Análise e Crítica Social
-
Eu sou a favor da legalização. Primeiro pq o consumo seria controlado. Segundo, iria trazer algumas receitas para o estado através de impostos. Por último e mais importante de todas, porque faz bem a diversos problemas de saúde.
Muitas pessoas acho que tem ideia que iria existir uma espécie de um dealer a vender canábis aos drogados mas não seria isto porque não é este o objetivo. -
Bora maltinha, não se esqueçam de dar a vossa opinião
-
Então não há mais argumentos? Será que é necessário mudar de tema?
-
Tema 3 - Pena de Morte
A pena de morte tem sido um dos temas mais estruturantes da nossa sociedade, inclusive, sendo esta sugerida pelo partido político liderado por André Ventura - CHEGA.
A pena de morte tem, para além de ser tema político, tem sido um tema filosófico, ético, moral, social e até económico.
Quanto vale a vida humana? Quanto custa um recluso ao Estado? É possível a reinserção social? É moral "matar" um criminoso?
Estas são algumas das perguntas mais populares, mas há quem defenda todo tipo de perspetivas. Por exemplo, os pedófilos é que devem ser condenados a pena de morte. Por outras palavras, existem uma imensidão de perspetivas quanto a pena de morte. O que é realmente justiça?
Qual é a vossa opinião?
-
Amigos, este tópico aceita todo tipo de opiniões, de debates, críticas, análises, etc... não deixem cair no esquecimento um tópico que procura dinamizar, promover e incentivar o pensamento crítico de forma pedagógica.
-
A pena de morte tem muito que se lhe diga pois não para muitos nem sequer é a justiça suficiente para os criminosos a aqueles que são defensores do que cá se fazem, cá se pagam.
Na minha opinião não deve ser legal, embora às vezes quando ouço determinados assuntos séria o mais justo.
Sobre a justiça cada um tem a sua justiça, agora a lei é só uma, em cada país, e é por ela que todos os cidadãos se regem, se na nossa "lei" deve haver ou não a pena de morte, acredito que é um tema muito longínquo daquilo que é a nossa atual cultura. -
Irei dar um mais uns dias para debater este tema, irei propor um novamente. Se entretanto não se justificar o tópico e este não estar a ser útil, infelizmente, terá de ser fechado. Uma pena, uma vez que tinha começado tão bem!!
-
Estive a pensar, e se o tópico leva 2 temas sem ninguém o discutir, infelizmente, tenho de pedir aos moderadores que procedam ao fecho do mesmo, se assim o considerarem, uma vez que posso continuar a tentar dinamizá-lo embora pense que, por muita pena minha, já não se justifique.
-
Eu não sou a favor da pena de morte. Acho que se é cometido um crime, a pessoa tem que pagar com ele e sofrer um pouco com isso na sua solidão. O que vai adiantar se ele morrer? Eu não sei o que está do lado de lá mas não acredito em céu e inferno.
-
Estou na mesma página que tu, isto é, não acredito em céu e inferno (pelo menos, nos moldes mais comuns). Acho que matar alguém é poupar-lhe de sofrimento, de arrependimento. Mas a questão aqui não é ver a pessoa que te fez sofrer, a sofrer também mas sim existir justiça embora essa justiça jamais poderá colmatar o sofrimento que a pessoa sente e sentiu e sentirá.
Ou seja, existem aqui algumas questões que me coloco: O que é justiça? Serve para alguma coisa a justiça, em casos mais extremos? Onde está a ética na morte? Epah, há aqui tanta questão que podemos explorar, vamos lá dar argumentos!!
-
Como deves ter reparado, sou a favor da eutanásia mas contra a pena de morte. Para mim são casos diferentes mas no entanto há algo em comum, a morte. A morte na eutanásia serve para acabar com o sofrimento de alguém e a pena de morte servirá para quê? No meu ponto de vista a pena de morte só irá trazer paz a um criminoso. Acredito que estar fechado numa cela privado da liberdade custará bem mais que morrer.
