Análise e Crítica Social
-
A Eutanásia
A palavra eutanásia deriva dum vocábulo grego composto por “eu” (bom) e “thanatos” (morte), e literalmente significava “boa morte”, no sentido duma morte tranquila, sem sofrimento. Não tinha, pois, a conotação polémica, e até ominosa, que hoje se lhe atribui.
https://ordemdosmedicos.pt/a-eutanasia/- Defendo a eutanásia como um direito próprio e nunca como uma obrigação como já antes falaram aqui no tópico.
- Este "direito" só faz sentido em situações de sofrimento enorme sendo que a cura não existe e a morte está só a ser adiada.
- Quando existe um enorme sofrimento do doente e não só, porque todos aqueles que estão connosco nas piores horas, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho, etc... também sofrem continuamente. Estes também merecem ser tranquilizados e seguir em frente.
Claro que em tudo há sempre um "mas", é normal que assim seja, aliás, quem seríamos nós humanos hoje se não existissem pontos de vista diferentes ?
-
@feelstrikex said in Análise e Crítica Social:
Outro problema evidente nisto é o psicólogico do médico, porque é evidente que "matar" um ser semelhante deixa marcas, tanto que podemos averiguar que por norma quando há acidentes rodoviários uma coisa quando os mesmos acontecem existe apoio de um psicólogo, a banalização deixa marcas psicóticas que irão acompanhar o médico para toda a sua vida.
É uma questão pertinente mas do meu conhecimento, os médicos são a favor da Eutanásia.
Em 2007 um estudo indicava cerca de 40% dos profissionais a favor, em 2018 um outro estudo indicava cerca de 51% e em 2019 um outro estudo já indicava que 55% concordava com a eutanásia voluntária. No entanto acho que era relevante ser feito um estudo alargado englobando todos os profissionais de saúde visto que são milhares e nestes estudos usarem uma amostra muito reduzida. -
Continuem a dar argumentos, o tema foi e é interessante/importante.
Também já sabem que podem dar sugestões de próximos temas!!! -
Não há mais debate, amigos?
Irei pensar já no próximo tema, entretanto, já sabem, volto a frisar que estão a vontade para sugerir quaisquer tópico.
-
Tema 2 - Legalização da Cannabis para fins recreativos
Este é uma tema controverso, que mexe com uma diversidade de temas tal como o económico, social, político e ético.
Se por um lado, a legalização tornaria o produto "mais banal" e iria "gerar receitas para o Estado", por outro lado, algo mais conservador, acredita que é "um pecado" legalizar drogas leves, porque, de facto, são drogas.
Desta vez, no lugar de me estender em demasia nos comentários, vou tece-los agora de modo a abrir o debate:
-
Culturalmente, o café é proibido em alguns sítios mas cá é legal. O mesmo acontece com a Cannabis, em alguns países é legal, mas ca não o é.
-
Economicamente, a cannabis é um negócio para o Estado, para além de tornar mais seguro o seu consumo, por exemplo. Isto desde a perspetiva de quem está a favor.
Do lado de quem está contra, e que, à priori, é das visões mais partilhadas em Portugal, é de que socialmente a cannabis não é aceite e, já desde um lado político, pode ser prejudicial. -
Existem variantes da cannabis como a CBD, que já é incluída no vinho, por exemplo.
-
-
Eu sou a favor da legalização. Primeiro pq o consumo seria controlado. Segundo, iria trazer algumas receitas para o estado através de impostos. Por último e mais importante de todas, porque faz bem a diversos problemas de saúde.
Muitas pessoas acho que tem ideia que iria existir uma espécie de um dealer a vender canábis aos drogados mas não seria isto porque não é este o objetivo. -
Bora maltinha, não se esqueçam de dar a vossa opinião
-
Então não há mais argumentos? Será que é necessário mudar de tema?
-
Tema 3 - Pena de Morte
A pena de morte tem sido um dos temas mais estruturantes da nossa sociedade, inclusive, sendo esta sugerida pelo partido político liderado por André Ventura - CHEGA.
A pena de morte tem, para além de ser tema político, tem sido um tema filosófico, ético, moral, social e até económico.
Quanto vale a vida humana? Quanto custa um recluso ao Estado? É possível a reinserção social? É moral "matar" um criminoso?
Estas são algumas das perguntas mais populares, mas há quem defenda todo tipo de perspetivas. Por exemplo, os pedófilos é que devem ser condenados a pena de morte. Por outras palavras, existem uma imensidão de perspetivas quanto a pena de morte. O que é realmente justiça?
Qual é a vossa opinião?
-
Amigos, este tópico aceita todo tipo de opiniões, de debates, críticas, análises, etc... não deixem cair no esquecimento um tópico que procura dinamizar, promover e incentivar o pensamento crítico de forma pedagógica.
