😄

  • Portuguese Moderator

    Olá, Miguel. 😉 Venho aqui fazer-te umas perguntas:

    1 - Faz um resumo do teu percurso no jogo até agora.

    2 - Há algum colega de grupo com quem gostarias de voltar a jogar? Quem? Porquê?

    3 - Vendo como estão as coisas no jogo atualmente, mostras arrependimento de ter parado de jogar?

    4 - Se tivesses de escolher o teu melhor momento no jogo até hoje, qual seria?

    5 - Como já deves saber, há algumas horas atrás, o Marega foi oficializado no Al Hilal. És daqueles que nunca viu nele um jogador para o FC Porto ou sempre gostaste dele?

    6 - E o Sérgio Conceição? Defendes a sua saída ou a continuidade?

    Abraço e boa entrevista! 👍

  • Portuguese Users

    @pizzi_77
    Boas amigo, vamos a isso 😉

    1 - Faz um resumo do teu percurso no jogo até agora.

    Em cerca de mais de 10 anos de OSM, o meu percurso sempre foi muito discreto. Principalmente por ter iniciado o meu percurso muito cedo, com apenas 12/13 anos.
    A verdade é que sempre fui participando em algumas ligas de grupo, que como sabe a malta mais velha, na comunidade PT sempre existiu grande adesão de convidados para ligas de grupo pois fazia também parte dessas "picardias saudáveis" que tínhamos nos diversos grupos.
    Tenho também a vaga ideia, embora seja difícil ter a certeza absoluta, de que fui um treinador que conseguiu chegar, na altura, aos 100% de World Domination bastante cedo, até porque sempre tive curiosidade por experimentar as ligas.
    Fui ativo em fóruns como em grupos portugueses tentando sempre evoluir e ajudar a comunidade, e em geral, ao jogo sendo voluntário atualizando/fazendo updates das diversas ligas do jogo.
    Não foi um percurso exímio, até porque pelo percurso tive alguns desaires, dos quais não me envergonho pois, parecendo que não, isto é apenas um jogo mas que me permitiu conhecer uma diversidade de pessoas que me deram conselhos para a vida e que me permitiu progredir enquanto pessoa e enquanto adepto de futebol.
    Em suma, o meu caminho foi sempre feito caminhando.. aprendendo e evoluindo, hoje em dia, sou mais ambicioso, mais crescido mas com a mesma vontade de ajudar no jogo e na comunidade. 🙂

    2 - Há algum colega de grupo com quem gostarias de voltar a jogar? Quem? Porquê?

    Como respondi anteriormente, a malta do Ftuga ficou-me marcada. Era um grupo bastante unido, que marcava convívios e que criaram amizade inclusive fora do jogo. Não tinha idade para poder participar neles, mas a amizade ficou.

    3 - Vendo como estão as coisas no jogo atualmente, mostras arrependimento de ter parado de jogar?

    Não, não me posso arrepender e aproveitando a deixa, até passo a explicar até um bocado da minha filosofia de vida.
    A vida é um percurso no qual acabamos por ser um produto de tudo o que esse percurso envolve. O jogo e as experiências, pessoas, erros e acertos que fiz nele, acabaram por me ensinar muito. Principalmente os erros. Ter parado algumas vezes (e outras que simplesmente mantive um perfil mais "low") ajudou-me também a divertir-me sem pressão ou competitividade.
    O que quero dizer, assim de forma muito sintética, é que na vida, as vezes é preciso parar, pensar e recomeçar. Como dizia o grande Saramago "não tenhamos pressa mas não percamos tempo"

    4 - Se tivesses de escolher o teu melhor momento no jogo até hoje, qual seria?

    Pode parecer clichê mas acredito que o jogo onde mais me ensinou foi nos erros, foi na forma como progredi enquanto pessoa. Tento sempre procurar "um bocado de ciência em tudo" e de aí penso que o jogo, como em outros aspetos lúdicos da vida, há sempre uma lição a ser retirada e uma aprendizagem a ser adquirida.