-
Exatamente. Esse é o meu ponto de vista também mas a questão que me coloco vai mais além: Mesmo existindo justiça, isto é, quem te fez sofrer leva o castigo merecido, isso vai-te trazer paz?
Eu coloco a questão do ponto de vista da consciência, do que é realmente a justiça para connosco próprios, do perdão ou do rancor, inclusive. Muitos dos filmes que vemos são baseados na ira, no rancor, na vingança.
O que é estar em paz numa situação em que sofreste à custa de outra pessoa?
Eu coloco esta questão de modo a ir mais além no assunto e podermos entender a razão de este tipo de medidas existirem, do que as motiva. Também é importante percebermos como ela surge (a pena de morte), e certamente, essas origens da pena de morte, não são as mesmas de hoje, levando a que a própria justificação da mesma seja diferente.
-
Tenho estado algo ausente nos últimos tempos, e peço desculpa por isso.
Vamos ter agora um espaço de tempo para que sugiram um novo tema, caso contrário, irei escolher eu.
-
Num momento em que tanto falamos dos direitos lgbt, pq não abordar esse tema?
-
Tema 4 - LGBT
Este tema tem sido também um dos mais transversais nas sociedades contemporâneas. É um tema estruturante da sociedade levando a abertura de inúmeros debates na esfera pública.
Além disso, tem sido razão de uma infinidade de manifestações e movimentos sociais ao longo da história (e não apenas recente).
O mês de junho assinala isso mesmo, "O Mês da História LGBT é um mês de observação anual da história de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, e a história dos direitos dos gays e movimentos de direitos civis relacionados." (fonte: wikipedia).Já puxando um bocado para assuntos concretos, temos o exemplo do escândalo da uefa em não permitir que a seleção alemã iluminasse o Allianz Arena, , em forma de solidariedade com o povo húngaro que teve aprovada uma lei que inibia certos direitos sociais, com as cores do arco-íris (cores que representam o movimento).
Nesse sentido, o tema é mais do que pertinente para além da transversalidade que aborda isto é, para além de ser fundamental no funcionamento das nossas sociedades, é um tema político, social, humano.
O Debate Está Aberto!!!
-
No caso da UEFA eu concordo claramente, embora seja contra essa medida do governo Húngaro, por achar que cada um deve fazer aquilo que entender, porque só se vive uma vez, por isso devem fazer o que gostam, mas envolver política com o Futebol não acho uma boa ideia misturar, pois iria ser uma ofensa para os Húngaros, caso ocorre-se, e não é assim que se resolvem os problemas, isso até poderia gerar outras polémicas.
-
Tema 2 - Legalização da Cannabis para fins recreativos
O primeiro passo foi dado em 2018, desde aí que o uso medicinal de substâncias à base de cannabis é permitido em Portugal. Não tardará que a legalização para fins recreativos seja uma realidade.
Quer do ponto de vista da saúde pública quer do ponto de vista económico parece-me ser uma boa opção.Tema 3 - Pena de Morte
A pena de morte é uma punição cruel e parece-me que a erradicação total é o rumo certo. Ainda assim, não consigo imaginar o que iria sentir se um familiar meu fosse violado ou assassinado e o indivíduo saísse impune como tantas e tantas vezes acontece.
É claro que a "justiça" está nas leis mas não quer dizer que as leis sejam as mais "justas" e é isso que faz crescer um sentimento de injustiça no meio da população. -
@moumiguel7070 said in Análise e Crítica Social:
Tema 4 - LGBT
O mês de junho assinala isso mesmo, "O Mês da História LGBT é um mês de observação anual da história de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, e a história dos direitos dos gays e movimentos de direitos civis relacionados." (fonte: wikipedia).
Tema 4 - LGBT
Gostei bastante de uma entrevista do Morgan Freeman sobre o mês da consciência negra em que ele dizia que achava ridículo e perguntava qual era o mês da consciência branca. Nenhum!