-
A pena de morte tem muito que se lhe diga pois não para muitos nem sequer é a justiça suficiente para os criminosos a aqueles que são defensores do que cá se fazem, cá se pagam.
Na minha opinião não deve ser legal, embora às vezes quando ouço determinados assuntos séria o mais justo.
Sobre a justiça cada um tem a sua justiça, agora a lei é só uma, em cada país, e é por ela que todos os cidadãos se regem, se na nossa "lei" deve haver ou não a pena de morte, acredito que é um tema muito longínquo daquilo que é a nossa atual cultura. -
Irei dar um mais uns dias para debater este tema, irei propor um novamente. Se entretanto não se justificar o tópico e este não estar a ser útil, infelizmente, terá de ser fechado. Uma pena, uma vez que tinha começado tão bem!!
-
Estive a pensar, e se o tópico leva 2 temas sem ninguém o discutir, infelizmente, tenho de pedir aos moderadores que procedam ao fecho do mesmo, se assim o considerarem, uma vez que posso continuar a tentar dinamizá-lo embora pense que, por muita pena minha, já não se justifique.
-
Eu não sou a favor da pena de morte. Acho que se é cometido um crime, a pessoa tem que pagar com ele e sofrer um pouco com isso na sua solidão. O que vai adiantar se ele morrer? Eu não sei o que está do lado de lá mas não acredito em céu e inferno.
-
Estou na mesma página que tu, isto é, não acredito em céu e inferno (pelo menos, nos moldes mais comuns). Acho que matar alguém é poupar-lhe de sofrimento, de arrependimento. Mas a questão aqui não é ver a pessoa que te fez sofrer, a sofrer também mas sim existir justiça embora essa justiça jamais poderá colmatar o sofrimento que a pessoa sente e sentiu e sentirá.
Ou seja, existem aqui algumas questões que me coloco: O que é justiça? Serve para alguma coisa a justiça, em casos mais extremos? Onde está a ética na morte? Epah, há aqui tanta questão que podemos explorar, vamos lá dar argumentos!!
-
Como deves ter reparado, sou a favor da eutanásia mas contra a pena de morte. Para mim são casos diferentes mas no entanto há algo em comum, a morte. A morte na eutanásia serve para acabar com o sofrimento de alguém e a pena de morte servirá para quê? No meu ponto de vista a pena de morte só irá trazer paz a um criminoso. Acredito que estar fechado numa cela privado da liberdade custará bem mais que morrer.
-
Exatamente. Esse é o meu ponto de vista também mas a questão que me coloco vai mais além: Mesmo existindo justiça, isto é, quem te fez sofrer leva o castigo merecido, isso vai-te trazer paz?
Eu coloco a questão do ponto de vista da consciência, do que é realmente a justiça para connosco próprios, do perdão ou do rancor, inclusive. Muitos dos filmes que vemos são baseados na ira, no rancor, na vingança.
O que é estar em paz numa situação em que sofreste à custa de outra pessoa?
Eu coloco esta questão de modo a ir mais além no assunto e podermos entender a razão de este tipo de medidas existirem, do que as motiva. Também é importante percebermos como ela surge (a pena de morte), e certamente, essas origens da pena de morte, não são as mesmas de hoje, levando a que a própria justificação da mesma seja diferente.
-
Tenho estado algo ausente nos últimos tempos, e peço desculpa por isso.
Vamos ter agora um espaço de tempo para que sugiram um novo tema, caso contrário, irei escolher eu.
-
Num momento em que tanto falamos dos direitos lgbt, pq não abordar esse tema?
-
Tema 4 - LGBT
Este tema tem sido também um dos mais transversais nas sociedades contemporâneas. É um tema estruturante da sociedade levando a abertura de inúmeros debates na esfera pública.
Além disso, tem sido razão de uma infinidade de manifestações e movimentos sociais ao longo da história (e não apenas recente).
O mês de junho assinala isso mesmo, "O Mês da História LGBT é um mês de observação anual da história de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, e a história dos direitos dos gays e movimentos de direitos civis relacionados." (fonte: wikipedia).Já puxando um bocado para assuntos concretos, temos o exemplo do escândalo da uefa em não permitir que a seleção alemã iluminasse o Allianz Arena, , em forma de solidariedade com o povo húngaro que teve aprovada uma lei que inibia certos direitos sociais, com as cores do arco-íris (cores que representam o movimento).
Nesse sentido, o tema é mais do que pertinente para além da transversalidade que aborda isto é, para além de ser fundamental no funcionamento das nossas sociedades, é um tema político, social, humano.
O Debate Está Aberto!!!