    5 - Como já deves saber, há algumas horas atrás, o Marega foi oficializado no Al Hilal. És daqueles que nunca viu nele um jogador para o FC Porto ou sempre gostaste dele?

    Gosto dele, é um bom ativo em qualquer clube português mas penso que tenha sido mais prejudicial para ele próprio e nem tanto para o futebol clube do porto.
    Ele é bom, ajudou-nos imenso mas, enfim, o seu ciclo já deveria ter terminado talvez uma época atrás.

    6 - E o Sérgio Conceição? Defendes a sua saída ou a continuidade?

    Entre os meus colegas, sou sempre o portista que defende o conceição a pés juntos. É um treinador que devolveu o espírito de dragão e de raça e de garra e de competitividade ao FC Porto... Não me lembro de ver um Porto com tanta vontade em campo como quando por lá passou o Villaboas.
    Claro que o futebol não é tão atrativo mas os resultados estão aí. Não considero que tenha sido uma má época (dadas as circunstâncias a nível nacional e global).
    Portanto, sim, defendo-o e que fique por lá muitos anos.
    Sou, por norma, defensor de confiar e manter a confiança nos treinadores, e é que o Conceição tem mais do que créditos para continuar e de que o clube mantenha a confiança nele.

  • Portuguese Users

    @moumiguel7070 Boa tarde. Como anterior entrevistado aqui na GE, venho aqui fazer a "passagem de testemunho", e fazer votos que te divirtas tanto quanto eu nesta experiência de estar sob as luzes da ribalta!

    Vou-te fazer algumas perguntas, relacionadas com o OSM e não só. Ora aí vão:

    1 - Dado que já jogas OSM há bastante tempo, passaste certamente por muitas evoluções do jogo. Do que é que sentes mais falta, e o que é que gostarias de ver de novidade no OSM?

    2 - Quais são, para ti, os melhores 5 grupos da atualidade, no que a Portugal diz respeito?

    3 - Desta nova geração de jogadores portugueses, podes nomear 3 que te "encham as medidas"?

    4 - Vejo na tua assinatura aqui no Fórum o termo "Sociologist". Enquanto Sociólogo, como vês a experiência "virtual" de encontro e partilha que o OSM jogado em grupos permite? Sentes que a relação social entre jogadores consegue ser genuína, apesar de, provavelmente, 99% dos jogadores nunca se terem encontrado pessoalmente?

    5 - Última pergunta. Como é que é aturar o Joaquim (aka @FeelStrikeX )? Haverá alguma vez solução para o recorrente tema da "Francesinha" dentro dos CPO?

    Bons jogos!

  • Portuguese Users

    @moltensky
    Boas amigo, agradeço as tuas perguntas principalmente a que me dá espaço a interligar o que é a minha vida ao jogo 🙂

    1 - Dado que já jogas OSM há bastante tempo, passaste certamente por muitas evoluções do jogo. Do que é que sentes mais falta, e o que é que gostarias de ver de novidade no OSM?