Perguntado sobre como travar o racismo a resposta dele foi...parando de falar nele. Ele deixava de chamar homem branco ao entrevistador e o entrevistador deixava de o chamar homem negro pois eles conheciam-se como Mike e Morgan. Para mim, a questão LGBT é igual. Eu sou o Joaquim. Ponto!
Não posso esperar que os meus avôs de 80/90 anos aceitem e entendam o mesmo que eu pois cresceram de outra forma. Quando falamos com alguém temos que entender quem temos à frente e não começar a disparar rótulos.
Hoje em dia ou se está no 8 ou no 80 e quem costuma extremar posições são os próprios movimentos que em nada contribuem para o que defendem. Um exemplo claro é o Black Lives Matter. Começou de forma errada. Deveria ser All Lives Matter.
Na minha opinião a UEFA esteve muito bem em proibir a manifestação no estádio. Qual é a legitimidade que Munique tem para se intrometer com a Hungria enquanto país?
O que é que a Seleção da Hungria tem a ver com o Governo da Hungira para um adepto alemão entrar em campo e afrontar a Seleção?
Eu sei que em Portugal resulta bem os políticos colarem-se ao futebol, desconhecia que esse jogo resultasse lá fora!
Eu não sou a favor do que se decidiu na Hungria mas sou contra o que se queria fazer em Munique. Se efetivamente a UEFA permitisse iria entrar por caminhos perigosos pois o Desporto não deve ser usado como arma política ou qualquer outro tipo de arma. -
Existem direitos que tens que defender todos os dias caso contrário corres o risco de os perderes.
Eu acho que o Morgan Freeman fala um pouco de boca cheia pq é quem é. Se não fosse o ator que é, provavelmente sentiria na pele o que é ser negro verdadeiramente. Mas não fugindo ao tema principal, acho a UEFA fez mal em não deixar iluminar o estádio. Um dos slogans da uefa é e sempre foi o respect e onde está esse respect agora? A uefa ficou mal na fotografia na minha opinião. -
@ferreipa said in Análise e Crítica Social:
Existem direitos que tens que defender todos os dias caso contrário corres o risco de os perderes.
Não discordo disso, discordo sim da forma como é feito. Por vezes nem é bem da forma mas sim como os órgãos de comunicação o transmitem. Se reparares quando alguém na casa dos 25 anos faz algo de bom é considerado um jovem, quando faz algo de mau é considerado um adulto...
Ainda hoje li a seguinte notícia: "Jovem de etnia cigana obriga autocarro a transportar mulher em cadeira de rodas". A etnia interessa para alguma coisa? Na minha opinião não interessa para nada, já a ação sim! Repara que alguns órgãos de comunicação social quando um grupo em Odivelas foi alertado que não podia fumar e espancou os donos do restaurante em momento algum mencionaram a etnia do grupo.
O meu ponto é o seguinte, para o bem e para o mal os rótulos não interessam, as notícias não deviam ter estas nuances. É perigoso!Eu acho que o Morgan Freeman fala um pouco de boca cheia pq é quem é. Se não fosse o ator que é, provavelmente sentiria na pele o que é ser negro verdadeiramente.
Ele nasceu nos finais dos anos 30, não tinha uma década de diferença para o Martin Luther King. Suponho que o Morgan Freeman prefira um caminho de não-violência e desobediência civil.
Mas não fugindo ao tema principal, acho a UEFA fez mal em não deixar iluminar o estádio. Um dos slogans da uefa é e sempre foi o respect e onde está esse respect agora? A uefa ficou mal na fotografia na minha opinião.
Eu discordo. Dado o contexto político do pedido a UEFA fez bem em recusar, o objetivo era visar o parlamento nacional húngaro e para mim o Desporto não deve ser usado para isso. Repara que um adepto alemão confundiu o parlamento com a seleção, o que ele fez demonstra bem a decisão acertada da UEFA, aquele adepto levou ao extremo a questão. Não fez qualquer sentido afrontar a Seleção da Hungria, se queria marcar uma posição não era ali no relvado perante 11 jogadores em nada relacionados com a decisão. Reitero que discordo do que foi decidido na Hungria.