    Como tinha referido, o jogo tem essa necessidade de evoluir e é normal que isso aconteça, até porque a GB é uma empresa privada e tem de o lucro como uma das principais preocupações.
    Na altura, até gostava dos tickets vips e normais, por te darem uma espécie de "status", sempre aderi e voltaria a aderir, sinceramente. Contudo, a democratização que aconteceu no jogo através das boss coins pareceu-me positiva nomeadamente através da disponibilidade/acessibilidade das 4 contas (evitando que malta queira criar outras contas, por exemplo).
    Essa democratização do OSM também permitiu usar mais estágios e treinos secretos, o que também beneficia a malta evitando os batoteiros que criavam contas falsas para entrarem na própria liga e usarem estágios contra o rival direto.
    Por outras palavras, o jogo tinha os seus prós e contras e acho que a longo prazo a mudança no jogo foi mais do que benéfica.
    Mas respondendo diretamente a tua questão, que existisse algum evento exclusivo para a malta da velha guarda como uma liga exclusiva só para malta com mais de X anos no jogo ou "um mês à moda antiga em que os tickets vips ou diários iriam dar alguns benefícios extra" seria algo agradável de se ver.
    Mudar, não mudaria muita coisa, visto que, como referi anteriormente, a GB não pode mudar os princípios nas quais se baseiam as boss coins (eu mudaria, logicamente, a facilidade de evoluir graças ao uso de boss coins).
    Mas se pudesse voltar atrás, adoraria voltar a ter aquela comunidade em que a cada minuto tinhas um tópico novo e um post novo, tinhas sempre interação ao longo do dia. É do que tenho mais saudade, porque ao fim e ao cabo, o jogo em si, acabou por mudar mas não mudar assim tanto. Continua simples, com os seus truques do costume, as táticas já são mais variadas e não se joga apenas com 4 táticas, etc...

    2 - Quais são, para ti, os melhores 5 grupos da atualidade, no que a Portugal diz respeito?

    A verdade é que em relação aos grupos tenho andado mais off mesmo estando a jugar diariamente. Desde que entrei nos Champions OSM é que comecei a ligar-me novamente ao mundo das crews e nesse sentido, não te consigo, para já, dar uma resposta devidamente fundamentada.
    Para além disso, não gosto de hierarquizar nada (ou quase nada), só te posso dizer que o meu grupo está sempre em primeiro lugar 😛

    3 - Desta nova geração de jogadores portugueses, podes nomear 3 que te "encham as medidas"?

    As minhas respostas poderão não te satisfazer hehehe mas é a realidade que tento viver no dia a dia, evitar hierarquizar, principalmente o valor das coisas. Cada dia é um dia diferente e o que hoje pode ser importante ou menos importante, amanhã poderá ganhar outra importância.
    Nesse sentido, ainda, posso dizer que com este "regresso", ainda não tive oportunidade de jogar com muita malta, o que me deixa bastante à nora de quem tem estado "on fire". Provavelmente, depois do CR poderei dar-te uma resposta mais concreta.

    4 - Vejo na tua assinatura aqui no Fórum o termo "Sociologist". Enquanto Sociólogo, como vês a experiência "virtual" de encontro e partilha que o OSM jogado em grupos permite? Sentes que a relação social entre jogadores consegue ser genuína, apesar de, provavelmente, 99% dos jogadores nunca se terem encontrado pessoalmente?

    Repara, há 10 anos atrás, os grupos eram muito unidos e existia imensa picardia entre eles. Tínhamos aquelas elites tipo Lvsos ou The force, em que todos queriam lá estar mas apenas uns poucos conseguiam lá chegar. Existia um processo de recrutamento muito duro, entre outros fatores que eram necessários.
    Hoje, pelo que tenho reparado, os grupos vão e vêm, os membros alternam-se, alguns grupos mais antigo mantém-se mas já não têm os mesmo índices de atividade, o que também revela uma certa fluidez e um certo desinteresse. A questão é mais profunda do que aparenta ser e passo a explicar (inclusive, sobre o próprio jogo).

    Ido já para a parte chata hehehehe

    a minha opinião sobre o que a sociedade tem vindo a ser é de que vivemos tempos acelerados, a ideia de que a felicidade se compra, nas quais as relações sociais são voláteis, fluídas, liquidas como, aliás, dizia Bauman. E o jogo não é exceção, as boss coins acredito que tenham como um desses princípios, o de poder acelerar as coisas, de acabar com essa ansiedade de querer evoluir o plantel, de ser o melhor. As boss coins, ao meu ver (e podem vir contra-argumentar que eu estarei encantado de debater), vendem a ideia da "compra da felicidade" que referi. Os tickets vips e normais não faziam isso, simplesmente dava-te espaço a jogar mais e pouco mais. Tinhas de esperar pelas X horas, não havia aceleradores e esse surgimento dos aceleradores acabam por ser um sintoma das sociedades nas quais vivemos.
    A ver se me lembro de história... muito sinteticamente.... O capitalismo é um fenómeno antigo, que já vem do mercantilismo e do industrialismo e já no século XX com as ideias de Keynes, a coisa já fica mais séria e ganha outros contornos. A forma como o capitalismo conseguiu perdurar e vigorar até de hoje é simples: readaptou-se. Mas como se readaptou? Simples também: o excedente do capitalismo é reaproveitado.
    Depois também podemos ir pela neurociência e pela tecnologia, redes sociais etc... atualmente, a nossa mente recebe centenas de estímulos diários (basta fazer "scroll" no instagram ou facebook e somos bombardeados com centenas de fotos, notícias novas, vídeos engraçados, dramáticos e por aí fora...). A nossa concentração diminuiu, a malta prefere ver uma série do que ver um filme de 2 horas ou se estás a ver um filme, para o filme 50 vezes para ver se alguém publicou uma história no instagram ou para ver se mandaram alguma mensagem.
    Vivemos, também, numa sociedade individualizada, ou seja, cada um por si. Intensificou-se e globalizou-se a ideia do individual, o que também prejudicou a solidez das relações sociais e aumentou a competição, da luta constante por ser o melhor (o "sonho americano" foi uma das ideias que ajudou a que isto acontecesse).
    Tudo isto para poder contextualizar a rapidez dos tempos de hoje em dia, essa rapidez, essa ideia de comprar a felicidade, essa ideia de competição de querer ser o melhor, que individualismo cria... tudo isto e mais, acaba por causar frustração, ansiedade, medo etc... e isso traduzido no jogo de forma simples: por exemplo, para ganhar uma batalha de grupo, vou meter 10 euros, vou ter o estádio evoluído na pré-época, comprar mbappé e companhia, vou ser o melhor, vou ganhar tudo e ao fim da época vou me sentir satisfeito.
    (E isto já é opinião pessoal, não tendo nenhuma base sociológica, pelo menos que eu saiba) O problema é que a felicidade é um sentimento efémero, ao contrário da tristeza. E fico-me por aqui, poderia dissertar mais um bocado sobre esta ideia pessoa final que deixo mas prefiro que pensem nisso (estarei sempre disponível para trocar ideias sobre qualquer assunto 😉 )

    Portanto, diria que pode ser genuína, mas não sólida. Claro que isto são padrões e há exceções nas quais se criam verdadeiras amizades. O que Bauman dizia é que no Facebook se eliminas um amigo, amanhã podes ter outros 5... e o OSM não foge disso... É difícil compreender isso à primeira vista e é difícil reparar no quotidiano porque os contextos variam embora o princípio teórico se mantenha.
    Eu próprio tendo noção disso, não deixo de, por vezes, usar o acelerador e afins.

    5 - Última pergunta. Como é que é aturar o Joaquim (aka @FeelStrikeX )? Haverá alguma vez solução para o recorrente tema da "Francesinha" dentro dos CPO?

    O mano @FeelStrikeX tem todo o meu apoio, o @mister-sobral não pode pensar que vai escapar de pagar a francesinha a malta. Deixa chegar o verão que as jolas paga-as o Joaquim e as francesinhas o mano Hélder hehehehehe desta não escapa de certezinha 👼 👼

  • Portuguese Users

    Desculpem por divagar bastante nas respostas (o que pode tornar confusas algumas respostas) mas é algo que gosto de fazer, de poder contribuir sempre com um bocadinho mais do que se pede.

  • Portuguese Users

    Bota maltinha, a entrevista continua ativa! Aproveitem 👍

  • Portuguese Moderator

    @language-pt

    Não há mais perguntas para o @moumiguel7070?